Especial
TC
Carta da Soka Gakkai
03/10/2022
Em novembro de 1995, foi promulgada a Carta da Soka Gakkai Internacional (SGI) em comemoração do seu vigésimo aniversário de fundação. O documento, fundamentado nos reluzentes ensinamentos de Nichiren Daishonin, foi aprovado por todas as organizações constituintes.
A Carta tem como propósito estabelecer os ideais e as pautas de ação da SGI como diretrizes para os países em que a organização é representada, a fim de permitir que cada qual, a seu modo e respeitando a cultura local, lance pleno movimento pela paz, cultura e educação — as atividades institucionais da SGI estão assentadas nessa tríade — e transmita, de modo cristalino, esses princípios para as gerações futuras.
Para se adequar às mudanças e às necessidades da época atual, o documento foi atualizado com base na Constituição da Soka Gakkai, proclamada em 2017, e recebeu o nome de Carta da Soka Gakkai.
A versão final do documento foi anunciada em novembro de 2021 e, a partir de então, encaminhada aos países em que a organização se encontra para ciência de todos. Assim sendo, neste ano (2022), foi deliberada a divulgação da Carta nos idiomas locais.
Na Proposta de Paz de 2022, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, explica:
Seus propósitos e princípios constam de dez pontos, incluindo o fato de que, com base no espírito budista de tolerância, a organização “respeitará outras religiões, promoverá diálogos e atuará em parceria para a solução de questões fundamentais da humanidade”. Expressa ainda nosso compromisso de “contribuir para a conquista da igualdade de gênero e promover o empoderamento feminino”.Enquanto movimento popular budista presente em 192 países e territórios, estamos determinados a continuar a expandir os círculos de confiança e de amizade como cidadãos que contribuem para a construção de um mundo de felicidade e dignidade para todos.1
A Carta da Soka Gakkai apresenta e consolida a missão da SGI, para o mundo e para o futuro, de promover esforços efetivos em benefício da paz e do bem-estar da humanidade. Com isso, a organização em seus países constituintes, coordenada notavelmente pelo presidente Ikeda, renova seu compromisso com a sociedade, estabelecendo-se de forma sólida como o farol que lança raios de esperança para todo o planeta.
Confira, a seguir, o texto na íntegra em português.
Preâmbulo
Nós, organizações e membros da Soka Gakkai do mundo inteiro, abraçamos o objetivo e a missão de promover a paz, a cultura e a educação com base no ensinamento budista de respeito pela dignidade da vida.
Diante das múltiplas crises interligadas que o planeta atravessa, torna-se evidente que a sobrevivência e o progresso da humanidade devem ser uma tarefa compartilhada, colaborativa, alicerçada na consciência de nossa profunda relação com todas as formas de vida. A cooperação de todos é necessária, ninguém deve ser excluído.
Acreditamos que os ensinamentos do Budismo Nichiren oferecem meios para cada um de nós manifestar na realidade diária o potencial ilimitado de sabedoria, coragem e compaixão que possui. Portanto, buscamos desenvolver indivíduos capazes de enfrentar os enormes desafios, comprometidos a construir um mundo mais justo e sustentável para as gerações futuras.
Nós, respectivas organizações da Soka Gakkai, hasteando alto a bandeira da cidadania global, do diligente espírito de tolerância e do respeito pela dignidade humana, determinados a enfrentar as ameaças à humanidade, tendo como base o compromisso inabalável com a não violência e a cultura de paz, adotamos esta Carta e ratificamos os seguintes propósitos e princípios.
Propósitos e Princípios
1. A Soka Gakkai contribuirá para a paz, a cultura e a educação fundamentada no ensinamento budista de respeito à dignidade de todas as formas de vida.
2. A Soka Gakkai promoverá a compreensão do Budismo Nichiren por meio do diálogo e do intercâmbio de base popular, contribuindo, desse modo, para a conquista da felicidade e para o bem-estar de cada uma das pessoas.
3. A Soka Gakkai respeitará e promoverá a liberdade de pensamento, consciência e religião.
4. A Soka Gakkai, alicerçada no espírito budista da tolerância, respeitará outras tradições religiosas e filosóficas, empreendendo o diálogo e trabalhando junto com elas para a solução dos desafios fundamentais que a humanidade enfrenta.
5. A Soka Gakkai respeitará a cultura e os costumes locais, bem como a autonomia das organizações. Cada organização desenvolverá as atividades de acordo com as leis e as condições vigentes em seu país ou território e incentivará seus membros a contribuir para a sociedade como cidadãos responsáveis.
6. A Soka Gakkai trabalhará pela paz, por um mundo livre de armas nucleares e promoverá um desenvolvimento justo e sustentável.
7. A Soka Gakkai salvaguardará e promoverá os direitos humanos. Não discriminará nenhum indivíduo e se oporá a todas as formas de preconceito. Contribuirá para a conquista da igualdade de gênero e incentivará o empoderamento das mulheres.
8. A Soka Gakkai respeitará a diversidade cultural e fomentará o intercâmbio entre as diferentes culturas, contribuindo, dessa forma, para o entendimento mútuo e a cooperação entre os povos do mundo.
9. A Soka Gakkai, compromissada com a construção de um mundo sustentável para as gerações futuras, contribuirá com os esforços para enfrentar a crise climática, protegendo e cuidando dos ecossistemas da Terra.
10. A Soka Gakkai promoverá a educação, o aprendizado e o saber, a fim de propiciar a todas as pessoas cultivar seu caráter e desfrutar uma vida contributiva, plena e feliz.
No topo: Foto da fachada do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu Mundial, no Japão
Nota:
1. Terceira Civilização, ed. 645, maio 2022, p. 36.
Compartilhar nas