Especial
TC
Nosso eterno mestre da vida
Presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, encerra sua nobre existência aos 95 anos, após delegar aos discípulos a sublime missão pelo kosen-rufu
Redação
01/12/2023
Daisaku Ikeda, presidente honorário da Soka Gakkai e presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), faleceu serenamente, aos 95 anos, em decorrência de causas naturais, na noite de 15 de novembro, em sua residência em Shinjuku, Tóquio. O funeral foi realizado no dia 17 para os familiares.
A notícia chegou na manhã do dia 18 de novembro, e encheu de pesar o coração de todos os membros da SGI, e daqueles que enaltecem a dedicação de Ikeda sensei pela paz e pelo bem-estar da humanidade. A data da divulgação oficial foi uma decisão da família, em razão de algumas celebrações alusivas à data ocorrerem justamente nesse período, e optaram por aguardar até essa ocasião. “Acredito que meu pai estaria de acordo com essa decisão”, diz o comunicado veiculado em vídeo, com a leitura feita por Hiromasa Ikeda, vice-presidente da SGI e filho do casal Ikeda.
Viver pela missão
Ikeda sensei nasceu em 2 de janeiro de 1928. Desde a juventude, sempre teve a saúde frágil, sendo desenganado pelos médicos ao afirmarem que ele não viveria além dos 30 anos. No entanto, ao abraçar uma missão de elevado propósito, ele transcendeu os prognósticos da medicina. Aos 19 anos, no dia 14 de agosto de 1947, encontrou pela primeira vez seu mestre da vida, Josei Toda, e dez dias depois se converteu ao budismo, revitalizando a prática desse ensinamento para todas as pessoas.
Ikeda sensei superou a morte de seu mestre [2 de abril de 1958], sucedendo-o na presidência da organização aos 32 anos, no dia 3 de maio de 1960. A partir de então, ele inicia a jornada de semear a filosofia da esperança no mundo, partindo em sua primeira viagem ao exterior em 2 de outubro desse mesmo ano. Por sua obstinada atuação em prol da paz, ele foi aclamado mundialmente como o grandioso mestre do diálogo sem fronteiras, do incentivo e apoio aos que sofrem. Além disso, ao longo de 25 anos ininterruptos, escreveu o romance Nova Revolução Humana, em que retrata histórias de pessoas comuns que desbravaram e venceram as amarras do carma, tornando-se um autêntico guia para a vida diária. Ikeda sensei concluiu, aos 90 anos, os trinta volumes da obra-prima de sua existência.
O juramento de Ikeda sensei feito ao seu mestre, Josei Toda, de propagar o budismo para o mundo, de se dedicar à felicidade de todas as pessoas e de concretizar a todo custo a paz mundial resultou em uma organização presente em 192 países e territórios, com 12 milhões de membros comprometidos em dar continuidade ao imponente empreendimento dele em prol da paz, cultura e educação.
Conforme palavras da Sra. Kaneko, transmitidas no recente pronunciamento do Sr. Hiromasa Ikeda, “Sensei expressou [há mais de dez anos] que ‘doravante assumiria a liderança pelo eterno futuro, conforme o princípio da imortalidade da vida ensinado pela Lei Mística’, e felizmente ele pôde transferir completamente o bastão espiritual, sentindo assim plena segurança e tranquilidade”.
Não há alegria maior que ter um mestre da vida. Essa relação se perpetua ao assumirmos, cada um, o grande ideal da paz mundial, o kosen-rufu, acalentado pelo nosso mestre, Daisaku Ikeda. Afirmamos convictamente que nada é capaz de separar mestre e discípulos, unidos pela eterna relação desde o infinito passado, unicidade que transcende tempo, espaço, vida e morte.
Ikeda sensei veio ao Brasil em quatro ocasiões. E, em 1984, sua penúltima visita, um dia antes do festival cultural, durante o ensaio geral, ele surpreende os membros ao entrar no Ginásio do Ibirapuera para incentivar a todos. Nessa ocasião, os participantes entoaram a canção Saudação a Sensei cujo refrão representa o sincero sentimento no coração de cada um: “Muito obrigado, sensei!”. E agora, é também nossa convicta decisão: “Conte conosco, para sempre!”.
Assista
Ao vídeo dos pronunciamentos do Sr. Hiromasa Ikeda e do presidente Minoru Harada pelo site:
Foto: Seikyo Press
Compartilhar nas