Crônica
TC
Sintonizados com sensei por meio da oração, ação e comprovação
Colaboração
03/06/2024
O sino no oratório budista é um acessório que, antes mesmo de aprendermos a oração, prepara nossa postura, mente e coração para entrarmos em consonância com o Gohonzon e o Mestre. Ao ouvirmos o som do sino, seja em casa, seja em alguma reunião, já sabemos que a oração vai começar.
Sintonia é a similitude no sentir e no pensar. Estive refletindo sobre como saber se estamos na mesma frequência do presidente Ikeda.
Este ano, vivenciei um momento extraordinário: fui às terras do Mestre, representando todos os amigos do Brasil em um curso de aprimoramento. Desde o instante em que soube dessa oportunidade, meu foco foi ajustar minha frequência para estar ainda mais em sintonia com Ikeda sensei. Para mim, ir ao Japão, além de cumprir a missão de participar do curso de aprimoramento, é o retorno à minha terra de treinamento da juventude.
Com uma grande decisão, o universo se movimenta. Faltando um mês para a viagem, minha filha mais nova ficou doente. Às vésperas do dia 16 de março, sua condição se agravou. Eu estava confiante na melhora dela. Também não tinha dúvidas de que, no dia 16 de março, meu distrito seria vitorioso nos cem jovens e no Kofu e de que minha filha teria alta no tempo certo. Eram muitos acontecimentos e oportunidades. Era hora de orar ainda mais daimoku.
Ikeda sensei direciona:
Tudo funciona de acordo com esse delicado equilíbrio regido pelo rigoroso princípio da unicidade da vida e do vasto Universo. O mesmo princípio se aplica a cada vida individual — a cada microcosmo.
A ciência, por sua vez, dedica-se a investigar a realidade, embora invisível, das leis naturais. [...] A Lei Mística também é invisível. Apesar disso, não há dúvidas sobre a sua existência. Nichiren Daishonin revelou o supremo objeto de devoção, o Gohonzon, na forma de um mandala para que pudéssemos extrair e manifestar o poder da Lei Mística de nossa vida. [...] Quando fazemos o gongyo e o daimoku diante do Gohonzon, o microcosmo de nossa vida individual entra em fusão com o macrocosmo do Universo.1
O movimento para nos sintonizar estava acontecendo! Minha filha foi a agente desse equilíbrio. E assim, no dia 9 de abril, embarcamos para o Japão com tudo resolvido. Meu distrito garantiu a vitória dos cem jovens e 100 mil jovens se uniram à rede humanística da BSGI. Além disso, mais duas famílias participaram do Kofu e minha filha estava novinha em folha.
Ao chegar no Japão, fomos recepcionados pelas cerejeiras e pelo Monte Fuji. Dias de céu azul e temperatura agradável. Todos os elementos apreciados pelo Mestre estavam presentes, sintonizados. A vida de Ikeda sensei, já em fusão com o universo, estava conosco em cada lugar.
Por meio da oração, ação e comprovação, o encontro com o Mestre aconteceu!
Com essa experiência, reconfirmei o poder da oração, da decisão e do juramento.
Ikeda sensei afirma:
A força das mulheres é como a força do solo. Quando o solo se move, tudo que existe sobre ele também se movimenta. Até mesmo a fortaleza do autoritarismo e a montanha que parece inabalável acabam ruindo. O poder das mulheres é imensurável e não há nada que seja impossível para elas.2
Todos os dias, de manhã e à noite, ao tocar o sino, meu coração vibra na frequência do universo com a certeza de que naquele momento acontece a minha sintonia com Ikeda sensei.
Yukie Endo
Redação
Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Juventude Sonhos e Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 135-136.
2. Idem. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 11, p. 52.
Compartilhar nas