marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Teste TI GPV

Instituto Soka pelo mundo

Ações promovidas pela instituição repercutem no Japão e no mundo

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

24/04/2024

Instituto Soka pelo mundo

REDAÇÃO

“Transformemos o meio ambiente e o ser humano, a natureza e a civilização, da fragmentação à harmonia”. No trecho de um poema do líder da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, fica clara a missão do Instituto Soka Amazônia. Com isso, desde a sua fundação, no início dos anos 1990, busca soluções para preservar a imponente floresta amazônica. Suas atividades obtiveram tamanha proporção em 2019, que atraíram a atenção de importantes veículos da mídia japonesa.

Situado às margens do icônico Encontro das Águas entre o rio Negro e o rio Solimões, o Instituto Soka promove, em parceria com órgãos públicos, empresas e o Poder Judiciário local, o plantio de uma árvore para cada recém-nascido na Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz, na região centro-oeste de Manaus. O objetivo é transformar Manaus em uma cidade mais arborizada — apesar de seu símbolo ser a floresta, a capital possui os piores índices de arborização do país.

Mais de vinte mil árvores de sessenta espécies já foram plantadas, além da coleta de sementes e a proteção de animais raros dentro da RPPN, como parte das ações para revitalização da floresta tropical. A atitude é tão grandiosa quanto a floresta amazônica.

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, afirmou durante a 3ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era Seigan (leia mais nas p. 6 e 7 desta edição): “O movimento de expansão da BSGI chegou até o Japão, mais de 23 milhões de japoneses sabem das ações empreendidas pelo Instituto Soka Amazônia após o anúncio circular nos maiores periódicos do país”. A data de publicação não poderia ser mais simbólica: 18 de novembro, dia da fundação da Soka Gakkai. Entre os jornais, estão Yomiuri Shimbun, Asahi Shimbun, Mainichi Shimbun, Nihon Keizai Shimbun e Sankei Shimbun. Os dois primeiros são os maiores jornais do mundo. “Além disso, o Seikyo Shimbun possui assinantes em inúmeros países fora do Japão, ou seja, o Instituto Soka Amazônia já é conhecido em todo o mundo!”, mencionou Shiratori.

Em outubro de 2019, a TV japonesa Tokyo MX exibiu um documentário de aproximadamente trinta minutos sobre a instituição e a floresta amazônica. Mostrava o trabalho de conscientização com as crianças da região e o impacto ambiental positivo dessas atitudes no meio ambiente.

Além do mais, o Instituto Soka recebeu em novembro a visita de jornalistas do Brasil e do exterior que, impressionados com o trabalho realizado, queriam conhecer o local e as atividades promovidas para a sociedade. “Após 28 anos de intensa dedicação, o Instituto Soka — idealizado por Ikeda sensei — se consolida como referência para a preservação do meio ambiente”, finalizou o presidente da BSGI.

Compartilhar nas