marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Dia Mundial da Poesia

A data é celebrada hoje, 21 de março

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

21/03/2024

Dia Mundial da Poesia

Escrever poemas era uma ação constante para o Dr. Daisaku Ikeda. Ele encontrava na poesia uma forma de expressar seus sentimentos mais profundos pela humanidade. O intuito era encorajar e incentivar não só os membros da organização como também pessoas de diversas áreas com as quais se encontrava.

Goethe, o escritor alemão, afirmou que só pode ser considerado poeta aquele que ultrapassa os limites da subjetividade e do próprio eu. Ou seja, aquele que se mostra capaz de tratar do mundo em seus textos num gesto de acolhimento sincero.

Na obra Nova Revolução Humana, v. 12, de autoria de Daisaku Ikeda, ele descreve seu sentimento ao escrever:

Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo de Daisaku Ikeda na obra] amava poesia desde a época em que era garoto. No mundo da poesia, ele descobriu que as asas da imaginação transportavam seus sonhos livremente pelos céus. Ele também sentia que a poesia era repleta de significados infinitamente profundos, amplos e abrangentes e era vicejante de fragrantes flores do coração. Foram essas qualidades da poesia que cativaram a alma de Shin’ichi.
À medida que foi crescendo e observando como o mundo era e como as pessoas se permitiam se tornar frias e insensíveis, ele passou a sentir a importância de rejuvenescer o espírito poético no coração das pessoas. Era uma época em que, embora de um lado as pessoas fossem oprimidas pelos sistemas e pelas instituições, do outro, também eram consumidas pelo materialismo e a confiança excessiva na ciência e no racionalismo estavam despojando-nas de espiritualidade. A cada ano que passava, Shin’ichi considerava com crescente urgência a necessidade do renascimento do espírito poético — a construção de um rico mundo espiritual no coração das pessoas. (cf. Nova Revolução Humana, v. 12, p. 230)

Nesta data, que tal revisitar suas poesias favoritas?

Saiba mais sobre o volume 12 da Nova Revolução Humana em: https://cile.brasilseikyo.com.br/livro-nrh-doze 

Foto: Getty Images

Compartilhar nas