marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Um olhar cuidadoso com o meio ambiente

Como nossas ações podem contribuir para o desafio da mudança climática e suas consequências

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

28/03/2024

Um olhar cuidadoso com o meio ambiente

Variações bruscas de temperaturas, cidades em estado de emergência. O Brasil e o mundo enfrentam grandes desafios

O terceiro presidente da Soka Gakkai, Dr. Daisaku Ikeda, sempre frisou a importância de se ter um olhar cuidadoso com o meio ambiente. Em sua Proposta de Paz enviada à Organização das Nações Unidas (ONU) em 2020, ele escreveu:

O primeiro compromisso deve ser nunca deixar para trás os que lutam para sobreviver em situações adversas. Em anos recentes, a dimensão dos danos causados por desastres naturais se expandiu devido a eventos climáticos extremos. Tais impactos afetam tanto os países desenvolvidos como os em desenvolvimento. (...)
A ONU tem enfatizado com insistência uma questão de crescente preocupação global: esses impactos tendem a se concentrar e são mais sentidos por pessoas afligidas pela pobreza e por aquelas que se encontram em setores vulneráveis da sociedade, como mulheres, crianças e idosos. São indivíduos expostos a perigos e apresentam grande dificuldade de reconstruir a vida. Depois do desastre, eles necessitam de apoio apropriado e contínuo. (...)
O Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política, que fundei com a esperança de abordar questões como essas, iniciou há dois anos [2018] um projeto de pesquisa sobre o efeito das mudanças climáticas nas comunidades das ilhas do Pacífico. Ressaltou-se, nessa pesquisa, a importante conexão dos habitantes dessas regiões com sua terra. A perda dela é equivalente à perda de sua identidade. Transferidos para outro local, conquistam segurança material, mas continuarão privados do que o relatório descreve como “segurança ontológica”, quando se vive na terra natal. O projeto conclui que a atenção a essa dor irreparável deve ser fundamental em qualquer esforço para enfrentar as mudanças climáticas.1

Em outro ensaio, Ikeda sensei deixa claro que cada um de nós é capaz de transformar o local em que vive e incentivar aqueles que mais necessitam de apoio:

Os contínuos esforços que cada um de nós está realizando para concretizar nossa revolução humana, nossa transformação interior, como membros da SGI na sociedade são os meios pelos quais conseguimos transformar o mundo ao nosso redor. Eles representam a expressão em termos modernos da “transformação tríplice da nação”, um ensinamento exposto no Sutra do Lótus. (Cf. LS11, p. 173–174). Isso porque transformar a nação depende, no final das contas, de as pessoas transformarem seu coração e seu pensamento. (...)
A força de um indivíduo genuinamente comprometido supera a força de um milhão de pessoas. Quando mudamos o “único elemento da mente” e, assim, nos transformamos, nosso ambiente muda. E quando nosso ambiente muda, o mesmo acontece com o mundo.2

Cada um de nós é capaz de iniciar a transformação do ambiente a partir da mudança em nossas ações.

Saiba mais: O Guia para a Vitória de fevereiro tem como tema “Unicidade da vida e seu ambiente” acesse-o nas plataformas digitais ou no jornal Brasil Seikyo, edição 2.651 de 27 de janeiro de 2024.

Notas:
1. Terceira Civilização, ed. 621, maio 2020, p. 14-67.
2. Brasil Seikyo, ed. 2.003, 12/09/2009, p. A5.

Compartilhar nas