marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Não vamos deixar o momento escapar

Venha celebrar o Dia Mundial da Fotografia e conhecer um dos hobbies do Mestre

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

19/08/2024

Não vamos deixar o momento escapar

Em 19 de agosto de 1839, o francês Louis Daguerre fez o primeiro registro fotográfico da história. Seu objetivo era captar o movimento de uma rua de Paris, porém, ele só conseguiu mostrar duas figuras: um homem com o sapato sujo e um engraxate. Isso aconteceu porque, como o tempo de exposição era muito longo (de 4 a 5 minutos), todos os que não ficavam parados nesse intervalo acabavam sumindo da foto. 

Com o passar do tempo, foram desenvolvidas máquinas fotográficas que facilitaram e aceleraram a captura das imagens. 

O presidente Ikeda foi um exímio fotógrafo. Uma de suas câmeras favoritas era uma reflex monobjetiva1 ganhada de um amigo quando sensei estava doente.2

No final da década de 1970, o presidente Ikeda começou a utilizar uma câmera com autofoco,3 que proporcionou mais liberdade às suas inspirações. Ao colocar a câmera diante do peito, ele fotografava com o coração e com o sincero desejo de incentivar as pessoas, principalmente as que estavam à sua frente. 

As fotos tiradas pelo Mestre foram exibidas em vários países e territórios por meio de mostras, uma delas intitulada Encontros com a Natureza.

No romance Nova Revolução Humana, Ikeda sensei comparou a ação de fotografar com a vida:

Na fotografia, todo momento é importante. A concentração é absolutamente necessária. O austríaco Ernst Hass (1921–1986), mestre nessa arte e fotojornalista famoso por suas inovações na fotografia colorida, declarou: “O fotógrafo jamais tem uma segunda chance. Deve sempre trabalhar com um espírito criativo a fim de abrir um novo caminho”. Nunca haverá uma segunda chance. Não podemos deixar o momento escapar. É por isso que, para mim, a fotografia é uma batalha. (Brasil Seikyo, ed. 1.547, 11 mar. 2000, p. A3)

Tendo como base as orientações do sensei, vamos aproveitar cada instante com o sentimento de abrir novos caminhos. E que tal registrar este momento com uma foto?

Notas:

1. A reflex monobjetiva é uma câmera que usa um sistema mecânico de espelhos e um pentaprisma para direcionar a luz da lente para um visor óptico na parte traseira da câmera.

2. IKEDA. Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 15, p. 231, 2019.

3. O autofoco é um recurso que muitas câmeras têm para focalizar a imagem automaticamente.

No topo: Getty Images

 

Compartilhar nas