Notícias
BM
A nova era da Sub Imigrantes
Na manhã de domingo, 25 de agosto, a Subcoordenadoria Imigrantes, CGSP, reuniu 629 líderes de comunidade e acima no Auditório da Paz do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI), em São Paulo, para o Encontro dos Líderes da Nova Era.
Redação
03/09/2024
O objetivo da atividade era agradecer a dedicação de todos na Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo e na consolidação dos 100 jovens por distrito e comemorar os 77 anos de conversão do Dr. Daisaku Ikeda ao Budismo Nichiren.
A programação se estendeu por toda a manhã e contou com apresentações musicais dos grupos Asas da Paz Kotekitai, Taiyo Ongakutai, Coral Esperança do Mundo e Taiga.
Representando a liderança da Sub Imigrantes, André Mendes e Ana Lídia abriram a atividade com o brado “Unidos em itai doshin, com a força e a paixão dos jovens, vamos criar a nova era da Sub Imigrantes!”.
Para mostrar como o histórico encontro de Josei Toda e Daisaku Ikeda e a posterior conversão do jovem Ikeda ao budismo impactou a vida de milhões de pessoas, o avô Sebastião e o neto João Vítor, da família Schetine, subiram no palco e relataram a decisão, os avanços e os aprendizados com o Mestre e os companheiros.
Lívia Endo, coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI, enalteceu o espírito de procura dos participantes e os comparou ao jovem Katsuji, cuja história é relatada na Nova Revolução Humana, capítulo “Espírito de Procura”. Katsuji passava por uma situação tão adversa que mal tinha o que comer e, mesmo assim, desafiou ir a uma reunião distante, que levava quatro horas de trem e contaria com presença de Ikeda sensei.
Na sequência, foi compartilhado um vídeo com as boas práticas da RM Praia Grande, como: criação de um clube do livro, reunião quinzenal da liderança para diálogo e planejamento, luta conjunta das divisões e encontro periódico na praia para atividade física e daimoku em família. Um outro vídeo mostrou os Sucessores Ikeda compartilhando seus sonhos, como ir ao Japão e jogar vôlei.
Miguel Shiratori, presidente da BSGI, enalteceu o profundo significado de criar os genuínos discípulos Ikeda e relembrou as ações que geram o avanço ininterrupto e corajoso de cada pessoa e localidade. “Isso não significa fazer excesso, mas fazer movimentos planejados, em harmonia, que seja uma única vez, na semana dedicar esforços em prol de alguém”, explicou. Por fim, convidou a todos para consolidar o ano com vitórias.
Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar a Editora Brasil Seikyo, a Sede Social da Divisão Feminina, a Sede Social Josho e a exposição permanente no saguão do CCDI. Ao final, houve um rico diálogo em torno do coordenador da CGSP, Edvaldo Kakegawa.
Em suma, cada líder participante retornou à sua localidade com disposição renovada!
No topo: Responsáveis de comunidade e acima da sub. Imigrantes posam para foto comemorativa da atividade (ago, 2024). Foto: Brasil Seikyo
Compartilhar nas