marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Força e resistência, coragem e agilidade

Ipê-amarelo plantado por Ikeda sensei floresce em seu quadragésimo ano de existência

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

12/09/2024

Força e resistência, coragem e agilidade

Este ano, comemoramos 40 anos da terceira visita do Dr. Daisaku Ikeda ao Brasil (o que, inclusive, foi um dos grandes temas da Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo no Ginásio do Ibirapuera em maio, lembra?). Paralelamente, tivemos outro acontecimento que completou quatro décadas: o plantio do ipê-amarelo da Sede Central da BSGI.

undefined

Ipê-amarelo florido, em frente ao Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda

Você sabia?

  • O ipê-amarelo é considerado uma das árvores símbolo do Brasil1 por estar presente em muitas cidades, mas ela é originária do cerrado.2
  • Por muito tempo, o ipê foi considerado nossa árvore nacional, até que, em 7 de dezembro de 1978, o pau-brasil assumiu o posto. Hoje, a flor do ipê é a nossa flor nacional.3 Uma particularidade: quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.
  • O nome ipê é de origem tupi e significa “árvore de casca grossa”.4
  • Devido à exuberância do florescimento, o ipê é considerado símbolo de força e resistência.5

undefined

Dr. Daisaku Ikeda realiza plantio em fevereiro de 1984 (São Paulo, SP)

Com relação ao nosso ipê-amarelo, foi o próprio Dr. Ikeda que, em meio a sua intensa agenda, realizou o plantio em 27 de fevereiro de 1984,6 um dia após o grande Festival Cultural da SGI realizado no Ginásio do Ibirapuera.

Nessa ocasião, membros da Divisão dos Jovens também estavam presentes e perceberam a convicção e a agilidade do Mestre. Eles piscavam e o Dr. Ikeda já estava um passo à frente. Foi nesse momento compartilhado entre mestre e discípulo que os jovens decidiram crescer como aquele grande leão.

Ao apreciarmos a florada deste ano, bem como a exuberância da árvore, podemos nos inspirar em sua força e resistência e nos lembrar da convicção e da agilidade do Mestre no dia do plantio. Vamos, juntos, nos desenvolver como o grande leão!

No topo: Ipê-amarelo floresce em seu quadragésimo ano de existência. Foto: Brasil Seikyo

Fontes:

1. https://www.brasilseikyo.com.br/home/rdez/edicao/261/artigo/o-que-floresce-na-primavera-no-brasil/999561733. Acesso em: 10 set. 2024.

2. Idem.

3. https://www.brasilseikyo.com.br/home/rdez/edicao/80/artigo/cantinho-flora/4236. Acesso em: 10 set. 2024.

4. Idem.

5. https://www.brasilseikyo.com.br/home/terceira-civilizacao/edicao/457/artigo/setembro-mes-das-flores-de-desabrochar-a-beleza-de-nossa-vida/7691.

6. https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/1/artigo/que-venha-a-primavera-de-vitorias/999559739. Acesso em: 10 set. 2024.

Compartilhar nas