Notícias
BM
Um novo amanhecer na Oceania
Wellington, capital da Nova Zelândia, é palco das comemorações dos 60 anos do kosen-rufu na Oceania
Redação
10/10/2024

Neste artigo:
1. Três dias de muitas comemorações
2. Amigos e convidados importantes
3. Saiba como estão realizando o kosen-rufu fora do Brasil!
___
Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, membros locais e do exterior, incluindo uma comitiva do Japão, reuniram-se em Wellington, capital da Nova Zelândia, para comemorar os 60 anos do kosen-rufu na Oceania.
Essa história começou em 1964, quando Ikeda sensei viajou para a Ásia, a Oceania e a Europa. Nesse mesmo ano, ele começou a escrever a Revolução Humana e fundou o primeiro grupo da Divisão dos Estudantes “com o desejo de delegar o futuro à próxima geração”.1 O sentimento do Mestre era o de expandir e desenvolver a Soka Gakkai e os povos do mundo. Passados 60 anos, vemos esse objetivo concretizado em cada membro, simpatizante e amigo da Nova Zelândia, de Palau, Micronésia, Nova Caledônia e Austrália reunidos para comemorar seis décadas de avanços e vitórias.
Na manhã do dia 4, foi realizado nas dependências do Parlamento da Nova Zelândia, o Simpósio da Paz, copatrocinado pela SGI da Nova Zelândia, pelo Instituto Toda para a Paz e outras entidades. Esse evento teve a presença de Ingrid Leary, parlamentar da Nova Zelândia, Helen Clark, ex-primeira-ministra do país, e Kevin Clements, diretor do Instituto Toda para a Paz, que discutiram sobre o “Desafio para a Paz em Épocas Turbulentas”.

Yumiko Kasanuki felicita as 300 representantes durante a Convenção das Mulheres da SGI
Na parte da tarde, aconteceu a Convenção das Mulheres da SGI, que contou com a participação da coordenadora da Divisão das Mulheres da SGI, Yumiko Kasanuki, e 300 representantes de diversos países e territórios da Oceania. Nesse dia, compareceram também nove novos membros. Paralelamente, ocorreu a Conferência das Ilhas da Oceania. O coordenador, Sr. Hiramatsu, expressou as palavras de cumprimento e os líderes de cada localidade relataram o desenvolvimento do kosen-rufu e os pontos primordiais da prática da fé.
Na manhã seguinte, 5 de outubro, foi inaugurada a sede de Wellington, localizada a cerca de cinco minutos de carro do parlamento, em uma rua principal do centro da cidade. Nessa ocasião, participaram os membros de Auckland, das cidades de Christchurch, de Dunedin, da ilha sul e representantes de outras localidades da Oceania.
A prefeita Tory Whanau, convidada de honra, citou uma passagem do romance Nova Revolução Humana: “Nada é mais precioso do que a paz”.2 E expressou em suas palavras de felicitações: “Essa nova sede será a praça para promover a paz, apoiar a comunidade local e aprofundar o intercâmbio cultural”.
Com o espírito de retribuir à gratidão ao Mestre, os membros da Nova Zelândia decidiram provocar uma grande onda do kosen-rufu a partir deste novo castelo valioso de coexistência humana.

A diversidade é marca do público participante da convenção da Divisão dos Jovens da Oceania
Na parte da tarde, o ânimo dos membros aumentou com a convenção da Divisão dos Jovens da Oceania na nova sede, ocasião na qual os coordenadores das Divisões Masculina e Feminina de Jovens da Nova Zelândia convocaram a todos para abrir um novo amanhecer do kosen-rufu na localidade.
O diretor-geral da Soka Gakkai, Shigeo Hasegawa, encorajou-os a viver uma juventude de vitórias juntos com os preciosos companheiros e fazer arder as chamas do juramento seigan ao Mestre.
Para finalizar em grande estilo, na manhã do dia 6, foi realizado o Festival da Paz em comemoração aos 60 anos do kosen-rufu na Oceania. O tema do festival foi “Um Novo Amanhecer – Como discípulos de Ikeda sensei, agora é o momento de nos levantar”. Os membros se envolveram em diversas apresentações musicais e culturais, de flash mob e teatro maori, até canções feitas com base em respostas de crianças quando questionadas sobre a paz. Foi uma bela sinfonia de gerações e corações, visando o alvorecer da felicidade de cada pessoa e da convivência harmoniosa no mundo a partir daquelas terras.
Clique aqui e assista ao vídeo especial da ocasião elaborado pelo Seikyo Shimbun.
No topo: Representantes locais e do exterior, e a comitiva do Japão, reunem-se em Wellington, capital da Nova Zelândia, para comemorar os 60 anos do kosen-rufu na Oceania. Foto: Seikyo Shimbun
Notas:
- RDez, ed. 255, mar. 2023, p. 2.
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2021, p. 9.
Compartilhar nas