Notícias
BM
Vigoroso avanço da SGI-Peru rumo aos 60 anos da primeira visita de Daisaku Ikeda
Membros inauguram centro cultural e dão nova partida rumo a 2026 e 2030
Redação
16/10/2024

Neste artigo:
1. Uma homenagem na universidade mais antiga da América Latina.
2. Histórico do kosen-rufu no Peru.
3. Como estão realizando o movimento de expansão do budismo no país.
___
Em 2026, a SGI-Peru comemorará 60 anos da primeira visita do Dr. Daisaku Ikeda ao país e os membros já estão se preparando para receber a data com significativas vitórias.
Recentemente, no dia 19 de setembro, a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, a mais antiga instituição acadêmica da América do Sul, foi palco de um encontro que marcou os 50 anos da primeira visita do presidente Ikeda a essa prestigiada universidade. Entre as autoridades, estavam presentes a reitora Jeni Ruffner e a comitiva da SGI.
No dia 20 de setembro, foi inaugurado o Centro Cultural da SGI-Peru, em Lima. O vice-presidente da SGI, Sr. Yoshiki Tanigawa, participou com o Sr. Júlio Kosaka, do Conselho Orientador da América Latina. Os convidados de honra, entre eles, Juan Alcántara Medrana, vice-ministro da Justiça, e Oscar Maúrtua de Romaña, ex-ministro das Relações Exteriores, felicitaram o evento. A reitora Cristina Alzamora, da Universidad Nacional Federico Villarreal, também prestigiou a inauguração. Ela esteve no Japão em 1999 e outorgou o título de doutor honoris causa para o Dr. Daisaku Ikeda:
“Na época, eu era chefe de departamento. Não me esqueço até hoje do sorriso brilhante do Dr. Ikeda e de sua esposa louvando a nossa atuação como mulheres. Nesse centro cultural, posso sentir o coração do Dr. Ikeda e sinto uma sensação de alívio”.
O novo centro cultural, com três andares e um subsolo, é resultado da ampliação e da reforma do prédio antigo, onde foi instalado um grande auditório denominado Auditório Ikeda.
A base da SGI-Peru foi formada a partir das três viagens de incentivo de Ikeda sensei (1966, 1974 e 1984). Em sua terceira visita, aconteceu o encontro com o então presidente do país, Fernando Belaúnde, no Palácio do Governo, e Ikeda sensei foi agraciado com a mais alta condecoração nacional, a Grã-Cruz do Sol do Peru, o que solidificou, de forma inabalável, a confiança do país na SGI. Na ocasião, o ex-ministro das Relações Exteriores, Oscar Maúrtua de Romaña, era o secretário-chefe do gabinete e atuou nos preparativos para a condecoração. Desde então, ele vem acompanhando as atividades da SGI no país.
O presidente da Soka Gakkai, Sr. Minoru Harada, enviou uma mensagem especial para a inauguração do centro cultural e o vice-presidente da SGI, Yoshiki Tanigawa, incentivou os presentes para que, juntos, desafiem uma expansão ainda maior do kosen-rufu e da transformação da condição de vida e que conquistem o século da paz e da esperança tendo em mãos o bastão dos sucessores confiado pelo mestre. Na segunda parte do evento, a reitora da Universidad Nacional Mayor de San Marcos e o vice-ministro da Justiça proferiram suas palavras de felicitações.
No mesmo dia, foi realizada a cerimônia de descerramento da placa de bronze em que foi gravado o poema Canção da Felicidade que Ecoa na Capital do Sol, oferecido pelo Dr. Daisaku Ikeda aos membros do Peru em 1999.
No dia 21, foi realizado o encontro dos beneméritos do kosen-rufu. Na ocasião, o vice-presidente da SGI, Sr. Tanigawa, manifestou os sinceros agradecimentos aos grandiosos pioneiros e externou seu desejo para que vivam com disposição jovem por toda a vida.
Rumo aos 60 anos da primeira visita de Ikeda sensei, no dia 22 de setembro, no Centro Cultural da SGI-Peru, foram realizadas a Reunião de Líderes Representantes e a Convenção dos Jovens do Peru.
Com o objetivo de realizar um diálogo da amizade com 60 pessoas e propagar o budismo para quatro famílias em cada comunidade, as cerimônias de concessão de Gohonzon foram retomadas em 2022. Uma regional já realizou 36 concessões este ano e conta atualmente com 50 simpatizantes! E em um único distrito foram realizadas 23 conversões desde o ano passado.
Na convenção dos jovens, o vice-presidente da SGI, Sr. Tanigawa, solicitou que os participantes se desenvolvam como valores humanos repletos de boa sorte, dialoguem com o Mestre em seus corações, realizem a prática diária do gongyo e daimoku e assumam o desafio de equilibrar o trabalho, o estudo e as atividades da Soka Gakkai.
De forma resplandecente, os sucessores registraram seu juramento de se tornarem protagonistas do kosen-rufu e criarem uma história de vitórias.

Convenção da Divisão dos Jovens do Peru
---
Em 1981, a Universidad Nacional Mayor de San Marcos outorgou o título de professor honorário para o Dr. Ikeda, que se tornou o primeiro japonês homenageado por essa instituição e, em 2017, o título de doutor honoris causa. No ano seguinte, foi iniciado o grupo de pesquisa da filosofia Ikeda no Centro de Estudos Asiáticos da instituição que, em 2021, publicou o livro O Humanismo Devotado de Daisaku Ikeda – Tributo à sua vida e suas contribuições.
---
Clique aqui e assista ao vídeo elaborado pelo Seikyo Shimbun.
Compartilhar nas