Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Academia Magia da Leitura acontece em Pernambuco

Uma aula especial foi preparada para os moradores de Serra Talhada

ícone de compartilhamento

Colaboração local

27/11/2024

Academia Magia da Leitura acontece em Pernambuco

No dia 10 de novembro de 2024, em uma residência em Sítio Santana, na zona rural do município de Serra Talhada, no estado de Pernambuco, aconteceu uma aula especial da Academia Magia da Leitura (AML) promovida pelo Núcleo Pernambuco da Coordenadoria Educacional (Ceduc). Serra Talhada fica a cerca de 410 km da capital, Recife, e a residência pertence a Sra. Maria de Lourdes Bezerra, conselheira da Divisão Feminina do Bloco Serra Talhada, no Distrito Sertão. A atividade contou com a participação de 47 pessoas, dentre elas, vinte convidados.

Academia Magia da Leitura acontece em Pernambuco

Serra Talhada, PE

Após o “juramento do educador”, foi apresentado o “diário de bordo” sobre a luta para a realização do intercâmbio entre a capital e o sertão. A aula principal foi ministrada por Breno Caldas, integrante da Ceduc e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele abordou sobre a fundação da Soka Gakkai e o Dia Nacional da Alfabetização no Brasil, ambos comemorados no mês de novembro. Durante o diálogo, as famílias compartilharam sobre o desafio na educação das crianças, pois a região oferece poucos recursos, e a importância de ter um núcleo familiar harmonioso.

Academia Magia da Leitura acontece em Pernambuco

Aula do Prof. Breno, sobre a fundação da Soka Gakkai e o Dia Nacional da Albabetização

O “livro do coração” trouxe um pouco da cultura oriental por meio do mangá (história em quadrinhos japonesa). Já o “momento gramatical” apresentou as origens e os significados de expressões tipicamente nordestinas, como oxente, fuleiro e avexado. O “momento cultural” foi conduzido por Enildo Paiva, responsável do Distrito Sertão e musicista, que trouxe canções de Luiz Gonzaga na voz e no violão.

Academia Magia da Leitura acontece em Pernambuco

Aula do Prof. Hebert, sobre o “nordestinês”

Academia Magia da Leitura acontece em Pernambuco

Apresentação musical do Sr. Enildo Paiva, responsável do distrito Sertão

Em suas palavras de agradecimento e decisão, a Sra. Maria de Lourdes externou sua grande felicidade em poder participar da atividade e ter Ikeda sensei no coração. Incentivou os presentes a fazerem uma grande determinação e orar Nam-myoho-renge-kyo até alcançarem os objetivos, pois nada é impossível com a recitação do daimoku. E decidiu: “Vou fazer de Sítio Santana um local de estudo da Academia Magia da Leitura para darmos continuidade a este grande projeto do nosso mestre, a educação”.

A coordenadora da Ceduc núcleo Pernambuco, Suzana Nishimura, incentivou os participantes sobre a importância de entrar em ação para fazer a revolução humana; estudar para cultivar o coração e a convicção e envolver os jovens e estudantes nas atividades. José Amador, responsável pela Área Pernambuco Oeste e coordenador da Ceduc da Sub Nordeste 1, agradeceu aos integrantes da Ceduc e aos líderes da localidade pelos preparativos e enfatizou que o sucesso da atividade foi resultado do esforço e da contribuição de todos os envolvidos e que a educação Soka é a educação da união.

Academia Magia da Leitura para as crianças

Em paralelo à aula da Academia Magia da Leitura, a Juventude Soka preparou e conduziu um momento para os convidados da Divisão dos Estudantes. Eles iniciaram com a leitura do livro O Menino e a Cerejeira, de autoria de Daisaku Ikeda, que chamou bastante a atenção pelas ilustrações coloridas. Através da história, os participantes puderam dialogar sobre a importância de ajudar os amigos, ter um bom coração e manter a esperança de que os momentos difíceis irão passar e, no final, tudo irá florescer como a cerejeira.

Academia Magia da Leitura acontece em Pernambuco

Leitura do livro “O Menino e a Cerejeira”, de autoria de Daisaku Ikeda

Em seguida, foi realizada a dinâmica da garrafa da calma, um brinquedo produzido pelos estudantes com garrafa pet, água, missangas coloridas e glitter e que faz analogia a nossa mente. Quando estamos ansiosos, ficamos como a garrafa ao ser agitada, com todos os elementos misturados, e quando conseguimos nos acalmar, os elementos se assentam no fundo da garrafa e percebemos vários detalhes que não víamos no estado de agitação. Os participantes também desenharam e produziram suas próprias versões do livro mostrando o que aprenderam com a história de Taichi.

Após a atividade da AML, os integrantes da Ceduc conheceram um pouco do trabalho do Instituto Socioambiental da Serra Grande liderado pela Sra. Creuza Ferraz, membro da BSGI desde março deste ano, e pelo Sr. Álvaro Severo. O instituto concentra suas atividades em Caiçarinha da Penha, onde se localiza o Sítio Santana, e trabalha com as riquezas naturais da caatinga e incentiva o empoderamento das mulheres da região.

Academia Magia da Leitura acontece em Pernambuco

Visita ao Instituto Socioambiental da Serra Grande

Compartilhar nas