Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Ikeda sensei e o Brasil

Celebremos os trinta e dois anos da quarta visita de Ikeda sensei ao Brasil

ícone de compartilhamento

Redação

10/02/2025

Ikeda sensei e o Brasil

Posse do presidente Ikeda da cadeira número 14 do quadro de correspondentes da Academia Brasileira de Letras
(Rio de Janeiro, RJ, 12 fev. 1993) — Foto: Seikyo Press

Ao estudarmos o Budismo Nichiren, nos deparamos com diversos princípios budistas e um destes é Shitei-funi, mas qual o seu significado?

Shi significa mestre, tei, discípulo, e funi, inseparabilidade ou unicidade. Este conceito explica que não há distinção entre mestre e discípulo, embora a personalidade de cada um seja diferente. Unicidade de mestre e discípulo é o conceito budista que explica que não há distinção entre mestre e discípulo. Embora sejam pessoas diferentes, são unas em propósito.

O presidente Ikeda, desde a fundação da BSGI, em 19 de outubro de 1960, visitou o Brasil por quatro vezes (1960, 1966, 1984 e 1993). Sua quarta visita ocorreu em 9 de fevereiro de 1993, e Ikeda sensei desembarcou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, onde foi recebido por diversas personalidades, entre elas o então presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Austregésilo de Athayde.

Diferente do cenário encontrado nas visitas de 1960 e 1966, as duas últimas visitas demonstravam o crescimento da BSGI e a confiança da sociedade. Prova real que o presidente Ikeda foi acolhido como sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras e homenageado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Durante a 16a Convenção da SGI, realizada no Auditório do Centro Cultural Campestre da BSGI, em 28 de fevereiro de 1993, presidente Ikeda se refere ao Brasil da seguinte maneira:

A palavra “Brasil” é considerada irmã da palavra sânscrita Bha, que significa brilho esplendoroso. Esse nome tão belo, Brasil, está profundamente relacionado com a palavra do Oriente, muito ligada ao budismo, que significa iluminar.1

Em 2025, comemoramos trinta e dois anos da quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil.


Dicas de leitura:
Leia nas edições do Brasil Seikyo, matéria especial sobre a quarta visita de Ikeda sensei ao Brasil, em 1993

Edição 2.627, 28 jan. 2023 

Edição 2.628, 11 fev. 2023 

Edição 2.629, 25 fev. 2023 





 

Compartilhar nas