Notícias
BM
Conhecimento científico para resolver as questões da humanidade
“A construção da paz em um mundo imprevisível” é tema de seminário realizado pelo Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política
Redação
11/02/2025

O seminário realizado no Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política explorou o caminho da construção da paz sob diversas perspectivas, incluindo política internacional e tecnologia digital. Houve também uma sessão de perguntas e respostas com ampla participação do público (Tóquio, 7 de fev. 2025 - Foto: Seikyo Press).
Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun do dia 8 de fevereiro de 2025.
O Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política foi fundado por Daisaku Ikeda em 11 de fevereiro de 1996, no 96º aniversário de nascimento do seu venerado mestre, Josei Toda, a fim de promover os ideais pacifistas dele. O instituto está construindo uma ampla rede de pesquisadores e especialistas com o objetivo de solucionar os maiores problemas enfrentados pela humanidade. Para isso, prossegue atuando nos estudos, na exploração aprofundada e na disseminação das informações.
No dia 7 de fevereiro de 2025, o instituto realizou um seminário em Tóquio com transmissão ao vivo pela internet. O tema do evento foi “A construção da paz em um mundo imprevisível”. O debate girou em torno dos rumos que devem ser seguidos para tornar pacífico o mundo atual, que vem sendo atribulado por diversas crises, tais como as mudanças climáticas, os conflitos incessantes e as crescentes disparidades econômicas.
O seminário teve início com as palavras do diretor do instituto, Kevin Clements. Ele expressou sua preocupação diante das múltiplas crises que levaram à deterioração do Índice Global da Paz e do crescente esquecimento do humanitarismo. Também destacou as recentes mudanças geopolíticas e enfatizou a necessidade de uma diplomacia inovadora, governança inclusiva e engajamento em um novo multilateralismo. Ao mesmo tempo, ele afirmou que o poder da sociedade civil é crucial para concretizar políticas de empatia e compaixão em prol das pessoas.
Os palestrantes compartilharam suas perspectivas sobre a política internacional, a necessidade das pessoas se unirem pela paz em nível local e da construção de um sistema de segurança global e o uso da tecnologia digital.
Além do seminário, no dia 6, o Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política realizou o encontro anual dos pesquisadores sêniores, que compartilharam suas pesquisas e discutiram os rumos futuros.
Compartilhar nas