Notícias
BM
Fundação Diplomática Alfonso García Robles homenageia SGI no México
Inauguração do Centro Cultural Bajío também fez parte da solenidade
Redação
18/02/2025

Rafael Medina, presidente da Fundação Diplomática Alfonso García Robles, entregou a Medalha pela Paz e pela Abolição Nuclear ao presidente do Conselho Orientador da SGI da América Latina, Julio Kosaka (Centro Comunitário Bajío, México, jan. 2025) — Foto: SGMex
Ontem sonhei que fui ao México. Eles estavam esperando. Todos aguardavam ansiosamente a chegada do Budismo de Nichiren Daishonin. Como eu quero viajar para o mundo, para a jornada do kosen-rufu... Shin’ichi, o mundo é seu desafio, seu verdadeiro palco. E o mundo é imenso e vasto.1
Essa passagem do romance Nova Revolução Humana expressa o desejo de Toda sensei de expandir a filosofia do Budismo Nichiren para o mundo. E foi seu discípulo direto, Daisaku Ikeda, quem entrou em ação para concretizar os sonhos do seu mestre.
No último dia 24 de janeiro, a Fundação Diplomática Alfonso García Robles, representada pelo seu presidente, Sr. Rafael Medina Martínez, entregou a Medalha Mérito pela Paz e pela Abolição Nuclear para a Soka Gakkai Internacional (SGI) em reconhecimento às contribuições da organização para a paz, cultura e educação.
O Sr. Medina expressou sua esperança de que a filosofia de paz de Ikeda sensei seja ainda mais difundida entre os mexicanos.
A solenidade de outorga aconteceu no salão principal do Centro Cultural Bajío e contou com a presença de Flávio Roberto Bonzanini, secretário-geral da Agência para a Proscrição das Armas Nucleares na América Latina e no Caribe (OPANAL).

Medalha Mérito pela Paz e pela Abolição Nuclear entregue à SGI
No México, a Soka Gakkai vem desempenhando um importante papel na disseminação dos ideais de paz e fortalecendo os círculos de amizade e de confiança com a comunidade local. Um dos eventos realizados pela SGI-México (SGMex) foi a exposição "Solidariedade por um mundo sem armas nucleares — Uma escolha de coragem e esperança", que percorreu universidades de todo o país.


Exposição "Solidariedade por um mundo sem armas nucleares — Uma escolha de coragem e esperança"
Inauguração do Centro Cultural Bajío
No dia 25 janeiro, aconteceu a inauguração oficial do Centro Cultural Bajío. Koichi Yanashima, um veterano do movimento do kosen-rufu no México, falou sobre a sua sincera alegria de trilhar uma vida de luta conjunta de mestre e discípulo.
Na ocasião, o presidente e a vice-presidente do Conselho Orientador da SGI da América Latina, Julio Kosaka e Lydia Salas Díaz, incentivaram os companheiros mexicanos.

Cerimônia de inauguração do Centro Cultural Bajío. Companheiros do México selam compromisso de um avanço ainda maior com base no lema “Kosen-rufu é a própria paz mundial”


O recém-inaugurado Centro Cultural Bajío tem dois andares e possui um salão com capacidade para 300 pessoas, além de outras salas menores
Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Brisa da Felicidade. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 10, 2022.
Compartilhar nas