Notícias
BM
Estudo do budismo em ação
Coordenadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro promove encontros em todo o estado
Redação
20/02/2025

Participantes da Coordenadoria Rio Carioca no Centro Cultural do Rio de Janeiro — Foto: Colaboração local
Você sabe responder qual é o objetivo do estudo do Budismo Nichiren e a importância de aplicá-lo diariamente em sua vida?
A finalidade principal do estudo do budismo (kyogaku, em japonês) é aprimorar a prática da fé para aplicá-la na vida diária e tê-la como base para ultrapassar as adversidades. Nos escritos de Nichiren Daishonin e nos incentivos de Ikeda sensei, aprendemos como devemos encarar as dificuldades e conquistar a vitória absoluta.
Com o espírito de difundir o estudo do budismo, o Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da Coordenadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGERJ) realizou nos dias 15 e 16 de fevereiro uma capacitação para líderes em oito locais no Estado.

Sede Miguel Couto

Sub. Niterói

Sub. Serrana
Como tudo começou
Em junho de 2024, a liderança do DEB do Rio de Janeiro realizou um encontro com integrantes da Coordenadoria Cultural da CGERJ, representada pelo Grupo Flor de Lótus do Departamento de Saúde (DEPAS), para dialogarem sobre a saúde mental sob o ponto de vista dos escritos de Nichiren Daishonin.
Desde então, vêm produzindo um material com termos e conceitos budistas presentes no Gosho e em obras de Ikeda sensei e dos periódicos da EBS, a fim de apresentar orientações referentes à saúde mental e direcionamentos práticos do ponto de vista da psicologia.
“Em cada localidade, foram apresentados relatos de membros sobre a saúde mental com o intuito de incentivar os participantes. Também realizamos uma parceria com a Coordenadoria Educacional da CGERJ para aprendermos os conceitos pedagógicos de sala invertida e roda de conversa e aplicarmos nas reuniões de palestras. Nós, líderes do DEB, desejamos que este ambiente de interação e diálogo se torne realidade em todas as localidades, nas pequenas e nas grandes reuniões de estudo, bem como nas reuniões de palestra. Para isso, lançamos o desafio de que todos os líderes de bloco participem da Academia Magia da Leitura em 2025”, esclareceu Antonio Quintela, coordenador do DEB do Rio de Janeiro.
Esta primeira capacitação de 2025 foi baseada nos escritos Os Dois Tipos de Doença, O Tratamento da Doença e Prolongar a Vida. Você consegue lê-los na íntegra na biblioteca gratuita do CILE Digital. Basta acessar a plataforma com seu login e senha.
Separamos alguns incentivos do presidente Ikeda sobre a importância do estudo do budismo
“O importante é que o estudo do budismo não existe simplesmente para seu próprio benefício; a verdadeira atitude dos discípulos budistas é buscar o estudo com base na fé para nutrir a convicção e a ação.”
Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.099, 10 set. 2011, p. A9
“Estudar o Gosho um pouco de cada vez é excelente. Não importa se não consegue compreendê-lo muito bem no início. O principal é que vocês realizem o esforço de estudar o Gosho e que se esforcem em gravar cada ensino na vida. Através de seus contínuos esforços para isso, conseguirão erigir um ‘pilar de filosofia’ em seu coração. Aqueles que possuem tal pilar não serão abalados pelas incessantes ondas de transformação que os assolam. Essencialmente, estudamos a filosofia de Nichiren Daishonin para que possamos nos tornar felizes. Nossa prática budista existe para que tanto nós como os outros possamos atingir a felicidade.”
Fonte: Terceira Civilização, ed. 392, abr. 2001, p. 2
“O Gosho é uma escritura eterna. É um brado comovente do próprio Daishonin. É um clamor apaixonado de verdade e justiça, um poderoso rugido do leão, que Daishonin deixou para nós, que praticamos o Sutra do Lótus nesta era maligna dos Últimos Dias da Lei, em que as forças malévolas proliferam. Ele nos conclama, com todo vigor: ‘Lutem com coragem e nunca abandonem a fé!’, ‘Adornem sua vida com triunfos!’, ‘Derrotem o mal decididamente!’. É por isso que todos nós, como discípulos de Daishonin, devemos nos perguntar com seriedade, sempre que lermos o Gosho: ‘De que forma viverei minha vida? Como lutarei em prol do kosen-rufu?’”
Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.786, 5 mar. 2005, p. A3)
“Estudar os escritos de Daishonin com toda diligência é uma tradição na Soka Gakkai. Em particular, o aprendizado budista que adquirimos quando jovens se torna a base de nossa fé por toda a vida.”
Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.866, 4 nov. 2006, p. A3
Compartilhar nas