Notícias
BM
Rumo ao México
Integrantes da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) comemoraram 32 anos de fundação com anúncio de intercâmbio
Redação
24/03/2025

Foto comemorativa dos 32 anos de fundação da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) (SP, 23 mar. 2025). Foto: Colaboração local
No dia 23 de março, foi realizado no Auditório Monarca do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI), em São Paulo (SP), a reunião comemorativa dos 32 anos de fundação da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI).
Na atividade, que contou com a presença de membros e familiares e foi transmitida pelo Youtube para todo o Brasil, foi anunciado que o grupo fará um intercâmbio para o México em agosto.
Sejam a melhor orquestra do mundo. [...] Tornem-se uma orquestra reconhecida no mundo inteiro a partir de hoje!
Foi com esse brado que Ikeda sensei, em 28 de fevereiro de 1993, no Centro Cultural Campestre, anunciou a fundação da OFBHI. A cristalização desse objetivo aconteceu em 10 de janeiro de 2008, no aniversário de 80 anos de Ikeda sensei, quando dez integrantes da orquestra brasileira apresentaram duas canções acompanhados pela Orquestra de Sopro Glória Soka na 4a Reunião Nacional de Dirigentes da Soka Gakkai, no Japão. Na ocasião, em seu discurso, o presidente Ikeda bradou:
Muito obrigado pela belíssima apresentação, a melhor do mundo. Naquele dia [fundação da OFBHI], vocês prometeram que fariam isso [se tornar a melhor orquestra do mundo]. Todos, a partir de então, iniciaram uma grande luta e oraram com toda a seriedade. Contudo, superando todas as formas de provações, realizaram concertos em 35 metrópoles do mundo e transmitiram a sinfonia da esperança para mais de 500 mil pessoas. Cumpriram a promessa de mestre e discípulo. Estou muito feliz!
No encontro comemorativo, Mauro Koiti Shimada, responsável pela OFBHI, agradeceu a participação de todos e leu a mensagem de felicitações enviada pelo professor Amaral Vieira, que não pôde estar presente. Na mensagem, o músico relembrou o momento da fundação da OFBHI e o juramento dos integrantes feito na presença de Ikeda sensei.

Mauro Koiti, responsável pela OFBHI
Koiti reafirmou a missão da orquestra e fez uma analogia referente aos 32 anos de fundação: “Nosso mestre assumiu a presidência da Soka Gakkai aos 32 anos e deu uma nova partida na jornada do kosen-rufu. Seu amado mestre, Josei Toda, disse: ‘Daisaku, o mundo é seu palco’. De forma similar, sensei nos disse para nos tornarmos a melhor orquestra. Companheiros, nossa missão está atrelada à forte relação de mestre e discípulo. Jamais se esqueçam de que somos valorosos membros. Convido a todos para renovar nosso juramento”.
Jorge Miashiro, vice-presidente adjunto da BSGI, também falou aos presentes: “Brasil Monarca do Mundo é nossa diretriz eterna! Um dos significados de monarca é a pessoa que conduz sua vida rumo à felicidade, o que é diferente da pessoa que é conduzida. Ikeda sensei disse certa vez: ‘Monarcas legítimos, verdadeiros defensores da humanidade, mantêm-se inabaláveis, serenos e resolutos e assumem a responsabilidade em prol da felicidade e segurança das pessoas’”.
Aprecie apresentação da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda em concerto comemorativo dos trinta anos de fundação no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em dezembro de 2023.
Saiba mais:
O grupo que representará a orquestra no México será divulgado oportunamente. Durante a atividade, foi apresentada a nova estrutura do Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO) dos polos Curitiba e Rio de Janeiro. Houve também apresentação dos líderes da comissão orientadora de apoio para a orquestra, relato de uma integrante que venceu nos estudos e um vídeo comemorativo com o avanço da OFBHI. Os participantes ouviram ainda as palavras do Sr. Nereo Ordaz, presidente da SGI-México. Em vídeo, ele congratulou a OFBHI pelos 32 anos de fundação e manifestou suas expectativas em relação ao intercâmbio e ao forte elo de amizade e aprimoramento entre Brasil e México.
Compartilhar nas