Notícias
BM
10 frases marcantes de Josei Toda
Segundo presidente dedicou esforços para o incentivo e valorização do ser humano
Redação
03/04/2025

Foram 3.884 dias em que Josei Toda e Daisaku Ikeda conviveram em perfeita harmonia. Do primeiro encontro de ambos, em 14 de agosto de 1947, até o falecimento de Toda sensei, em 2 de abril de 1958, os dois viveram por um único juramento: consolidar uma organização que valoriza o ser humano e atua pela paz no mundo.
Veja dez frases marcantes de Josei Toda e inspire-se com o legado do segundo presidente da organização
“A organização Soka Gakkai é mais importante que a minha própria vida!”.
***
“Vamos, não hesite! Desafie seu espírito de procura comigo! Estude e pratique com coragem, assim como cabe a um jovem!”.
***
“Quero acabar com a miséria da face da Terra”.
***
No volume 4, do romance Nova Revolução Humana, capítulo “Tempestade Primaveril”, Ikeda sensei relata sua decisão após receber os direcionamentos de Josei Toda na cerimônia do 16 de Março:
O presidente Toda declarou na ocasião que todas as pessoas, desde o primeiro-ministro a um simples cidadão, são iguais perante o Gohonzon (...) Após a cerimônia e pouco antes de retornar para seus aposentos, ele nos disse: “Vamos todos lutar firmemente!”.
Ao ouvir esse clamor, o presidente Ikeda comenta:
De qualquer modo, quando ouvi seu brado “Vamos todos lutar firmemente!”, emitindo um extraordinário brilho nos olhos a despeito de seu corpo extremamente debilitado, recebi como que uma forte carga elétrica. Naquele momento, renovei a minha decisão de lutar intrepidamente pelo kosen-rufu sem nada temer. Era um brado das profundezas de sua vida.
***
“Transformarei mesmo as crianças mais atrasadas em excelentes alunos”.
***
"A Soka Gakkai é minha própria vida. Ela deverá ser mantida como uma organização de pura fé pelo fato de seu propósito maior ser a realização do kosen-rufu. Jamais devemos permitir que nossa preciosa organização seja maculada por corações e mentes impuras!"
***
"A personalidade é algo incorrigível. Da mesma forma como um rio não muda seu curso, a personalidade de uma pessoa também não sofre grande alteração. Entretanto, da mesma forma como uma correnteza lamacenta pode ser transformada num rio de água límpida, é possível aprimorar a personalidade eliminando suas imperfeições".
***
"Se não conseguem controlar o dinheiro, não poderão construir um bom lar. De nada adianta também ficarem apenas reclamando que o salário é pouco. Procurem anotar tudo num caderno de orçamento doméstico".
***
Quando o Sr. Toda assumiu a presidência da organização, em 3 de maio de 1951, em seu discurso, bradou: “Juro converter, por meus próprios esforços, 750 mil famílias enquanto eu viver”.
***
"Daisaku, agora já posso morrer sem arrependimentos, cumpri tudo o que lancei. Daqui para a frente, deixo tudo com você".
***
Legado do presidente Josei Toda
Dentre as realizações do segundo presidente da Soka Gakkai, podemos citar:
Educação
O sistema educacional Soka, idealizado por Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, está presente nas instituições de ensino fundadas pelo presidente Ikeda em diversos países, tais como Hong Kong, Malásia e Brasil, além das Universidade Soka no Japão e da Universidade Soka da América, nos Estados Unidos.
Condecorações
Toda sensei já foi reconhecido por diversas instituições e órgãos governamentais pelo mundo. No Brasil, a primeira homenagem recebida pelo segundo presidente da Soka Gakkai foi em julho de 1999, pela cidade de Pindamonhangaba, SP. No total, são 41 homenagens outorgadas a Josei Toda, incluindo logradouros públicos, no Brasil.
Contribuições para a paz
A Declaração pela Abolição das Armas Nucleares do presidente Josei Toda é um dos pontos primordiais dos esforços da SGI pela paz e pelo desarmamento.
Instituto Toda
O Instituto Toda para a Paz (anteriormente denominado Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política) foi criado em 11 de fevereiro de 1996 por Ikeda sensei, como forma de homenagear seu mestre. No local são desenvolvidas pesquisas, oficinas e seminários, criando um ambiente de diálogo entre divisões étnicas, culturais, religiosas e políticas. Catalisa conversas práticas e orientadas a políticas entre especialistas teóricos, profissionais, formuladores de políticas e líderes da sociedade civil, a fim de propor soluções inovadoras e criativas para os principais problemas que o mundo enfrenta no século 21.
Fundação do jornal Seikyo Shimbun
Publicação da Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin (Gosho), em japonês
Autoria do romance Revolução Humana
Fundação da revista de estudos Daibyakurenge
Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.960, 18 out. 2008, p. A2.
2. IKEDA, Daisaku. Pilares de Ouro Soka. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019, p. 63.
3. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.604, 19 mar. 2022 , p. 3.
4. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 4, p. 42, 2020.
5. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.631, 25 mar. 2023, p. 6.
6. Brasil Seikyo, ed. 1.980, 28 mar. 2009, p. A2.
7. Idem..
8. idem.
9. Brasil Seikyo, ed. 2.369, 29 abr. 2017, p. A8.
10. Brasil Seikyo, ed. 2.602, 05 mar. 2022, p. 6-7.
Compartilhar nas