Notícias
BM
Informativo #5 — Curso de Aprimoramento da SGI da Primavera 2025
Quinto dia de curso ficou marcado com visita à Sagamihara
Redação
13/04/2025

Os dezesseis representantes do Curso de Aprimoramento em Ishikawa, a caminho de Sagamihara
O quinto dia do curso de aprimoramento amanheceu com o tempo nublado e chuvoso. O grupo reuniu-se no lobby do hotel para partir às 10h em direção a Sagamihara, situada na província de Kanagawa.
A viagem durou duas horas e, ao chegar no bairro de Ishikawa, o grupo fez uma breve parada em um posto de conveniência. Juntos, desfrutaram de um café das máquinas que estão espalhadas pelas ruas do Japão.
Às 11h49, o grupo chegou à Sede Regional de Sagamihara, onde foi calorosamente recepcionado pelos membros locais. “Bem-vindos a Sagamihara!” foi a saudação entusiasmada que ecoou no local.
O espaço estava decorado com bandeiras do Brasil. Na parede ao fundo, duas faixas destacavam as mensagens: “Bem-vindos” e “Laços Eternos”.
O almoço foi servido na sala de conferências da sede regional. Um detalhe especial: o responsável pelo preparo da refeição foi o Sr. Wada, primeiro fotógrafo do jornal Brasil Seikyo. Os membros de Sagamihara também ofereceram Guaraná Antarctica, algo difícil de se encontrar no Japão.
Após o almoço, os participantes se dividiram em cinco grupos para dialogar com os jovens da localidade. Com muita pureza e espírito de procura, os jovens japoneses conheceram os representantes brasileiros, fizeram perguntas sobre o desenvolvimento do kosen-rufu no Brasil, a relação [do Brasil] com Ikeda sensei e pediram incentivos sobre questões da vida pessoal.


Diálogos animados com os jovens de Sagamihara
Os diálogos foram espontâneos e alegres, fortalecendo os laços de vida a vida. Em seguida, o grupo encontrou os integrantes do grupo Sucessores Ikeda, que os saudaram com “Olá! Olá!” e apresentaram uma animada performance da música Be Brave.

Apresentação dos estudantes de Sagamihara com a música Be Brave
Os representantes da BSGI no Capri estavam vestidos com camisetas do Brasil e entraram na sala principal de mãos dadas com dois estudantes cada, como numa entrada simbólica de uma partida importante de futebol.
O Sr. Mitsue, coordenador-geral de Sagamihara, realizou as palavras de abertura da reunião. Em seguida, o Sr. Sugawara, coordenador da Divisão dos Jovens da localidade, deu as boas-vindas.
O grupo participou de brincadeiras com os estudantes e ouviu o depoimento da Srta. Suguisawa, integrante do Kayo-Kai, que compartilhou seus desafios e vitórias profissionais.
A programação seguiu com um momento de perguntas de dois estudantes de Sagamihara, respondidas com carinho e sabedoria pela Juventude Soka do Brasil. Na sequência, o Sr. Miguel Shiratori, presidente da BSGI, apresentou os dezesseis representantes brasileiros que participam do Curso da Primavera da SGI.
Durante a reunião, representando o grupo, Carla Almeida, coordenadora da Juventude Soka da CRE Sul, compartilhou um relato de vitória da localidade, relacionado à participação na Convenção da Juventude Soka, realizada em maio de 2024, em São Paulo . Em meio à calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul, devido às fortes e ininterruptas chuvas, os jovens se ergueram pelo mestre e no lugar do mestre. Com a determinação de não se deixarem abater e munidos pela forte recitação do daimoku, chegaram vitoriosos ao Ibirapuera e puderam bradar: “Sensei, contudo, nós vencemos!”. Durante o relato, imagens e vídeos emocionantes foram exibidos em duas grandes telas, comovendo a todos os presentes.
Já próximo ao encerramento da atividade, o grupo apresentou a canção Saudação a Sensei, com uma coreografia preparada pelo companheiro Renan. Em clima alegre e descontraído, trocaram lembranças com os estudantes.
Encerrando a atividade, Sr. Mitsue, coordenador de Sagamihara, agradeceu a realização da atividade e todos, abraçados, entoaram a canção Mais um Dia Feliz.
Após o daimoku sansho, conduzido pelo Sr. Shiratori, o grupo retornou ao hotel com o coração transbordando de alegria.
Caloroso abraço,
Grupo do Capri da SGI – Primavera 2025
Compartilhar nas