marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Cátedra Daisaku Ikeda de Direitos Humanos lança livro

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

28/05/2022

Cátedra Daisaku Ikeda de Direitos Humanos lança livro

Passados 47 anos da outorga do primeiro título1 de doutor honoris causa ao presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, mais uma vez, ele teve a sua abnegada dedicação pela paz reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade.

No dia 27 de maio, o Centro Universitário de Valença (Unifaa) lançou o livro Direitos Humanos — Cátedra Daisaku Ikeda no auditório da universidade, na cidade de Valença (RJ).

A obra reúne mais de 25 artigos científicos, resultados de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso na área da educação e dos direitos humanos desenvolvidos pelos professores e alunos da graduação, pesquisadores da Cátedra Daisaku Ikeda de Direitos Humanos.

Cleyson de Morais Mello, coordenador do curso de direito do Unifaa e organizador do livro, enalteceu as iniciativas da Cátedra, em especial, a publicação: 

Temos a certeza de que as atividades acadêmicas desenvolvidas na Cátedra Daisaku Ikeda de Direitos Humanos, desde a sua fundação, impactam de forma invulgar na vida dos nossos alunos e na formação de valores humanos de solidariedade, cooperação, ética e respeito.

O atual reitor do Unifaa, Dr. José Rogério Almeida Neto, também manifestou sua alegria pelos trabalhos desenvolvidos pela Cátedra. Ele falou sobre a união de propósitos da instituição educacional e a filosofia humanística Soka: 

O Dr. Daisaku Ikeda é uma inspiração. Junto a BSGI, somos mais fortes. Mãos estendidas, corações alinhados e conhecimento em prol da cultura de paz nos anima a prosseguir instigando nossos estudantes para valores maiores.

Na mensagem enviada pelo Dr. Daisaku Ikeda, ele citou sua relação com Antônio Celso Alves Pereira, primeiro reitor do Unifaa e idealizador da Cátedra Daisaku Ikeda de Direitos Humanos, e discorreu sobre a força e a beleza dessa amizade:

Recordo-me, como se fosse ontem, do dia em que conheci o Dr. Pereira em sua visita ao distante Japão, em abril de 1998. Embora tenha se passado quase um quarto de século, o fato de manter uma amizade que compartilha o mesmo ideal educacional no Brasil, localizado no lado oposto do planeta, faz meu coração transbordar de alegria.

E afirmou sua convicção de que o atual reitor, José Rogério Almeida Neto, seguindo a trajetória educacional de Antônio Celso, fará com que o Unifaa alcance um desenvolvimento ainda maior.

O referido encontro também está marcado na história de Antônio Celso. Na ocasião da inauguração da Cátedra Daisaku Ikeda de Direitos Humanos, ele afirmou:

Um dos momentos mais significativos e marcantes da minha vida foi quando, como reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), estive no Japão para fazer a entrega do título de doutor honoris causa ao Dr. Ikeda. [...] O Dr. Ikeda é uma das pessoas predestinadas que nasceram com o objetivo maior de servir a humanidade. Com o núcleo de pesquisa, vamos estudar sua obra, seus trabalhos, pesquisar e buscar informações sobre seu pensamento filosófico, político, humanitário e poético e transmitir aos nossos alunos por meio da cátedra.2

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, foi o representante do Dr. Daisaku Ikeda na cerimônia e proferiu a leitura da mensagem enviada pelo homenageado. O presidente da BSGI enalteceu a feliz coincidência da data do evento, que marca a primeira outorga do título de doutor honoris causa ao Dr. Daisaku Ikeda, feita pela Universidade Estatal de Moscou.

Miguel Shiratori e Cleyson de Morais Mello participaram da sessão de autógrafos no final da solenidade. Além das 40 pessoas presentes no auditório, o evento teve a audiência de 680 conexões na transmissão ao vivo.

Emocionado, o reitor José Neto disse no encerramento:

O exemplo do Dr. Daisaku Ikeda deve nortear nossos estudantes de direito e de todos que lutam por uma sociedade melhor, que acreditam em um mundo melhor, um mundo mais equilibrado e feliz. [Temos] muito a agradecer a essa figura ímpar nos nossos dias, uma grande inspiração.

Veja a cobertura completa na próxima edição do jornal Brasil Seikyo.

No topo: Lançamento do livro no Centro Universitário de Valença (Rio de Janeiro, 27 maio 2022)

Notas:

1. Leia artigo sobre a data em: https://app.brasilseikyo.com.br/conteudo/999560575/primeiro-titulo-de-doutor-honoris-causa-foi-entregue-ha-47-anos. 

2. https://app.brasilseikyo.com.br/conteudo/36934/centro-de-ensino-em-valenca-rj-institui-nucleo-de-pesquisa-e-catedra. Acesso em 27 maio 2022.

Compartilhar nas