Datas significativas
BM
Poema “Brasil, Seja Monarca do Mundo!” completa vinte anos
A obra, composta pelo presidente Ikeda, é a diretriz eterna para os membros da BSGI
REDAÇÃO
22/07/2021

Kosen-rufu é batalha
de mestre e discípulo.
Buda é quem vence, infalível,
e Brasil é esperança absoluta.1
Em 22 de julho de 2001, os membros da BSGI foram surpreendidos com uma notícia maravilhosa que definiria uma nova era do kosen-rufu no Brasil. O mensageiro foi o Sr. Eduardo Taguchi, presidente da organização na época, que estava no Japão com o vice-primeiro-presidente, Sr. Rubens Kamata, para acompanhar a entrega do título de cidadão honorário do munícipio de Itapevi (SP) ao Ikeda sensei. No dia 21, o Sr. Taguchi e o Sr. Kamata foram chamados para comparecer à sede da Soka Gakkai. No local, foram recebidos pelo Sr. Shigeo Hasegawa, vice-presidente da SGI, que comunicou que o presidente Ikeda havia escrito o poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!. Tomados de grande emoção, receberam uma cópia em japonês e os parabéns do Sr. Hasegawa. Em entrevista concedida ao Brasil Seikyo na época, o Sr. Taguchi relatou:
Ao ler o título, fiquei profundamente comovido. Ao ler o poema pela primeira vez, chorei. Ao lê-lo pela segunda vez, chorei novamente. Acredito que nunca antes o presidente Ikeda tenha usado o termo “monarca” para referir-se a alguém ou a algum país. O poema que recebemos é extremamente significativo. Nele, o presidente Ikeda reconhece os esforços de todos os membros da BSGI e nos confia uma nova missão, uma nova diretriz. Esta nova denominação do Mestre, “Monarca do Mundo”, mostra como são grandiosas nossa missão e responsabilidade. (...) Um monarca é forte, um exemplo, um vencedor em todas as batalhas. Acredito que é com esse sentimento que devemos ler este poema.2
A obra foi escrita com o objetivo de incentivar e inspirar o avanço dos membros da BSGI e se tornou um dos direcionamentos fundamentais do movimento pelo kosen-rufu do Brasil. Composto por 1.431 palavras, organizadas em 303 linhas, traz a sublime diretriz de Ikeda sensei para todos os discípulos brasileiros visando o ano de 2010, cinquentenário da organização.
Em 2011, Ikeda sensei manifestou o sentimento com o qual se empenhou na tarefa de compô-lo:
Escrevi e reescrevi os versos por incontáveis vezes até que nasceu um longo poema: Brasil, Seja Monarca do Mundo! E imediatamente confiei-lhe ao Sr. Eduardo Taguchi, na época, presidente da BSGI. Em resposta, cada um dos senhores fez do meu coração o seu próprio, declamou o poema dia após dia e lutou incansavelmente, mesmo em dias de chuva ou de ventos bravios.3
Em um dos trechos da obra, o presidente Ikeda declara:
Atuem agora e vivam o presente
com a certeza de que
neste exato instante
está se erguendo o futuro.
Deixem seus méritos
gravados na história
de suas contínuas vitórias!
A dificuldade do momento presente
será a glória em seu futuro!
O desbravar do caminho
do novo século
será proporcional a sua caminhada!4
A grandiosidade do poema extrapolou o tempo e continua a indicar importantes caminhos para toda a sociedade brasileira. Tornar reais essas palavras do Mestre é uma ação que beneficiará a humanidade, mas esse trabalho deve começar com cada um de nós. Conforme já sabemos, 2021 é o primeiro dos dez anos essenciais rumo a 2030, centenário da Soka Gakkai e septuagenário da BSGI. Retomar hoje a essência desse poema é uma boa forma de fortalecer ainda mais a relação de mestre e discípulo.
Leia na íntegra o poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! no Brasil Seikyo, ed. 1.617, 25 ago. 2001 .
Assista ao vídeo comemorativo clicando no link: Vinte anos do poema Brasil Seja Monarca do Mundo
Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.617, 25 ago. 2001, p. A3.
2. Ibidem.
3. Brasil Seikyo, ed. 2.062, 4 dez. 2010, p. A2.
4. Brasil Seikyo, ed. 1.617, 25 ago. 2001, p. A3.
Compartilhar nas