marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno Especial

O importante é comprovar!

Lembrando sempre que o espírito de atuação da DFJ da BSGI é: “O importante é comprovar”, vejamos, então, o que está sendo feito pela DFJ nas diversas localidades do Brasil!

download do ícone
ícone de compartilhamento

20/05/2006

O importante é comprovar!

Os 5 compromissos da vitória

• Desafio na recitação de 1 hora de Daimoku diário por todas as integrantes (na comunidade);

• Concretizar 1 Chakubuku e 1 buinzoka;

• Aumento de 1 assinatura do jornal Brasil Seikyo pela DFJ;

• Realizar 10 visitas por mês;

• Realizar o “Dia das Doutoras em Ação”, infalivelmente nos meses de abril, maio e junho.

Com esse compromisso em mente, algumas organizações que compõem a BSGI vêm realizando diversas atividades visando ao sucesso da convenção, bem como estreitar os laços de amizade entre as integrantes da DFJ dos blocos, comunidades, distritos e assim por diante!

Você sabe quem é o Fofolete?

No Distrito Císper, RM Penha, CCSP, buscando estreitar os laços de amizade e comprovar a vitória na convenção, consolidando os encontros de vida a vida, a DFJ criou o Fofolete.

O Fofolete é um urso de pelúcia, que representa a correnteza da amizade. A cada 2 dias o Fofolete fica na casa de uma DFJ. A DFJ que o recebeu ligará para outra companheira, explicará o significado do movimento e levará o urso para a casa dela por meio de uma visita, lendo para ela uma carta com incentivos.

“A idéia do Fofolete sensibilizou o coração das meninas e todas se envolveram com o espírito de conhecer melhor suas companheiras”, comenta Raquel Lima, responsável da DFJ do distrito.

Vitória por meio do Daimoku!

Buscar a vitória com a recitação de Daimoku em primeiro lugar — eis o direcionamento das líderes da RM Casa Verde, Subcoordenadoria Norte, CCSP. Para incentivar a DFJ da localidade por meio do próprio exemplo, as líderes de regional e acima decidiram reunir-se para recitar Daimoku todas as sextas-feiras. Além, é claro, do desafio individual. O Daimoku objetiva que cada jovem possa ir ao encontro do presidente Ikeda e que todas sejam vitoriosas na vida pessoal, na atuação em prol do Kossen-rufu (isso inclui a convenção) e no combate às maldades para que sejam felizes. “Acreditamos que esse empenho nos renderá uma grande vitória nas convenções comemorativas”, destaca Júlia Shigetone e Elisângela Barros, responsável e vice-responsável da DFJ da RM.

Vencendo no Chakubuku!

Neste ano, visando a despertar o interesse pelo estudo do budismo, os jovens da Comunidade Arpoador da Área Atlântico, CRJ, promoveram reuniões para Chakubuku lideradas por eles. A DJ realizou o estudo antecipadamente com um veterano e com isso obteve 100% de participação. Assim, eles estão conseguindo que mais jovens da comunidade façam parte da Família Soka. “Até agora cinco DFJs receberam o Gohonzon e mais uma receberá em maio, sendo dois concretizados pelas mãos da DFJ. Com o objetivo de que se tornem as jovens mais felizes do mundo, temos incentivado todos nas visitas, nas quais procuramos fortalecer a prática, treinar a leitura do sutra, direcionar a importância de se fazer parte do Departamento de Impressos e ler os discursos do presidente Ikeda”, comenta Renata Barros, responsável da DFJ da comunidade.

Segundo Renata, quando uma jovem ingressa na comunidade, é como se ela ganhasse mais forças para que assim todos vençam, inclusive a DFJ em sua convenção. Quando perguntado a ela qual o segredo da comunidade, a resposta é: “Tudo o que fazemos é com base no Daimoku diário em prol da felicidade das companheiras!”

O desafio é a vitória de todas

Com a aproximação da convenção, Camila Bimonte Ventura, responsável da DFJ de comunidade da Regional Jundiaí, CMSP, iniciou uma atuação digna de romper limites. Tudo que ela necessitava era de uma estratégia para envolver as DFJs da comunidade, que são quatro.

“Lancei um desafio e decidi que sensibilizaria minhas companheiras, pois sinto o desejo de que cada uma sintonize seu coração com o do presidente Ikeda.” Desafiando a recitação de Daimoku e compartilhando meus desejos com elas surgiu a idéia de nos reunirmos para recitar Daimoku e estudar.

“Todas as terças-feiras fazemos isso. Com esse empenho, uma companheira manifestou o desejo de “assinar o meu BS”! Que maravilhoso!”. Semana passada, às vésperas do fechamento dos impressos, para a surpresa de Camila, duas outras companheiras decidiram ser assinantes do Brasil Seikyo. “Esse empenho está fazendo com que cada uma se aprimore e esteja ainda mais sintonizada ao coração do presidente Ikeda! Tenho certeza de que esse é só o começo de nossa vitória rumo a 2010!”

“Dia das Doutoras em Ação”

Na Comunidade Pinheirinho, RM Curitiba, CRE, desde o ano passado a DFJ realiza sem falta o “Dia das Doutoras em Ação”.

Nesses encontros, as jovens dialogam e trocam experiências sobre como construirão sua felicidade indestrutível e muitas convidadas participam, pois todas são visitadas com antecedência, inclusive as simpatizantes.

“Nosso objetivo para a convenção é reunir 30 jovens. Dessa forma, estamos nos desafiando também na concretização do Chakubuku. Ano passado concretizamos um Chakubuku pela DFJ. Neste ano, nosso desejo é concluir cinco. Esse é nosso compromisso como dignas discípulas do presidente Ikeda”, enaltece Adeilda Aparecida dos Santos, responsável da DFJ da comunidade.

Compartilhar nas