Budismo na Vida Diária
BS
Os três períodos de propagação
(2a e última parte)
01/01/2007

Resposta: O primeiro é o Sutra de Lótus de Sakyamuni, ou o sutra de vinte e oito capítulos de mesmo nome. O presidente Ikeda explica que esse Sutra de Lótus beneficiou as pessoas durante a existência de Sakyamuni e durante os Primeiros Dias da Lei. Contudo, atualmente, nos Últimos Dias, mesmo que conduzíssemos as práticas dos Primeiros Dias de ter e recitar esse sutra e de copiá-lo, não obteríamos nenhum benefício. As pessoas tendem a pensar superficialmente que a recitação dos capítulos Hoben e Juryo recitados durante a prática do Gongyo de manhã e à noite derivam dessa prática, contudo ela tem um significado diferente.
O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, explica: “O Sutra de Lótus dos Médios Dias da Lei é o Maka Shikan (Grande Concentração e Discernimento) de Tient’ai. O Sutra de Lótus para esta época dos Últimos Dias da Lei é o Nam-myoho-rengue-kyo, os ‘sete caracteres do Sutra de Lótus’ ocultos nas profundezas do capítulo Juryo. (...)
“Além desses, há um outro Sutra de Lótus que, apesar de não ter sido possível comprová-lo historicamente de forma precisa, foi igualmente reconhecido por Nitiren Daishonin, Sakyamuni, Tient’ai e Dengyo; trata-se do ‘Sutra de Lótus de vinte e quatro caracteres’ exposto pelo Bodhisattva Fukyo”.
Ou seja, o Buda Sakyamuni da Índia ensinou o “Sutra de vinte e oito capítulos” para os que viveram durante sua existência e nos Primeiros Dias. Tient’ai da China expôs o Maka Shikan para as pessoas dos Médios Dias da Lei. E o Bodhisattva Fukyo expôs o então chamado “Sutra de Lótus de vinte e quatro caracteres” para as pessoas dos Médios Dias de um Buda chamado Ionno.
O presidente Toda explica que apesar das diferenças da época e da forma como o ensino foi expresso, todos eram na realidade o mesmo Sutra de Lótus. Ele se referia a isso com a expressão “vários tipos de Sutra de Lótus”.
Portanto, o Sutra de Lótus não é simplesmente o “Sutra de Lótus de Sakyamuni”. É também o “Sutra de Lótus de Tient’ai” e o “Sutra de Lótus do Bodhisattva Fukyo”. Para Toda, que havia se iluminado para a essência do Sutra de Lótus, isso estava claro. E quando ele explanava o Sutra de Lótus, os ouvintes naturalmente conseguiam gravar na vida as distinções entre o Sutra de Lótus de Sakyamuni e o de Nitiren Daishonin.
O Myoho-rengue-kyo é o Sutra de Lótus dos Últimos Dias da Lei
O que as diferentes expressões desses “vários tipos de Sutra de Lótus” têm em comum? Segundo o presidente Ikeda, é fato de que “todos têm igualmente o potencial para tornar-se buda”. Porém há grandes diferenças nas formas como Sakyamuni e Nitiren Daishonin expressaram esse ensino.
Segundo o presidente Ikeda: “Enquanto Sakyamuni expressou-o como o ‘Sutra de Lótus de vinte e oito capítulos’, Nitiren Daishonin, para fazer com que todas as pessoas dos Últimos Dias atingissem o estado de Buda, revelou o princípio último do Sutra de Lótus como Nam-myoho-rengue-kyo.
“Na obra Hokke Shuyo Sho (A Essência do Sutra de Lótus), Daishonin diz: ‘Nitiren ignora o genérico e superficial e seleciona o essencial. A essência são os cinco caracteres do Myoho-rengue-kyo transmitidos ao Bodhisattva Jogyo’. (Gosho Zenshu, pág. 336.)
“Os cinco caracteres do Myoho-rengue-kyo, os quais constituem a essência do Sutra de Lótus, que é o Nam-myoho-rengue-kyo dos Três Grandes Ensinos Fundamentais, é o Sutra de Lótus apropriado para esta época dos Últimos Dias da Lei. Portanto, o presidente Toda denominou o ensino de Daishonin de ‘Sutra de Lótus dos Últimos Dias da Lei’”.
Compartilhar nas