Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Editorial

ícone de compartilhamento

21/05/2011

Editorial

Avanço contínuo é vencer agora mais que ontem

Em meio a um ritmo alucinante de atividades, é preciso parar para planejar e respirar. As quatro coordenadorias da BSGI fizeram isso nos dias 14 e 15, na 18a Reunião Nacional de Líderes. Relatos de vitórias impressionantes, análise de resultados, Chakubuku, Bloco Monarca, Exame de Budismo, BVD, decisões, novos líderes. Todos respiraram fundo, absorveram a diretriz do segundo semestre e iniciaram o novo ciclo de batalhas. O combustível Soka da luta conjunta com o mestre abasteceu os líderes e uma nova etapa começa agora.

No fim de 2010, após a estrondosa vitória de 100% de blocos monarcas, em mensagem enviada para as coordenadorias para compor o periódico de atividades, o presidente Júlio Kosaka deixou muito claro sua firme expectativa: “Para 2011, vamos vencer com a mesma seriedade, criatividade e coragem que tivemos no Bloco Monarca. Mas agora o objetivo é vencermos 100% no grande objetivo de Cada Família Faz Um [Chakubuku]. Como já disse várias vezes, agora é a vez da BSGI ser um exemplo mundial da vitória no Chakubuku. Vamos avançar sem medo e vencer no Chakubuku — eis o verdadeiro espírito do juramento Seigan que vamos fazer florescer em cada família e em cada bloco em 2011.”

Consolidar é vencer

Diante dessa expectativa, o Bloco Monarca não deve permanecer estático. É necessário que haja contínuo crescimento. A ação contínua, o avanço contínuo por meio do desenvolvimento das pessoas e das diretrizes de ação, permitirão a consolidação de cada Bloco Monarca. Sem o avanço contínuo, a organização cai na rotina. A forma de quebrar essa rotina é decidir novamente e com mais entusiasmo que conquistaremos uma nova vitória. Esse é o espírito de um discípulo do presidente Ikeda. Vamos criar uma organização na qual as pessoas esbanjem alegria por causa da prática da fé e recebam muitos benefícios.

Não avançar é o mesmo que retroceder

O presidente Ikeda afirma que os líderes devem sempre se perguntar: “Como podemos avançar? O que podemos fazer para que cada pessoa avance com entusiasmo e renovada esperança?’ (...)

Cada um de nós deve começar desafiando a si próprio. Parece simples, mas se cada um de nós fizer isso, colocará em movimento uma importante onda de mudança. Vamos agora desafiar a nós próprios novamente. (...) Uma vida dedicada ao Kossen-rufu requer que nós ‘fortaleçamos nossa fé dia após dia e mês após mês’ (cf. WND, p. 997). Não avançar é o mesmo que retroceder” (Brasil Seikyo , edição no 1.724, 22 de novembro de 2003, p. A3).

Diante da realidade da organização e das pessoas, como líder, o importante é verificar “o que eu vou fazer” e agir imediatamente. Não há necessidade de se preocupar em falar para um grande público por meio de reuniões. Encontrar uma única pessoa — essa sempre foi a chave da vitória do Mestre.

O presidente Ikeda orienta que a motivação na vida das pessoas para lutar em prol do Kossen-rufu surge quando o líder encontra uma a uma e compartilha sua energia e convicção. As pessoas despertadas para a missão do Kossen-rufu participarão naturalmente dessa luta. É essa a essência que o presidente Ikeda insistentemente ensina aos líderes.

O Mestre orienta também que “precisamos tocar o coração das pessoas e inspirá-las” e que “dedicar a vida ao Kossen-rufu significa viver num mundo de supremo orgulho, benefício, responsabilidade e felicidade. Com esperança e convicção, por favor, façam com que suas organizações se tornem alegres e triunfantes — grandiosas fortalezas da Lei — nos respectivos locais de sua missão” (Ibidem). Aí, com certeza, todos os resultados serão uma consequência natural.

Portanto, como protagonistas de mais uma grandiosa realização sem precedentes, todos devem vencer e comprovar o verdadeiro aspecto da vitória como discípulos Ikeda da BSGI!

Compartilhar nas