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Caderno Dinâmico Avanço
Divisão dos Estudantes 35o aniversário do Dia dos Sucessores da Soka Gakkai (5 de maio)
Caderno Dinâmico Avanço
BS
Itai doshin e Chakubuku exigem muita coragem
Divisão dos Jovens
21/05/2011

REFLEXÃO
Aparentemente, é mais fácil realizar a prática da fé apenas para si. Mas, na essência, a prática funciona em sua plenitude quando saímos do casulo da vida pessoal e entramos em outra órbita, a do Mestre. O Sr. Katsuji Saito, coordenador do DEB da SGI, explicou que o “itai doshin ocorre, em sua essência, quando se tem a coragem de viver na órbita do Mestre. Não são várias pessoas com o mesmo ideal, mas várias pessoas com o mesmo ideal do Mestre.
Realizar o Chakubuku é uma prova concreta do itai doshin. Com o espírito de levantar-se só a pessoa decide corajosamente viver e compartilhar o mesmo desejo do Mestre. Então, descobre que o Mestre vive pela “ampla propagação da Lei”, ou seja, o Chakubuku. Quando os membros de uma organização têm esse mesmo espírito de Chakubuku, surge o itai doshin (diferentes corpos com um mesmo propósito).
Abaixo, três pontos que o presidente Ikeda citou recentemente (começo de 2011) para vencer no Chakubuku:
Coragem para fazer Chakubuku
Texto do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda.
Reconfirmo alguns pontos importantes para o sucesso na prática do Chakubuku:
1. Coragem
Na prática do Chakubuku, envolvemo-nos diretamente com a vida da pessoa com quem falamos do Budismo. Mesmo quem já realizou vários Chakubuku ao longo de muitos anos, necessita de coragem para dialogar sobre o Budismo. Se não tiver coragem, sua fraqueza será um obstáculo. Mas nada é mais poderoso que a atitude de orar para concretizar o Chakubuku. Os guerreiros do Chakubuku já sabem a maneira correta de expressar essa ação corajosa porque realizam a “oração benevolente” e, por isso, jamais são derrotados. (...) A voz que promove o Chakubuku equivale à voz que executa o supremo trabalho do Buda!
2. Sinceridade
Ninguém se converte ao Budismo por ter compreendido inteiramente seus profundos e abrangentes princípios filosóficos. Isso ocorreu também comigo quando iniciei a prática aos 19 anos de idade.
A maioria é movida a abraçar o Budismo pela transbordante convicção da pessoa [apresentador] que explica sobre ele ou algum de seus princípios como a “transformação do destino”. Normalmente o “empurrãozinho” para a decisão da pessoa de abraçar a prática da fé vem, acima de tudo, da confiança que o apresentador inspira e da emoção que se sente pela sua sincera preocupação.
Nos anos recentes, muitos jovens causam a impressão de que não têm interesse, não têm problemas, são indiferentes e apáticos. No entanto, a nossa sinceridade de nos preocuparmos com os outros certamente atingirá o coração desses jovens.
O melhor caminho para tocar o coração das pessoas é desejar sinceramente a felicidade delas. Falar diretamente com o coração aberto possui uma grande força para produzir resultados.
3. União solidária
Não existe um mundo de sentimentos humanos tão calorosos como o da Família Soka. Relacionando-se com esse mundo, muitas pessoas despertaram para a prática budista.
Desejo que os nossos amigos estão agora se dedicando para realizar o Chakubuku recebam o apoio de todos. O avanço da propagação do Budismo visando ao Kossen-rufu ocorre justamente onde existe a união de itai doshin.
Mesmo eu tive o apoio do presidente Toda, o “general do Chakubuku”, quando realizei um diálogo budista. De minha parte, também apoiei a a realização de Chakubuku que meus companheiros promoviam.
Os integrantes da Divisão dos Jovens também devem procurar apoio dos veteranos da prática da fé da Divisão Sênior e Divisão Feminina. E, naturalmente, devem aprender com eles.
Os líderes de bloco, comunidade e distrito devem juntar a força de sua organização para prestar total apoio para a concretização dos desafios [de Chakubuku] dos jovens. Esse é o caminho para redobrar a expansão da
Soka Gakkai de Força Jovem.
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