marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Encontro com o Mestre

Depoimentos

download do ícone
ícone de compartilhamento

26/10/2013

Depoimentos
Lilian Noda

Coordenadora da DFJ da BSGI

No final do ano passado, pela grande consideração dos líderes da BSGI foi confirmada a composição de um grupo de jovens da Nova Era Kotekitai para participar de um curso de aprimoramento no Japão em 2013, comemorando seu cinquentenário de fundação.

A realização seria em outubro, com 16 representantes, e eu fiz parte desse momento. O grupo brasileiro contava com algo muito especial e peculiar: a proposta de realizar uma apresentação durante a Reunião Nacional de Líderes, sendo Hiroshima – Capital da Paz – o palco dessa atividade.

Dia 6 de outubro de 2013: 68ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era, Sede Memorial da Paz de Hiroshima – o coração pulsava forte, as mãos suavam, eis que surge a banda de pífanos e tambores brasileira no palco, com sua história de 50 anos, entoando a canção Saudação a Sensei, acompanhada por um coro de 136 vozes de estudantes da região de Tyugoku. No ressoar do samba, sentimos o vibrante encontro do “discípulo Ikeda” com o mestre.

Envoltas por uma grande emoção, mas com o nobre sentimento de gratidão, compreendemos que o desejo e a mensagem do Sensei são bem claros: abrem-se as cortinas da nova era do Kossen-rufu mundial e a nova sede é o símbolo desse momento. Com o “espírito de levantar-se só”, os três mestres venceram cada desafio, alcançando um extraordinário desenvolvimento da Soka Gakkai.

O presidente Toda dizia que “O que constrói a nova era é a força e a paixão dos jovens”. Nosso mestre deseja o desbravar dos jovens, com o “espírito de levantar-se só”, jovens que propagam o budismo por meio do Chakubuku e ampliam os laços de amizade com os companheiros, criando uma sólida fileira de sucessores Soka ao estabelecer o Budismo Nitiren como religião mundial. O nome do grupo das 16 representantes, “Desbravadoras da Nova Era do Brasil”, comprova esse sentimento.

Portanto, renovo minha disposição de jamais ser derrotada e me desenvolver junto com a BSGI rumo à concretização dos 200 mil jovens em 2030.

Zilda Aparecida dos Santos Almeida

Responsável pela Nova Era Kotekitai da BSGI

Nos meses de agosto e setembro deste ano, a Nova Era Kotekitai comemorou seu cinquentenário de fundação em 59 localidades do Brasil, reunindo 14.114 pessoas, entre integrantes, veteranas, companheiros da organização, familiares e amigos!

Nosso Jubileu de Ouro foi marcado por encontros de alegria e gratidão com todos os companheiros que fizeram parte dessa história. Na Kotekitai, temos a oportunidade de desafiar diversas circunstâncias e nos aprimorar como valorosos seres humanos fortalecendo o que existe de mais precioso: nosso coração.

Nossas conquistas neste maravilhoso ano foram fruto da dedicação de cada integrante, que desafiou e superou todas as questões para realizar uma luta única e inesquecível, selando eternamente o companheirismo entre as integrantes e o espírito de Shitei Funi que sustenta os Anjos da Paz do Brasil.

Participar deste aprimoramento neste momento do Kossen-rufu e receber do mestre essa preciosa consideração (shikibô comemorativo) marca eternamente a história da Kotekitai do Brasil.

Com certeza, este é o marco de vitórias que estamos dispostas a criar como gratidão ao mestre!

A Nova Era descortinou no coração de cada Anjo da Paz do Brasil! Nosso sentimento é que a dedicação de hoje assegure todo o futuro do grupo junto com a Divisão dos Jovens, garantindo uma onda de crescimento rumo a 2030!

Nosso juramento eterno é proteger os companheiros, a Gakkai e o mestre!

Proteger o mestre como Anjos da Paz é ser vitoriosa em todos os aspectos da vida!

Bianca de Oliveira Thobias

Vice-secretária da Nova Era Kotekitai - CRJ

Em 1993, com apenas 8 anos, eu me apresentei para o Ikeda Sensei pela Nova Era Kotekitai no Rio de Janeiro.

Lembro-me do mestre se levantar no palanque e acenar para nós, demonstrando toda a alegria ao ver sua amada Kotekitai.

Nessa época, minhas líderes falavam da importância de fazer um juramento. Então, pensei: “Vou ao Japão me encontrar com o Ikeda Sensei”.

Passaram-se vinte anos de grandes desafios, obstáculos e comprovações. Nesse tempo, vim me esforçando ao máximo pelo Kossen-rufu da minha localidade e pelo desenvolvimento da Divisão Feminina de Jovens e da Divisão dos Estudantes.

Neste ano tão significativo, fui uma das integrantes da Nova Era Kotekitai a participar do Curso de Aprimoramento da SGI em outubro.

Com cada companheira, reconfirmamos nosso juramento ao mestre e nos apresentamos durante a 68ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era, em Hiroshima.

Senti o pulsar do coração das 4.165 irmãs koteki de toda a BSGI, e agradeço às veteranas pela luta empreendida para hoje termos a condição de realizar o sonho acalentado por várias gerações.

Como “Desbravadoras da Nova Era do Brasil”, nome dado ao grupo pelo mestre, vamos nos tornar as Estudantes e as joshibus mais felizes; a Kotekitai mais feliz; e entoar o som da nossa própria vida mostrando a grandiosidade de ter um mestre.

Com o sentimento de “uma por todas e todas por uma”, vamos criar uma fortaleza em nossa vida rumo a 18 de novembro. Essa data, que marcará a inauguração da Sede Central no Japão, estabelecerá a partida da Nova Era do Kossen-rufu mundial.

Assim, vamos nos tornar a melhor banda feminina do mundo e as multiplicadoras dos ideais do mestre por meio da música.

Laisa Emi Fujiyoshi

Supervisora da NEK – Sub. Amazônia Oriental

Com a preciosa consideração do mestre, vivemos momentos significativos na província de Hiroshima, distante cerca de quatro horas de Tóquio. Foram três inesquecíveis dias na Capital da Paz. A cidade que fora devastada pela guerra há 68 anos floresceu com uma beleza peculiar repleta de paz e esperança.

Iniciamos nossa estadia visitando o Centro Cultural de Hiroshima, onde participamos de um intercâmbio com os membros da localidade, compartilhamos experiências e fizemos uma animada apresentação com ritmos brasileiros. No Centro Memorial da Paz Ikeda, selamos nosso juramento recitando Daimoku na sala de oração em que Ikeda Sensei e a senhora Kaneko oram quando visitam Hiroshima.

No último dia, participamos da cerimônia de entrega de colar de flores em memória às vitimas da bomba atômica no Centro Memorial da Paz. Em seguida, conhecemos o local do plantio de uma árvore da SGI, única instituição religiosa que realizou este plantio no parque, que representa o símbolo da missão da paz e do Kossen-rufu mundial. Logo após, visitamos o museu que apresenta de forma emocionante a história da bomba atômica, incluindo uma exposição de objetos pessoais das vítimas do ataque. Revivemos nitidamente a declaração do segundo presidente, Jossei Toda, sobre a crucial importância da abolição das armas nucleares para o bem da humanidade.

Sem dúvida, foram os melhores dias da minha vida e os guardarei eternamente como o mais sublime juramento de corresponder ao carinho e à consideração que o mestre externava a todo momento!

Em meu coração renovo a disposição de lutar eternamente ao lado do Ikeda Sensei e de cumprir, junto com as preciosas companheiras da Kotekitai a missão de desbravar uma nova era de paz e esperança em terras brasileiras!

Compartilhar nas