marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

A saúde é a medalha de honra das pessoas sábias

As atividades da SGI são o epítome do princípio “unicidade de corpo e mente”. A vida diária de um membro da Soka Gakkai inclui uma reforma mental profunda que revigora e enriquece a pessoa, a família e a sociedade

download do ícone
ícone de compartilhamento

26/09/2015

A saúde é a medalha de honra das pessoas sábias
“Sobre o estilo de vida budista,

o Budismo de Nichiren Daishonin preocupa-se com o bem-estar e a prosperidade da sociedade e seus praticantes fazem disso seu objetivo

e missão” Dr. Daisaku Ikeda

Boa saúde, compaixão, engajamento e vida longa

Por Daisaku Ikeda

O propósito fundamental de uma vida longa e saudável é beneficiar outras pessoas na sociedade com nossas ações benevolentes. Obviamente, é natural que oremos também por nossa boa saúde e longevidade. Nem é preciso dizer que prejudicar nossa saúde com maus hábitos, com um estilo de vida desregrado ou negligente contraria totalmente um modo de vida de criação de valor.

Devemos exercitar a sabedoria em nossa vida diária — por exemplo, reservando o tempo necessário para descansar e nos revigorar quando sentirmos fadiga. Boa saúde é algo que nós mesmos temos de assegurar, agindo com prudência e bom-senso. A saúde é a medalha de honra das pessoas sábias.

Existência vitoriosa

Qual é o propósito de nos empenharmos para ter uma vida longa e saudável? É para usar essa vida ao máximo trabalhando em prol da Lei Mística e da felicidade e do bem-estar de nossa família, amigos e semelhantes, e também para cumprir a missão individual e concretizar o grande desejo do kosen-rufu.

Portanto, é fundamental que enfrentemos ativamente o desafio do nascimento, do envelhecimento, da doença e da morte em meio à nossa luta pelo kosen-rufu. Agir dessa forma é uma prova concreta de que na vida existem as quatro nobres virtudes do Buda: eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza.

O nascimento, o envelhecimento, a doença e a morte não são causas ou motivos de aflição nem de lamentação. Ao contrário, constituem um brilhante palco para representarmos o drama da vida que ressoe com os acordes triunfantes da eternidade, da felicidade, do verdadeiro eu e da pureza. Mediante a epopeia do nascimento, do envelhecimento, da doença e da morte, criamos uma existência de júbilo e vitória.

Fonte: Terceira Civilização, ed. 444, ago. 2005, p. 18.

Do ponto de vista da psicologia, o estilo de vida ideal é o praticado na SGI

Por Daisaku Ikeda

O Dr. Martin Seligman, ex-presidente da Associação Americana de Psicologia, é um importante defensor da psicologia positiva. É considerado um dos mais importantes teóricos revolucionários no campo da psicologia desde Freud.

[Nota: O presidente Ikeda encontrou-se com o Dr. Seligman em Tóquio em 20 de setembro de 1997.]

[...] O objetivo de sua pesquisa era descobrir, com base em dados empíricos coletados em todo o mundo, o que proporciona às pessoas uma grande realização na vida.

O Dr. Seligman identificou três fontes principais de realização. A primeira é viver uma existência agradável — a “felicidade hedônica”. A segunda é empregar as maiores forças e virtudes em todas as diversas esferas de atividades da pessoa e em seus relacionamentos humanos. A terceira é desdobrar-se no mais elevado empenho a serviço de algo maior do que a si próprio.

O Dr. Seligman descobriu que, em todas as partes do mundo, tanto a segunda como a terceira fontes de realização proporcionam um sentimento profundo e mais espiritual de realização do que a primeira. Em outras palavras, a felicidade não é determinada pela riqueza econômica ou material nem pela posição social. Isso está exatamente de acordo com o que Nichiren Daishonin diz: “os tesouros do coração são mais valiosos do que os tesouros do cofre” (WND, p. 851). Esse ensinamento é nossa eterna e fundamental diretriz de vida.

A chave para viver uma existência realizada, sem nenhum arrependimento, é dedicar-se a uma causa, um objetivo que seja maior que nós próprios. Todos vocês sabem disso e estão pondo isso em prática [nas atividades da SGI]. Vocês vivem da forma mais grandiosa possível — uma vida de inigualável criação de valor.

De acordo com a perspectiva da psicologia, as atividades da Soka Gakkai, que nos permitem acumular os tesouros do coração, representam o estilo de vida ideal. Essas atividades oferecem ao mundo um modelo a seguir e incorporam o que há de melhor no comportamento humano. É por isso que tantos pensadores importantes têm manifestado sua ardente esperança de que o humanismo Soka se propague amplamente em todo o mundo.

Desejo proclamar que a Soka Gakkai é, em todos os níveis, um mundo de felicidade em sintonia com a Lei Fundamental do universo. Vamos continuar avançando com tranquila convicção, sem nos preocuparmos com as pessoas arrogantes, preconceituosas e invejosas.

O Dr. Seligman também afirmou ter-se inspirado em nosso encontro. Gostaria de citar as observações que ele fez com todos vocês para demonstrar sua confiança e consideração pela Soka Gakkai. “Ao encontrar-me com o presidente Ikeda”, disse ele, “senti mais confiança na busca de novos caminhos para o desenvolvimento da psicologia”. O Dr. Seligman disse ainda ter reconhecido a importância das organizações e do meio ambiente na formação de uma firme base pessoal para a criação da felicidade, e disse esperar também que possa aprender sobre esses elementos com o budismo. É assim que importantes pensadores do mundo consideram nosso movimento.

Fonte: BS, ed. 1.790, 9 abr. 2006, p. A3.

Compartilhar nas