marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Extraia toda a energia que o inverno oferece; revigore-se!

“O inverno nunca falha em se tornar primavera” é uma expressão utilizada pelo buda Nichiren Daishonin que proporciona máxima esperança em qualquer situação. É a certeza de que você será feliz não importando o rigor das circunstâncias. Quem resiste com firme fé, faz surgir a felicidade e extrai do inverno força para conti­nuar. “Aqueles que abraçam o correto ensinamento do budismo entram em harmonia com o ritmo da vida e do universo, e estão garantidos a vivenciar uma primavera de vitória que brilha por toda a eternidade”, ensina o presidente Ikeda.

download do ícone
ícone de compartilhamento

12/12/2015

Extraia toda a energia que o inverno oferece; revigore-se!

Inverno se torna primavera; nunca acontece o contrário

Jamais aconteceu de o inverno virar outono ou verão. Depois do inverno, sempre vem a primavera.

Essa certeza também deve existir em nossa vida: o sofrimento atual, as dificuldades, sempre passa e se transforma em primavera de benefícios. Esse fluxo vital deve ser criado na vida por meio da vigorosa recitação e propação do Nam-myoho-renge-kyo.

É na primavera que as flores desabrocham formando um cenário multicolorido de alegria e frescor. Mas, para que isso aconteça, é preciso que elas se revigorem durante o cinzento período do inverno.

Da mesma forma como ocorre com as estações climáticas, nossa vida também transita por diversas fases, e o budismo ensina que o esforço para suportar com máxima esperança as mais difíceis etapas é o que faz florescer a felicidade duradoura. Quanto mais o inverno dos problemas é rigoroso, maiores são as oportunidades que ele traz.

O presidente Ikeda afirma: “No outono, as plantas se resguardam e se preparam para entrar no período de dormência ou de recarga. Elas começam o processo de guardar energia para a primavera. Se houver um repentino aquecimento durante a dormência no inverno e as flores forem despertadas, os botões que aguardam a chegada da primavera começam a florescer antes do tempo e, quando o frio do inverno retorna, eles murcham e morrem”.

A inigualável compaixão do Buda

O Inverno Nunca Falha em se Tornar Primavera também é uma carta de extraordinária benevolência escrita pelo buda Nichiren Daishonin em 1275 à monja leiga Myoichi, que na época enfrentava problemas que podem ser comparados a um rigoroso inverno.

Com o profundo desejo de que ela fosse feliz, Daishonin escreveu esta carta encorajando sua discípula com forte convicção para dissipar quaisquer sentimentos de pesar e aflição que a monja leiga pudesse ter.

“Os escritos de Nichiren Daishonin são a fonte de luz que reanimam qualquer pessoa triste e magoada, a força motriz para abrir o caminho da felicidade e da vitória na vida”, orienta calorosamente o presidente Ikeda.

Não seja desencorajado pelos ventos frios

O budismo existe para termos força e esperança nos momentos difíceis.

Todas as pessoas nasceram com o direito de ser feliz, mas o rigor do inverno das dificuldades tentam tirar esse direito. A prática budista é a força espiritual que permite suportar as dificuldades enquanto se fortalece a coragem.

Não há sentimentalismo na prática budista

“Se nas dificuldades do inverno – o momento em que fortalecemos a nossa fé –, questionarmos por que precisamos passar por essas situações, consequentemente deixamos de acumular boa sorte”, diz o presidente Ikeda.

O coração humano é mutável por natureza, por isso, os sentimentos de lamentação e descontentamento facilmente desencorajam as pessoas.

Se nessa situação desistir de lutar ou de avançar na fé, acabará frustrado e vencido pelas circunstâncias. Por isso, diante dos problemas, não desista! Ao contrário, deve resistir e manter a coragem de continuar avançando; desse esforço resulta a esperança e a garantia do resultado positivo. “A chave para a nossa vitória se encontra na intensidade e na paixão com que nos desafiamos no inverno, na sabedoria com que utilizamos esse período, e em quão significativamente vivemos cada dia com a convicção de que a primavera chegará sem falta”, assegura o presidente Ikeda.

Aqueça o coração com daimoku!

Energia vital é tudo na vida. Por isso, para se aquecer no inverno do sofrimento, o importante é recitar com vigor o Nam-myoho-renge-kyo. Ao fazer isso, produzirá a chama da transformação da realidade.

Assim, tanto em momentos de sofrimento como nos de alegria, surge sabedoria para transformar obstáculos em benefício e avançarmos a cada dia com otimismo e esperança ainda maiores.

Não há tempo para lamentação, é preciso suportar e avançar

O presidente Ikeda ensina que devemos ser firmes e persistentemente manter acesa a esperança e a coragem. Os constantes esforços para transformar o inverno em primavera são o caminho essencial para um crescimento insuperável e uma vida plena. O daimoku é o que nutre e aquece o coração enquanto resiste e supera as dificuldades do inverno. E, quando vem a primavera, estamos prontos para cuidar e manter florido nosso jardim.

O mestre afirma: “Quando enfrentamos a árdua tarefa de transformar nosso destino, celebramos a chegada da primavera para edificar a boa sorte e a felicidade em nossa vida. Não nos esquivemos, portanto, do rigor do inverno. Se tivermos a coragem de enfrentar os desafios do frio, poderemos avançar ilimitadamente para a esplêndida primavera, que é a consecução do estado de buda e o kosen-rufu.”

Não tenha medo

Sem temer os

Elevados precipícios,

Sem temer as ondas tempestuosas.

Hoje, a Soka Gakkai e o Sr. Toda

São difamados e

Duramente criticados.

Porém, nas profundezas

De meu coração,

Brota poderosa emoção.

Deixe estar.

Essas pessoas verão

dentro de dez, vinte anos,

quanto teremos crescido!

O presidente Ikeda escreveu esse poema em 1951, num dos piores momentos da vida de seu mestre, Josei Toda. Quando tudo parecia perdido, ele manifestou poderosa emoção e, tempos depois, transformou por completo a situação. Com isso, ele ensina exatamente como encarar os momentos mais difíeis. Não recue diante do rigor do inverno; persistentemente, faça florescer a poderosa esperança que transforma a realidade e inspira as pessoas.

Ele conclui: “Com convicção e otimismo, com alegria e vitalidade, vamos conversar com os demais sobre esta grande filosofia de esperança sintetizada nas palavras ‘o inverno nunca falha em se tornar primavera’. Vamos iluminar a humanidade com a luz da benevolência e sabedoria do Budismo Nichiren para, dessa forma, abrir as portas de uma primavera de paz, de cultura e de humanismo”.

Compartilhar nas