marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Faça do inverno uma alegre primavera

No capítulo Broto, v. 7, da Nova Revolução Humana, presidente Ikeda comenta os desafios de uma jovem senhora em transformar a dor da perda do marido em um belo jardim primaveril da felicidade

download do ícone
ícone de compartilhamento

12/12/2015

Faça do inverno uma  alegre primavera
O evento teve início com as palavras de abertura proferidas logo depois da entrada de Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo de Daisaku Ikeda] e de sua comitiva no local da convenção.

Depois da abertura, Masako Clark dirigiu-se ao microfone para relatar sobre sua vida com base na prática da fé. Ela era responsável pela Comunidade Seattle. Quando Shin’ichi visitou Los Angeles pela primeira vez, ela lhe comunicou que estava se mudando para Seattle devido ao trabalho do marido. Nessa ocasião, Shin’ichi escreveu a seguinte dedicatória num livro:

Sob os raios da Lei Mística,

Assim como uma rainha,

Continue a bailar virtuosamente.

O marido de Masako, oficial do exército, havia sido contaminado por elementos radioativos durante as pesquisas para o desenvolvimento da bomba atômica; como consequência, tinha uma saúde fraca, e os médicos tinham dito que seria muito difícil ter filhos. Masako convertera-se ao budismo no Japão em 1955, porém seu marido não a seguiu com a prática da fé. Dois anos depois, ele ficou muito enfermo, com úlcera no estômago, e os médicos não lhe deram mais esperança de recuperação. Porém, Masako orou com toda a firmeza e conseguiu salvá-lo. Em 1959, seu marido recebeu ordem de retornar aos Estados Unidos e eles se mudaram para San Diego. 

Embora ela não falasse inglês, esforçava-se na propagação do budismo com a decisão de transformar seu destino. Pouco tempo depois, ficou grávida e teve uma filha em julho de 1960. Nessa ocasião, seu marido tinha viajado ao Japão e ela comunicou o nascimento da filha enviando-lhe uma carta. Essa notícia, que encheu seu coração de emoção, fez com que ele decidisse se converter ao budismo. Depois de três meses, Shin’ichi Yamamoto visitou os Estados Unidos e fundou o Distrito Los Angeles. Foi nessa ocasião que Masako recebeu os incentivos de Shin’ichi.

Em dezembro de 1962 nasceu seu segundo filho, um menino. Seu marido ficou tão feliz que saiu correndo do quarto da maternidade para comprar orquídeas e presenteá-la. Nessa noite, porém, ele caiu novamente enfermo devido à úlcera no estômago. 

Foi internado no mesmo hospital onde Masako convalescia do parto, e ficou em coma por alguns dias. Logo que recuperou os sentidos, disse a Masako que queria fazer o gongyo. Enquanto recitavam daimoku, ele faleceu serenamente. Apesar da perda do marido, que a deixou sem rumo na vida, não teria problemas econômicos para sustentar os dois filhos. O marido havia reunido um patrimônio suficiente para o sustento deles, podendo contar também com o dinheiro da pensão.

No palco da convenção, quando ela chegou a esse ponto do relato, sua voz ficou embargada e as lágrimas começaram a rolar pelo rosto. A tristeza era ainda grande, pois havia passado pouco mais de dez dias do falecimento do seu marido. Todos os membros, que a ouviam atentamente, começaram a ficar com os olhos cheios de lágrimas.

— Se eu fosse aquela mulher de algum tempo atrás, não teria coragem de viver com meus dois filhos após perder meu marido. Porém, por ter abraçado o Gohonzon e por ter muitos amigos, não caí em desespero. Ao contrário, me levantei para que a minha tristeza não atingisse meu falecido marido. Tenho plena certeza de que, se eu me empenhar com forte decisão em prol do kosen-rufu, ele estará me enviando todo o seu apoio. Ele me deixou dois filhos. Como mãe, tenho agora a responsabilidade de criá-los como valorosos seres humanos do kosen-rufu. Além disso, tenho a missão de promover a propagação do budismo em Seattle e em toda a América. Para cumpri-la plenamente, estou decidida a viver com todas as minhas forças e comprovarei que sou a rainha da felicidade. Muito obrigada a todos pelo apoio.

O aplauso do público se prolongou por algum tempo. Seu relato e sua decisão tocaram fortemente o sentimento dos participantes, envolvendo-os com seu ardente senso de missão. A conscientização da missão capacita as pessoas a ter coragem e transforma a tristeza em esperança. A convenção chegou ao seu ponto alto com as palavras do presidente Shin’ichi Yamamoto.

— Observando o aspecto radiante que reflete os benefícios conquistados pelos senhores, sinto que a primavera da prática da fé chegou finalmente aqui em Los Angeles. Da mesma forma como as sementes suportam o rigoroso frio do inverno para germinar com todo o vigor na primavera, nossa vida também encontra a vitória após superar dificuldades e sofrimentos, podendo desfrutar o sabor da alegria que brota do fundo do nosso ser. Ao contrário, se fugirmos das adversidades, perdendo o espírito de desafio, o que vamos encontrar é somente derrota e remorsos. Por isso, digo a todos: desbravem hoje também o caminho da felicidade em meio às dificuldades!

Compartilhar nas