Conheça o Budismo
BS
“Que maravilhoso ensinamento budista é este!”
23/01/2016
Frase instigante do presidente Ikeda:
“O passado já se foi. O futuro ainda não chegou. Tudo o que existe é o momento presente. [...]
Considerar esse momento da vida como o efeito direto de alguma causa que fizemos no passado significa pensar em termos do ‘verdadeiro efeito’. Significa pensar, em outras palavras, ‘Eu fiz tal coisa, portanto, aconteceu isso comigo’. Mas ter simplesmente essa perspectiva não fará surgir esperança. O importante é considerar a própria vida no presente momento como a ‘causa’ para efeitos futuros. Essa é a ‘verdadeira causa’ que alcança as profundezas do ser. Não se trata de uma causa superficial” (BS, ed. 1.579, 11 nov. 2000, p. 3).
Chegou a hora de expandir e transformar
“Verdadeira causa” é um dos princípios mais importantes e fascinantes do budismo porque ensina que devemos viver do presente para o futuro.
A Lei que muda as coisas, expande nossa vida e transforma o destino é difícil de ser percebida. Por causa disso, nos distraímos com teorias parciais que ensinam a tratar os fatos atuais da vida apenas como consequência do passado. Essas teorias parecem corretas, mas lá no fundo geram medo, insegurança e instabilidade, além de uma dúvida crucial: “será que há mais coisas ruins para acontecer?”
A “verdadeira causa” é a Lei do Nam-myoho-renge-kyo. Ela é a força que contém ao mesmo tempo a causa e o efeito e, quando se tem fé nessa Lei, você faz o momento presente ser causa da transformação. Se está sofrendo, converte esse sofrimento em causa da felicidade.
Dicionário:
“Verdadeira causa” (honnin-myo, em jap.), também “princípio místico da verdadeira causa”. Um dos dez princípios místicos do ensinamento essencial do Sutra do Lótus. Foi formulado por Tiantai (538-597). Se refere à prática que Shakyamuni realizou num tempo incrivelmente no passado para atingir sua iluminação original. O termo contrasta com “verdadeiro efeito”. Nichiren Daishonin identificou a “verdadeira causa” ou Lei fundamental, que fez todos os budas manifestarem o estado de buda, como a Lei do Nam-myoho-renge-kyo. Fonte: www.nichirenlibrary.org
Todos podem
O budismo existe para o povo. E Nichiren Daishonin provou que qualquer pessoa consegue ser feliz no seu cotidiano, por mais simples que seja. Isso aconteceu quando ele revelou que o Nam-myoho-renge-kyo recitado com fé no Gohonzon desejando ardentemente a felicidade de si e de todos à sua volta é, em si, a “verdadeira causa” que muda o destino.
O estado de buda — o ápice da felicidade humana — é acessível a qualquer pessoa.
Daishonin comprova isso principalmente quando afirma que aqueles que recitam o Nam-myoho-renge-kyo “atingirão o estado de buda prontamente” (WND, v. VI, p. 201). Ele também declara: “Não deve haver dúvidas de que aqueles que praticam corretamente a Lei Mística facilmente se tornarão budas iguais a Shakyamuni” (GZ, p. 817); e “não é difícil tornar-se buda”(END, v. IV, p. 285).
Verdadeiro otimismo
Diante das afirmações anteriores de Daishonin, o presidente Ikeda exclama: “Que maravilhoso ensinamento budista é este! Como somos afortunados! Que maravilhosa joia Daishonin concedeu à humanidade! Isso representa um ensinamento que é de fato acessível a todos os seres humanos” (BS, ed. 1.494, 6 fev. 1999, p. 3).
“Verdadeira causa” significa viver com um infinito otimismo diante de todos os fatos. Esse otimismo vem do coração quando se tem “absoluta fé nas possibilidades humanas, uma crença imutável nas nossas habilidades de superar todas as dificuldades e a coragem para se esforçar continuamente para melhorar o mundo ao nosso redor” (The Inner Philosopher, p. 42).
Esse princípio muda a forma de encarar o momento presente. Os fatos deixam de ser experimentados como “castigo” e são vistos como “causa” da mudança. O budismo ensina a viver com total esperança acreditando que o sofrimento atual é o impulso para a vitória.
O dia de hoje nunca mais voltará
“Verdadeira causa” significa viver “do presente para o futuro”. Em vez de lamentar os fatos, de se demorar buscando razões cármicas da situação ou se martirizar com culpas, a pessoa se concentra em lutar com entusiamo para transformar a realidade ao mesmo tempo em que extrai valor de tudo que lhe acontece.
O presidente Ikeda afirma: “O budismo é ‘do presente para o futuro’. Não é necessário olhar para trás [para o passado]. Basta avançar sempre. Porque vocês são ‘tesouros de infinito potencial’” (BS, ed. 2.275, 16 maio 2015, p. A2).
Viver inspirado nesse conceito brinda um senso de urgência em dedicar-se ao máximo, agora, para vencer e reconstruir sua realidade. Em outra passagem, o presidente Ikeda afirma: “O dia de hoje nunca mais voltará. Por isso, precisamos vencer energicamente cada dia com o espírito de rei leão. Passado é passado. Por isso, não importa o que tenha sido até agora, vivam do presente para o futuro abrindo caminhos de avanço e progresso. Daí se inicia a verdadeira história da revolução humana. O futuro de uma vida rotineira é a infelicidade. Partir sempre com renovada disposição é praticar o Budismo da Verdadeira Causa. As atividades da Gakkai, que são promovidas sempre com novas esperanças, são ações que entoam a sinfonia da felicidade e do triunfo” (BS, ed. 1.729, 1o jan. 2004, p. A2)
Apegar-se desnecessariamente ao passado é retrocesso. Viver do presente para o futuro é expansão, avanço e vitória.
É você, é agora
O princípio da verdadeira causa explica que qualquer mudança tem origem em duas coisas: “você” e o “momento presente”.
Se a sua determinação neste momento estiver sincronizada ao Nam-myoho-renge-kyo — a Lei Mística da Verdadeira Causa — você se empenha com vitalidade, expande ao máximo sua força e supera qualquer dificuldade.
A condição para isso é tomar as rédeas da vida e resolver por si mesmo suas questões. É muito fácil acusar o carma, os outros, os fatos, ou a até a “causa e efeito” como motivo da sua estagnação. Mas o budismo garante que as coisas só mudam quando a mente muda — quando você decide dar um basta e inicia uma otimista batalha.
“Não é ‘alguém’, é você. Não é ‘algum dia’, é ‘agora’. Vamos desbravar uma extraordinária nova era do kosen-rufu de vitórias da nossa localidade por meio de um forte espírito determinado e de ardente fé!”, encoraja o presidente Ikeda.
Vitória em 2016
O ano de 2016 é perfeito para criar uma nova história de expansão da sua energia vital. A forma mais eficaz é “ir ao encontro” das pessoas, encorajá-las e aumentar seu círculo de amizade.
O contrário da expansão é o egoísmo, uma vida centrada em si mesmo. Quanto mais o coração se expande, mais se encoraja os outros e maior é o círculo de influência da sua vida.
O ponto de partida é fazer deste momento “o instante em que os senhores decidem do fundo do coração: ‘Hei de me levantar agora e lutar!’ É a partir do instante em que o destino começa a mudar que a vida se desenvolve e a história tem início. Esse é o princípio místico da verdadeira causa” (PHJ, p. 52).
Vida diária inspirada na “verdadeira causa”
MANEIRA CONVENCIONAL = “verdadeiro efeito”
Encara a situação apenas como “efeito” do passado = Falta de energia vital, angústia, lamentação
PRATICANDO O BUDISMO da “verdadeira causa”
O fato atual é a causa da vitória. Ânimo no presente e batalha para criar um novo futuro = Liberdade, otimismo, vitória, altruísmo
A forma concreta da “verdadeira causa” é a fé otimista e constante no Gohonzon do Nam-myoho-renge-kyo
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