marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Mestre e discípulo trilham a estrada da esperança

A relação dos principais pensadores da Grécia antiga, Sócrates e Platão, foi firmada pelo genuíno senso de justiça e à luz da verdade contra a façanha maquiavélica das autoridades de seu tempo. Para o presidente Ikeda, a unicidade de mestre e discípulo (shitei-funi em jap.) é o único caminho a ser percorrido para se transmitir a convicção de grandes personalidades. Abaixo, trechos de orientações do presidente Ikeda, Japão, setembro de 1988

download do ícone
ícone de compartilhamento

17/09/2016

Mestre e discípulo trilham a estrada da esperança

A imutável relação entre mestre e discípulo

O presidente Makiguchi foi afortunado por ter tido o Sr. Toda como discípulo a quem confiou o seu desejo. E o presidente Josei Toda se sentiu seguro e confiante por saber que todos os esforços que iniciara seriam levados a pleno êxito por mim. A todo momento eu tenho me empenhado ao máximo para compreender o espírito do presidente Josei Toda e concretizar suas intenções.

Platão foi discípulo de Sócrates1 por aproximadamente uma década, desde os 20 anos. Ele passou a maior parte da juventude ao lado do seu mestre.

Daquela época em diante, por mais de 50 anos, até a sua morte, aos 80, Platão lutou sinceramente para alcançar significativos objetivos.

Grandes feitos

Com esperança no coração, Platão se esforçou em três importantes áreas: Ele se devotou às LETRAS. No sentido de transmitir a verdade de seu mestre às gerações futuras, continuou a escrever prolificamente até a sua morte. Todos os trabalhos que deixou foram dedicados a Sócrates.

A segunda área era a EDUCAÇÃO. Platão fundou uma academia e se empenhou para criar inúmeras pessoas capazes.

A terceira era a POLÍTICA. Ele perseguiu firmemente a possibilidade de concretizar um governo regido por um rei filósofo dentro da sociedade.

Ao longo de sua existência, ele depositou vigor e energia nessas três áreas, tendo a morte de Sócrates como ponto de partida.

Em retrospecto, eu também tenho me esforçado nessas três áreas.

No âmbito das LETRAS, venho publicando muitas obras, que hoje [em 1988] estão sendo compiladas com o título Ikeda Daisaku Zenshu2 [Coletânea de Obras Completas de Daisaku Ikeda]. Também ajudei a criar e desenvolver o Seikyo Shimbun, o jornal da Soka Gakkai.

No campo da EDUCAÇÃO, institui o sistema Soka de ensino, pelo qual muitos jovens capazes estão se desenvolvendo e irão contribuir enormemente para a sociedade.

Por fim, na área da POLÍTICA, fundei o Komeito, Partido de Governo Limpo, cuja influência alterou consideravelmente o mapa da política japonesa. Tenho empreendido todos esses esforços movido pelo desejo de concretizar a visão do presidente Josei Toda sobre o futuro, baseado em suas ideias e concepções.

Base para a verdadeira

relação de mestre e

discípulo

Oro para que, em prol da justiça do Japão e do mundo, vocês, jovens, façam de tudo ao seu alcance para realizar este meu ideal. Em síntese, podemos dizer que a relação entre Sócrates e Platão foi baseada em completa concordância e crença.

Mas as pessoas do povo somente compreenderam a grandiosidade de Sócrates dentro dos limites dos seus sistemas de referências. Quando as ações de Sócrates ultrapassavam o que consideravam como comportamento normal, ousavam até mesmo criticá-lo.

Em contraste, Platão acreditava e aceitava Sócrates sinceramente, sem qualquer restrição. Esta é a base para uma verdadeira relação entre mestre e discípulo. A semente do espírito de Sócrates se tornou profundamente enraizada no solo da vida de Platão a tempo de reproduzir um suprimento inesgotável de frutos.

Transcende a vida e a morte

Depois da morte de Sócrates, um novo Sócrates nasceu na pessoa de Platão. Fui para o presidente Josei Toda o que Platão foi para Sócrates, portanto, posso entender muito bem a relação entre esses dois filósofos gregos.

Certa vez disse: “Não há nada que eu possa chamar de meu, tudo o que sou nasceu da semente do espírito do presidente Josei Toda plantada no solo da minha vida”. Platão é a emanação de Sócrates e os dois são inseparáveis. Sem Sócrates não haveria Platão e foi através de Platão que Sócrates pôde se tornar num eterno tesouro da humanidade. O caminho de mestre e discípulo transcende a morte.

Único caminho

Neste mundo de constantes mudanças e oscilações, este é o único caminho por onde a luz das ideias expostas por uma grande alma podem ser transmitidas sem interrupção e ficam eternizadas. Este modo de vida é parte da herança cultural da humanidade.

Compartilhar nas