marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Pela vida inteira, sempre com Ikeda sensei

Não há vida mais valorosa que aquela dedicada aos nobres sonhos de Ikeda sensei. O que ele mais deseja e que devemos herdar e aplicar em nosso cotidiano? Que sejamos felizes ao extremo conduzindo cada pessoa do povo a essa condição de vida

download do ícone
ícone de compartilhamento

26/08/2017

Pela vida inteira, sempre com Ikeda sensei
DAISAKU IKEDA, NOVA REVOLUÇÃO HUMANA, v. 2, p. 44-45

Deixo meu legado aos meus amados jovens discípulos

Chegara, então, o momento do discurso do presidente Yamamoto. Curvando-se para o público, ele iniciou:

— Já faz um longo tempo desde que nos encontramos da última vez. Sempre que vejo alguém da Divisão dos Universitários me encho de esperança. Eu confio em vocês e os respeito imensamente.

Ele prosseguiu:

— Durante a juventude, lutei contra a pobreza e a doença. Minha saúde era tão ruim que eu achava que poderia morrer a qualquer instante. Em consequência disso, não pude estudar como gostaria. Mas por me encontrar com um mestre grandioso como o presidente Toda, receber treinamento dele e perseverar na fé, hoje possuo um estado de vida em que posso declarar que ninguém é mais feliz do que eu. Para pagar a profunda dívida de gratidão que tenho com Toda sensei, estou decidido a me empenhar de corpo e alma em prol do kosen-rufu. Se, contudo, eu morrer, ou me vir incapaz de alcançar esse feito, gostaria que vocês me superassem e, com uma força ainda maior da que eu consegui reunir, concretizassem a aspiração de nosso mestre, o presidente Toda, disseminando os ideais dele por todo o mundo. Peço-lhes isso humildemente.

Para criar uma correnteza constante do kosen-rufu, Shin’ichi havia iniciado um esforço que ia além dos limites de sua própria energia física. Era um empenho tão árduo que ele poderia sofrer um colapso a qualquer momento. Por essa razão, queria confiar o futuro aos jovens.

— A tarefa diante de vocês agora consiste em desenvolver uma paixão descomunal, estudar com mais afinco do que nunca, e se devotar à prática da fé. O que o futuro reserva àqueles que são negligentes em se fortalecer na juventude é uma vida frágil como um castelo construído sobre a areia. Gostaria que avançassem firme e pacientemente, dedicando-se aos estudos e desenvolvendo-se de modo integral para que se destaquem como pes­soas notáveis no futuro.

Compartilhar nas