Conheça o Budismo
BS
Força interior que gera convicção e alegria
“Todos os outros sofrimentos nada mais são para mim que poeira lançada ao vento” — esta afirmação de Nichiren Daishonin no escrito Abertura dos Olhos é a essência do juramento seigan praticado na SGI. Ikeda sensei afirma: “Tal como essa frase, o correto juramento contém a força inabalável que propicia grande convicção e alegria na vida”. A filosofia budista ensina que quem vive por esse juramento é forte, nunca se abala e experimenta suprema felicidade. A partir da nova diretriz do Mestre à BSGI, trilhemos em 2018 o caminho do juramento seigan — confiar em absoluto no Mestre enquanto conduzimos uma vida correta fiel a nós mesmos, ao Gohonzon e aos amigos
31/12/2017
Rumo a 2030 em total sintonia com Ikeda sensei
As orientações de Ikeda sensei são o norte de cada membro da SGI e devem ser gravadas em mármore, imortalizadas e seguidas com ardor e foco.
Diante de qualquer impasse, um membro da SGI sempre retorna ao ponto primordial — Ikeda sensei. E assim renova o juramento e parte esperançoso e confiante para as batalhas diárias. Sempre voltar ao mestre é o ritmo natural da prática budista. Ikeda sensei diz que a todo momento mantém diálogo interior com Toda sensei.
Por ocasião da posse do novo presidente, Miguel Shiratori, o Mestre enviou um direcionamento à BSGI.
É uma frase curta que resume sabiamente o modelo de conduta ideal para os membros da BSGI. Revela a expectativa de Ikeda sensei e também apresenta a estratégia perfeita e infalível a ser aplicada todos os dias para se acumular vitórias e triunfar em 2030.
Shakubuku, a alma da Soka Gakkai
Os Três Mestres Soka sempre batalharam incansávelmente pela ampla propagação da Lei Mística.
Plenamente convictos na eficácia absoluta do Nam-myoho-renge-kyo e prontos a dar a vida para iluminar cada pessoa, impulsionaram alegres e criativos movimentos de propagação tendo como núcleo central o esforço pessoal deles próprios. A SGI só é a atual potência com mais de 12 milhões de associados e estrutura invejável porque Makiguchi sensei, Toda sensei e, nos últimos 70 anos, Ikeda sensei, abriram os caminhos.
Em 3 de maio de 1969, por exemplo, Ikeda sensei discursou analisando os primeiros nove anos da sua presidência:
“Hoje, 3 de maio, contamos com o número de 7.027.296 famílias na Soka Gakkai. Desejo concretizar 7,5 milhões de famílias até o 3 de maio do próximo ano. O que os senhores acham?” (Terceira Civilização, set. 1969, p. 4).
Em sua posse no dia 3 de maio de 1960, o Mestre lançou o desafio de 6 milhões de famílias até o ano de 1972, mas a meta já havia sido alcançada em 1969, três anos antes:
“O objetivo de seis milhões de famílias que fizemos como meta até maio de 1972 já está concretizado. Assim, não haveria necessidade de fazer shakubuku até 1972. Mas jamais devemos parar a correnteza de shakubuku que Nichiren Daishonin nos encarregou. Propagação é a vida de uma religião. A religião que não luta pela propagação é uma ‘religião morta’” (Ibidem).
A meta numérica era a expressão de máxima gratidão da dele a Toda sensei, que “concretizou 750 mil famílias em meio as críticas e zombarias, fazendo disso o desejo final de sua vida” (Ibidem).
Trinta e nove anos depois, em artigo de 16 de novembro de 2017, o Mestre atua com o mesmo ímpeto e delega aos jovens a tarefa de jamais deixarem parar a correnteza do shakubuku: “Os jovens que se desafiam incansavelmente na prática do shakubuku são os mais nobres vencedores da juventude” (BS, ed. 2.399, 9 dez. 2017, p. A2).
2018: autodomínio e benevolência
O ano de 2018 traz uma celebração especial: cinco anos da inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, em Tóquio.
Em 18 de novembro de 2013, Ikeda sensei inaugurou o castelo da unicidade de mestre e discípulo para que todo membro da SGI ore junto com ele e renove o juramento de viver da forma mais espetacular.
Um dos benefícios da prática budista com o Mestre é o autodomínio, ingrediente essencial para uma vida plena e emocionalmente estável. Ikeda sensei ensina:
“Autodomínio é desenvolver sabedoria e força para responder com toda coragem aos desafios impostos por desejos desenfreados e emoções negativas, como o ódio que surge dentro de si próprio. Autodomínio significa superar suas próprias limitações atuais e se esforçar para se desenvolver como uma pessoa melhor, mais sábia e mais forte” (Terceira Civilização, ed. 592, dez. 2017, p. 47).
Revolução humana é a transformação interior completa na qual se desenvolve autocontrole e resistência que expandem nosso estado de vida. Por meio dessa ampliação percebemos o bem-estar dos outros como nosso próprio bem-estar. Em 2018, adote o shakubuku com prática diária: “As ações altruísticas proporcionam satistação ao nosso próprio ego” (Ibidem, p. 58).
2018: paixão, vitória e sabedoria
A maior alegria é possuir um mestre correto que ensine o caminho seguro da felicidade.
Em artigo recente (1o de dezembro, publicado no BS, ed. 2.399, 9 dez. 2017, p. B2) Ikeda sensei explica sobre o tema de 2018 “Ano da Gloriosa Vitória da Nova Era do Kosen-rufu Mundial” —, e ensina aos amados discípulos como “entrar no portal da gloriosa vitória” (Ibidem) por meio de três focos:
Sabedoria — “Estudem plenamente o Gosho e lapidem a sabedoria! Isso porque é aqui que se encontra o caminho direto para iluminar o futuro da humanidade” (Ibidem).
Paixão — “Jamais se esqueçam da paixão pelo shakubuku! Vivam pela felicidade de si e dos demais! A Soka Gakkai é eternamente uma organização do shakubuku” (Ibidem).
Vitória — “Vençam a si mesmos! Vençam hoje! A fonte para a vitória é a contínua recitação do gongyo e do daimoku” (Ibidem).
A filosofia da iluminação imediata ensinada na SGI significa uma vida diária gloriosa permeada por todos os elementos anteriores citados pelo Mestre.
Dotado de novos valores e com estrutura de crenças criativa voltada à felicidade alheia, faça de 2018 um período de vitórias épicas. Torne-se um ser humano com coração caloroso que encoraja pessoas e age com bom senso.
Viva ao máximo!
A essência de 2018 está expressa na caligrafia ao lado escrita por Ikeda sensei: glória (eiko, em jap.)
Em recente artigo, ele orienta quais os elementos para cada membro da SGI surpreender e vencer ao longo do ano:
“‘Enquanto viver não deixe nada para depois, sua existência deve ser de ações e ações’, são palavras do grande poeta alemão Goethe. Nossa vida é limitada. Se for para viver, enriqueçam ao máximo a própria existência. Viver plena e incandescentemente o agora abre a glória do futuro. Vamos dar partida com os amigos do mundo elevando o grande juramento seigan pelo kosen-rufu! Vamos juntos dar o brado da vitória da revolução humana! Convictos de nossos passos pelo kosen-rufu e do avanço da própria localidade, tudo fará parte da história de glória para o futuro” (BS, ed. 2.399, 9 dez. 2017, p. B2).
Compartilhar nas