Conheça o Budismo
BS
Construa você mesmo uma vida valorosa
Manifestar o princípio das “quatro virtudes” é sinal de avanço e da revolução humana
08/12/2018
“Quatro virtudes” - O reflexo de uma existência de benevolência
Liberdade e felicidade são características essenciais do princípio budista das “quatro virtudes” (shi-toku), mas para alcançar uma condição de vida que exale essas qualidades fundamentais são necessários esforços tenazes. Esse princípio básico é consequência direta do nosso exercício diário para manifestar uma condição vital elevada. Todo esse empenho é válido ao percebermos que naturalmente nos tornamos uma pessoa melhor — aquele indivíduo que faz a diferença onde está e é respeitado e admirado por todos.
O budismo nasceu na Índia e inicialmente migrou para a China e o Japão, sendo sua essência resgatada no século 13 por Nichiren Daishonin. A partir dos anos 1930, com a fundação da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi (primeiro presidente da associação) e seu fiel discípulo, Josei Toda (que mais tarde assumiria como segundo presidente), o budismo voltaria a se fortalecer na “terra do sol nascente”, o Japão.
Anos mais tarde, o Budismo de Nichiren Daishonin se expandiu para 192 países e territórios com as ações do terceiro presidente da organização, Dr. Daisaku Ikeda, e dos associados que abraçaram o budismo da Soka Gakkai Internacional (SGI) como religião e filosofia de vida. Entre os ensinamentos deixados por Daishonin e propagados pela SGI consta o princípio básico das “quatro virtudes”.
As “quatro virtudes”, nobres qualidades da vida de um buda, são características conquistadas durante a nossa caminhada rumo à revolução humana. Para edificar essa trajetória de felicidade, é importante ter como base a recitação do Nam-myoho-renge-kyo (daimoku) e assim manifestar o estado de buda, obter sabedoria e fortalecer a fé; e jamais esquecer que todas as pessoas são budas e merecem total respeito. Essa consciência sobre a condição de buda inerente às pessoas permite que nos tornemos indivíduos inabaláveis e vitoriosos.
Quais são as “quatro virtudes”?
As “quatro virtudes” são quatro nobres qualidades na vida de um buda: eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza, como descrito a seguir.
Eternidade
É adquirida ao compreender a imensidão da vida e que o nosso estado de buda é imutável pelas “três existências” (passado, presente e futuro). É por enxergar a beleza e a importância de cada momento que manifestamos a virtude da “eternidade” e vivemos de forma criativa para avançar com energia restauradora e inventiva, sem temer os dramas da vida ou se esconder da realidade.
Felicidade
É a qualidade que, ao ser manifestada, transmite confiança e proteção a todos ao redor. É uma virtude representada também pela coragem e pelo espírito de quem jamais recua diante das dificuldades. Alegria e energia vital pulsam incessantemente, o que permite incentivar outras pessoas a vencer e a erigir uma vida vitoriosa.
Verdadeiro eu
É a condição de quem transforma o sofrimento em felicidade porque entendeu que ele próprio e todas as pessoas são budas. Consequência disso é compreender que conquistar felicidade depende de nós próprios, de não se limitar diante das dificuldades e que cada experiência é fundamental para nosso desenvolvimento.
Pureza
É evidenciada ao permear todos os aspectos da vida com o próprio estado de buda e prolongá-lo por um longo período. É ter gratidão pela vida e agir com leveza e, a partir de um coração puro, se colocar no lugar do outro tratando-o com sensibilidade e máximo respeito, sem espaço para manifestação do egoísmo.
Torne-se feliz, manifeste o estado de buda
Manifestar as “quatro virtudes” e edificar uma vida imbatível são uma questão de decisão. Ok! Fortalecer a fé, dedicar-se aos estudos, propagar o budismo e exercitar a prática (gongyo e daimoku) são essenciais para manifestar nosso máximo potencial como budas, mas cumprir cada uma dessas condições sempre será uma questão de decisão. A proatividade e a dedicação serão fundamentais para ajudar na construção de uma existência balizada por essas nobres virtudes, e também da montagem do nosso caderno!
É possível alcançar uma condição de felicidade que abranja toda a nossa existência, e isso tem início com o ato de compreender que, mesmo diante de obstáculos ou maldades que tentam tirar parte da nossa alegria, as “quatro virtudes” nos proporcionam uma vida repleta de energia vital, sabedoria e felicidade, inesgotáveis benefícios oriundos da prática budista.
A vitória só depende de você
Ao tomarmos conhecimento do princípio budista das “quatro virtudes”, compreendemos que alcançar essa condição digna e inabalável depende somente dos nossos esforços. Esse aperfeiçoamento se dará ao empreendermos firmes e sinceras ações em prol da felicidade das outras pessoas e, ao mesmo tempo, nos dedicarmos a fazer surgir uma verdadeira “torre do tesouro” em nosso coração, construída com nossos próprios esforços, por nossas próprias mãos.
Compartilhar nas