Conheça o Budismo
BS
Vida alegre e corajosa
Para saber mais sobre o estudo desta edição, leia as respostas do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI
02/02/2019
1 - Como praticantes do Budismo Nichiren, como devemos encarar as circunstâncias da vida, especialmente, as negativas?
Diante de situações adversas, buscamos respostas para tudo o que nos acontece. Em geral, podemos nos sentir a pessoa mais infeliz do mundo, questionando por que tamanha desgraça ocorre na vida. Como praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, às vezes pode ocorrer de nutrirmos sentimentos negativos em relação a possíveis culpados por alguma situação desagradável ou darmos margem para dúvidas em relação à nossa prática da fé. Outras vezes, atribuímos a causa das dificuldades a um possível “carma pesado” que carregamos — para alguns, isso traz algum tipo de conforto com a sensação de ter encontrado as respostas para os acontecimentos.
Todavia, o que o Budismo de Daishonin oferece é muito mais que isso. Em seus escritos, Nichiren Daishonin afirma: “No entanto, se enfrentar grandes obstáculos nesta vida [pelo Sutra do Lótus], o sofrimento do inferno se desvanecerá instantaneamente” (CEND, v. I, p. 207). Em outras palavras, quando dedicamos nossa vida em prol do Sutra do Lótus, isto é, ao Gohonzon e ao Nam-myoho-renge-kyo, por mais grave que possam parecer os sofrimentos vividos, eles podem ser transformados imediatamente. Esse é o princípio da amenização do efeito cármico.
No romance Nova Revolução Humana, volume 1, capítulo “Desbravadores”, o presidente Ikeda narra um episódio em que incentiva uma jovem senhora japonesa. Ela passava por seriíssimas adversidades, com a perda do marido, após ter emigrado para as terras brasileiras:
“O budismo expõe, de fato, que o indivíduo que comete um mau ato contra outros sofrerá os efeitos negativos dessas ações e terá uma vida infeliz. Porém, esse é apenas um aspecto dos ensinamentos budistas. Se tudo se restringisse ao carma, as pessoas estariam fadadas a viver carregando o peso da culpa e sob forte ansiedade por não saberem que ofensas teriam cometido em existências passadas. Nesse sentido, o destino das pessoas seria algo determinado, imutável — um pensamento que facilmente poderia lhes privar de sua energia e paixão. Poderia também levá-las à passividade, a se preocupar apenas consigo e a não fazer nada de mal. O Budismo de Nichiren Daishonin vai além dessa noção superficial da causalidade. Elucida a causa fundamental e nos mostra o meio para voltarmos à vida original, pura, que existe desde o tempo sem início. Essa causa fundamental nos faz despertar para a nossa missão como bodisatvas da terra, a dedicar a nossa vida à ampla propagação da Lei” (NRH, v. I, p. 240).
2 - Uma vez entendido o modo de encarar as adversidades, como podemos realizar a transformação de nosso destino?
O buda Nichiren Daishonin afirma em seus escritos: “O ferro, quando aquecido e forjado, torna-se uma excelente espada” (CEND, v. I, p. 320). Com essa analogia, o Buda ensina o princípio de transformação do destino. As grandes adversidades oferecem oportunidades para aprofundar e engrandecer a vida ao máximo.
Para um alpinista, quanto mais íngreme a escalada, maior sua sensação de prazer. Assim como eles, devemos fortalecer nossa vida diante das adversidades. Em O Mundo dos Escritos de Nichiren Daishonin - Diálogo sobre Religião Humanística (DRH), o presidente Ikeda, nosso mestre, comenta:
“Daishonin, que baseou sua vida no grande desejo [de livrar todas as pessoas do sofrimento], diz: ‘Todos os outros sofrimentos nada mais são para mim que poeira lançada ao vento’ (CEND, v. I, p. 293). Numa vida baseada num juramento, o carma deixa de ser importante. Isso porque por mais doloroso que seja o carma que a pessoa tenha de enfrentar, se ela dedica sua vida ao cumprimento de um grande desejo ou juramento, é capaz de superar tudo” (DRH, v. 2, p. 207).
Em suma, o ponto-chave para transformamos nosso destino se encontra na prática da fé ao cumprir o juramento seigan, isto é, agir com o mesmo desejo do Mestre pela felicidade de todas as pessoas.
No romance Nova Revolução Humana, volume 28, o presidente Ikeda explica:
“Para transformar o destino, fazer revolução humana e atingir o estado de buda nesta existência, o importante é a oração de juramento seigan de ‘viver sempre em prol do kosen-rufu’. É neste sentimento que existe o eixo de rotação que transforma nossa vida na grande vida e condição de bodisatva da terra. Concretamente, é ter uma séria e determinada oração altruística de ‘Quero que aquela e esta pessoa se tornem felizes. Quero lhes ensinar o budismo!’. É orar pela concretização dos objetivos das atividades da Gakkai e ter ações concretas. Esse é o caminho direto para acumular grande benefício e boa sorte. Portanto, quando orarem para solucionar os próprios problemas e sofrimentos e para alcançar seus objetivos, devem pensar: ‘Desejo superar este problema e assim comprovar a magnífica prática da fé em prol do kosen-rufu’. O importante é terem na base da oração o juramento seigan. Por favor, tenham uma prática da fé sintonizada a este grande objetivo e juramento seigan do Buda, trilhando imponentemente uma vida na condição transbordante de coragem tal como a do rei leão” (BS, ed.2400, d1 31 dez. 2017).
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