marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Jovens, a esperança do mundo

download do ícone
ícone de compartilhamento

24/08/2019

Jovens, a esperança do mundo

Na tarde de quinta-feira do dia 22 de agosto, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, recebeu uma placa comemorativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Nessa mesma data, foi assinado um protocolo de intenções para o desenvolvimento “de projetos de ensino, pesquisa e extensão entre o Ifam e a Universidade Soka do Japão (SUJ)”. 

O Ifam é uma das maiores instituições de ensino do estado do Amazonas, com treze campi em diversas cidades, que oferecem cursos do ensino básico ao técnico, superior e pós-graduação. Por conta de sua capilaridade e por estar presente em áreas com diferentes necessidades socioeconômicas, o instituto tem grande importância para a sociedade local, levando conhecimento e oportunidades de desenvolvimento para jovens de várias regiões, por vezes isoladas dos maiores centros urbanos.

Presente à cerimônia, o reitor da Universidade Soka do Japão, Dr. Yoshihisa Baba, afirmou que estava muito feliz por realizar seu sonho de visitar a América do Sul e o Brasil, e agradeceu a calorosa recepção da instituição. Ele transmitiu também as palavras que o Dr. Ikeda enviou especialmente para a ocasião: 

“Para mim, que decidi fazer da educação a obra final da minha vida, o fato de poder receber essa homenagem é um tesouro, como um incentivo de vida que guardarei com carinho em meu coração” e se comprometeu a atuar lado a lado com o corpo docente da instituição “para expandirmos ainda mais a união solidária da educação humanística e dos jovens, a esperança do mundo”.

O Dr. Baba também parabenizou os professores e os jovens pelo sincero comprometimento e pela dedicação com a Amazônia e fez votos para que “uma nova página da amizade entre nossos países” fosse escrita a partir desse dia, de forma a “contribuir para a felicidade da humanidade e desenvolvimento da educação”. 

Todos puderam desfrutar uma inspiradora apresentação da Camerata de Ukulelê de Manacapuru, projeto social que ensina crianças e jovens a construir os próprios instrumentos a partir de madeira nativa reciclada e a tocá-los oferecendo novos conhecimentos e amplas perspectivas aos jovens da região. Também foi lançado o livro Guia para Instrumentalização de Trilhas Interpretativas numa Perspectiva de Ensino e Aprendizagem, que teve como base de pesquisa o trabalho realizado na RPPN Dr. Daisaku Ikeda, localizada no Instituto Soka — Amazonas.

Compartilhar nas