Notícias
BS
Parceria inédita entre universidades federais do Nordeste e Universidade Soka
26/08/2019
Os mais altos dirigentes de todas as universidades federais do Nordeste, que compõem a Rede de Universidades Federais do Nordeste (RENE), se reúnem para cooperação interinstitucional inédita com a Universidade Soka do Japão.
Eles firmaram hoje, no significativo 24 de agosto, uma declaração conjunta que viabilizará as ações de cooperação internacional entre universidades do Brasil e do Japão.
O palco desse encontro especial foi o Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.
A declaração conjunta tem como meta atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de intercâmbio de tecnologias e entre estudantes, pesquisadores e professores das instituições brasileiras e as do Japão.
Margareth Diniz, que assume nessa mesma data a presidência da RENE, é reitora da Universidade Federal da Paraíba. Na ocasião, ela afirmou “Que a assinatura da Declaração Conjunta que celebramos nesta data e que as atividades e iniciativas que dela advirão possam ser realizadas na intenção do Nordeste do Brasil ser o chão para o mundo de paz e de bem, para o qual as nossas universidades trabalham incansavelmente e para o qual a Universidade Soka do Japão tanto deseja no planeta”.
O reitor da Universidade Soka, Yoshihisa Baba, que está em visita pela primeira vez no Brasil, foi o primeiro a assinar a declaração conjunta, seguido dos demais reitores e representantes das universidades federais do Nordeste.
Na sequência, deu-se início à cerimônia de outorga do título de doutor honoris causa ao Dr. Daisaku Ikeda, conferido pela UFRPE, na pessoa de Maria José de Sena, reitora da instituição.
Em agradecimento à distinta honraria, a maior concedida por uma universidade, o Dr. Daisaku Ikeda enviou mensagem, que foi lida por seu representante, Yoshihisa Baba, na qual citou as palavras do educador e escritor brasileiro Paulo Freire, nascido em Recife: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Ao final, a reitora da instituição afirmou que era a primeira vez que o reitor Yoshihisa Baba vinha ao Brasil. Mas que ele se preparasse para vir muito mais vezes, como representante do Dr. Ikeda, pois o desejo dela é que, a exemplo de três universidades federais no Nordeste, outras quinze também concedam título ao humanista homenageado do dia.
Leia a matéria completa na próxima edição do jornal Brasil Seikyo.
Compartilhar nas