Novos Membros
BS
Caminho repleto de realizações
09/11/2019
Em 19 de julho de 1963, o presidente Ikeda visitou Quioto, Japão, com o propósito de explanar trechos dos escritos de Nichiren Daishonin para vinte membros da Soka Gakkai, alunos da universidade local.
Esse encontro consta no volume 8 da Nova Revolução Humana e retrata quando, na ocasião, Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo de Daisaku Ikeda no romance] encoraja os estudantes a persistirem em seu autoaprimoramento, como forma de conquistar uma vida de grande valor.
Combater a intolerância
O presidente Yamamoto desejava criar um ambiente harmonioso para conversar com os jovens universitários. Um rapaz, chamado Isamu Nomura, levantou a mão e fez uma pergunta:
“— Na recente Convenção da Divisão dos Universitários [realizada em 14 de julho de 1961], o senhor nos solicitou para que atuássemos de forma muito significativa e sem deixar remorsos na juventude. O que é então atuar de forma significativa?
Shin’ichi agradeceu pela pergunta e disse:
— É viver cada dia com plenitude e convicção, almejando realizar grandes objetivos. A tendência geral do ser humano é acabar se moldando às condições em que está vivendo. Por exemplo, no caso de vocês que são estudantes, muitos precisam realizar serviços temporários e se alimentam com lanches quase todos os dias para poderem frequentar a faculdade. Quando estudam nessas circunstâncias, vocês podem se tornar mesquinhos e intolerantes”. (NRH, v. 8, p. 94)
Seguir um propósito
Todos ouviam atentamente as palavras de Shin’ichi:
“— Hoje em dia, há uma tendência geral na classe estudantil de perseguir apenas sua simplória felicidade. Essa tendência dos jovens de pensarem somente em si mesmos é muito preocupante. Terão no final uma vida vazia, sem sentido e infeliz, e conduzirão até mesmo a sociedade para a infelicidade. Então, de que forma é possível criar uma vida significativa e valorosa? Não há outra forma a não ser o caminho da revolução humana. Quando viverem em prol do kosen-rufu junto com a Gakkai, fortalecendo a convicção com a recitação do daimoku, alcançarão naturalmente um significado maior em sua vida. É por essa razão que a Soka Gakkai se empenha na formação de pessoas de grande valor a fim de criar um futuro melhor para a humanidade. Espero que se unam de corpo e alma a esse propósito da Gakkai. Por serem ainda jovens, o curso da vida pode parecer uma longa jornada. Entretanto, passará tão rapidamente como num piscar de olhos. Além disso, a vida é como uma passagem de ida. Por mais que desejem voltar aos tempos da juventude, não encontrarão passagem de volta. Felizmente abraçaram a prática deste maravilhoso budismo e estão iniciando a caminhada para uma vida cheia de realizações. Espero que conduzam realmente um modo de vida exemplar”. (Ibidem, p. 94 e 95)
Atuar pelo mundo
Após responder a outras perguntas, Shin’ichi então expressou sua expectativa com relação aos estudantes da universidade:
“— Espero que no futuro surjam entre vocês grandes intelectuais, cientistas e excelentes políticos. Espero também que estejam sempre do meu lado. Vocês sempre terão todo o meu apoio. Serei rigoroso com a prática budista por pensar no bem-estar de vocês. A todo momento orarei pelo seu desenvolvimento e de todos os jovens da Gakkai. Vou me empenhar na construção de um grande palco para que possam atuar pelo bem do mundo daqui a vinte ou trinta anos. Vocês são meu mais precioso tesouro. Vamos construir juntos o novo século com nossas próprias mãos. Estejam sempre ao meu lado mesmo depois de se formarem na faculdade”. (Ibidem, p. 95)
No fim da reunião, Shin’ichi trocou um forte aperto de mãos com todos, selando o compromisso de compartilharem juntos a caminhada em prol da paz do mundo.
Compartilhar nas