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Correnteza que nasce no coração

Kosen-rufu é o objetivo primordial do Budismo de Nichiren Daishonin e se concretiza por meio das nossas ações diárias com base no próprio estado de buda

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07/10/2021

Correnteza que nasce no coração

REDAÇÃO

O termo kosen-rufu é comumente traduzido como “paz mundial”. Porém, seu significado vai muito além, pois a paz não é simplesmente a ausência de guerras. Para que a paz na sociedade e no mundo se torne realidade, é preciso que as pessoas vençam o preconceito, a ganância e o desejo de querer dominar tudo e todos que as rodeiam. A única forma de conseguir isso é por meio da autorreforma que, fundamentada na prática budista, se denomina “revolução humana”.

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, afirma:

O kosen-rufu é a propagação da Lei Mística de pessoa a pessoa. Da mesma forma, é a propagação de 10 mil para 50 mil pessoas. Porém, (...) não significa números; é um processo, um eterno fluxo. (...) Não é algo que se extinguirá em um determinado momento. Não significa que um dia sentaremos tranquilamente para dizer: “Bem, o kosen-rufu está terminado”. Isso atrairia não somente nossa morte espiritual, como também perderíamos toda a motivação para realizar a nossa revolução humana. O kosen-rufu é eterno.1


Rede pela paz

Kosen significa “declarar amplamente”, ou seja, ensinar a filosofia budista às pessoas; ru (fluxo), de rufu, corresponde a “uma corrente como a de um grande rio”; e fu (tecido) significa “espalhar-se como um rolo de tecido”.

O presidente Ikeda esclarece:

Como um rolo de tecido sendo desenrolado, [o ensinamento da Lei Mística] espalha-se cobrindo tudo. Portanto, rufu significa fluir livremente, alcançando tudo ao seu redor. Assim como um tecido, o kosen-rufu é produzido com linhas verticais e horizontais. As linhas verticais representam a transmissão do ensinamento de mestre para discípu­lo, de pai para filho, de veterano para novato. As linhas horizontais representam a transmissão imparcial desse ensinamento, transcendendo as fronteiras nacionais, as classes sociais e todas as outras distinções. Simplificando, o kosen-rufu é o movimento para transmitir o caminho supremo que conduz à felicidade e o mais alto princípio da paz às pessoas de todas as classes e nações por meio da correta filosofia de Nichiren Daishonin.2


Começa comigo

O buda Nichiren Daishonin declara:

No início, somente Nichiren recitou o Nam-myohorenge-kyo, mas depois, duas, três, cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros. Assim também será a propagação no futuro.3


Com esse espírito, aos 32 anos, Daisaku Ikeda bradou, em seu discurso de posse como terceiro presidente da Soka Gakkai, em 3 de maio de 1960: “Jovem como sou, gostaria de assumir a direção a partir de hoje, representando os discípulos de Josei Toda, para dar um passo em direção ao kosen-rufu de comprovação”.4 Esse ímpeto do Mestre se transformou no extraordinário desenvolvimento do kosen-rufu para 192 países e territórios.

Uma conhecida frase do prefácio de Revolução Humana, romance de autoria de Ikeda sensei, diz: “A grandiosa revolução humana de uma única pessoa um dia impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade.”

O kosen-rufu começa pela transformação interior de cada pessoa com base na manifestação de sua condição de vida mais elevada, o estado de buda. Em outras palavras, abraçar o ideal do kosen-rufu e trilhar o caminho para atingir o estado de buda são inseparáveis. Somente podemos evidenciar nosso estado de buda inerente e, consequentemente construir a felicidade absoluta, por meio de esforços para concretizar o grande desejo (daigan) do Buda para a felicidade humana e para a paz mundial, conforme Nichiren Daishonin expressa: “Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da terra, não é verdade?”4

Ações concretas

O budismo ensina que não há separação entre sociedade e ser humano. O aspecto social reflete a condição do espírito e os valores que as pessoas cultivam no coração. Pôr o budismo em prática refere-se a prezar cada pessoa e contribuir para o bem de todos, conforme Ikeda sensei ressalta:

Budismo é sociedade, e kosen-rufu da localidade é contribuição social. Cada um deve pensar em como pode contribuir em prol das pessoas e do local em que vive, tomando ações resolutas. É dessa maneira que se expande a felicidade na sociedade e se constrói o kosen-rufu. (...)
Se houver um problema que cause sofrimento às pessoas, considere-o seu e lute destemidamente para solucioná-lo — essa é a conduta de vida de um budista.5

Ikeda sensei cita três pontos essenciais para concretizar o kosen-rufu no local em que se vive:

Em primeiro lugar, o importante é ter a decisão de concretizar o kosen-rufu da localidade custe o que custar. Se cada um não tiver a determinação e a atitude de levantar-se só e transformar sua localidade num jardim da felicidade, mesmo que passem dezenas de anos ou mais, não conseguirão mudar nenhuma situação ou realidade.

Em segundo, os membros da Soka Gakkai devem conquistar a confiança das pessoas em sua localidade. É cultivando o solo da confiança que os diálogos também frutificam. A confiança é a base das relações humanas.

Em terceiro, cada um deve comprovar em sua vida os resultados da prática da fé. (...)

Tornar-se alguém que não é assolado pelas adversidades por possuir um coração forte e inabalável, não é derrotado, lapida seu caráter e é amado e respeitado por todos é uma resplandecente prova real.

Em meio ao avanço com decisão, confiança e comprovação dos membros é que se constrói o grande caminho do kosen-rufu de uma localidade.6


Espalhar felicidade

Viver pelo desejo de cumprir a própria missão em prol da humanidade faz com que nossos esforços em todos os campos — pessoal, familiar, social e outros — ganhem novo significado, mais amplo e profundo. Essa mudança é a própria concretização do kosen-rufu no âmbito interior, como o Mestre declara:

Sua revolução humana pessoal é como empreender o movimento pelo kosen-rufu no microcosmo de seu próprio mundo interior. Quando várias pessoas buscarem a revolução humana, poderão propagar o kosen-rufu em toda a sociedade. Em outras palavras, o kosen-rufu avançará na mesma medida em que vocês avançarem em sua própria revolução humana. Simultaneamente, quando deixam de lado seus interesses egoísticos e se devotam ao kosen-rufu, um movimento que existe para conduzir as pessoas à felicidade, sua revolução humana irá progredir; é dessa forma que os dois estão intimamente relacionados. Por essa razão, vocês não devem se isolar; aqueles que caminham unidos com os veteranos na fé — que são pessoas que se preocupam com vocês e apoiam sua luta e também se dedicam sinceramente ao kosen-rufu — têm a oportunidade de se desenvolver rapidamente e conseguem dar grandes passos em sua revolução humana.7

Assim sendo, apresentar a filosofia do budismo da esperança às pessoas, ou seja, realizar o shakubuku, possibilitando-lhes transformar também sua vida, é o maior ato de benevolência que se pode realizar pela felicidade de si e de outros. Nesse espírito abnegado de compaixão pelas pessoas nasce a semente para a efetiva transformação das condições da sociedade.

Com a premissa de “pensar globalmente e agir localmente”, podemos contribuir para a melhoria da sociedade e para a paz no mundo, como Ikeda sensei conclama: “Juntos, vamos seguir nesta grande e altruística batalha para elevar a condição de vida da humanidade”.

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Juventude: Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 198, 2019.

2. Ibidem, p. 199.

3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin (CEND). São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 404, 2019.

4. Ibidem, p. 24.

5. IKEDA, Daisaku. Hino da Ampla Propagação. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 28, p. 39, 2019.

6. Ibidem, p. 81.

7. IKEDA, Daisaku. Juventude: Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 200, 2019.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 2.554, 6 jun. 2021.

IKEDA, Daisaku. Juventude: Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, 2019.

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