marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Legado do mestre fundador

Em 1930, Tsunesaburo Makiguchi, educador, autor e filósofo pioneiro, junto com seu discípulo, Josei Toda, fundou a Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor], precursora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor], tornando-se seu primeiro presidente. Hoje, seus ideais e suas teorias pedagógicas são difundidos mundialmente graças aos esforços do Dr. Daisaku Ikeda.

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

11/08/2022

Legado do mestre fundador

Tsunesaburo Makiguchi nasceu em 6 de junho de 1871, em Arahama, cidade de Kashiwazaki, província de Niigata, Japão. Na adolescência, mudou-se para Hokkaido, ao norte do país, para trabalhar e manter seus estudos. Aos 18 anos, matriculou-se na Escola Normal de Hokkaido (atual Faculdade de Pedagogia de Hokkaido) e, após a formatura, tornou-se professor.

Depois de vários anos lecionando, mudou-se para Tóquio e, em 1903, publicou sua primeira obra, Jinsei Chirigaku [Geografia da Vida Humana]. Posteriormente, exerceu a função de diretor em diversas escolas de ensino fundamental em Tóquio.

O mestre conhece o discípulo

Desde essa época, outro educador, Josei Toda, buscava seriamente um mestre para seguir na vida. Ao mudar-se para Tóquio, conheceu Makiguchi, que já atuava como diretor de escola fundamental, e se simpatizou com suas ideias. Tsunesaburo Makiguchi estava com 48 anos, e Josei Toda, com 19. Pouco tempo depois, o jovem começou a trabalhar com Makiguchi, passando a considerá-lo seu mestre e apoiando-o em todos os aspectos.

Encontro com o budismo

O professor Makiguchi almejava a consolidação de um siste­ma pedagógico que possibilitasse às crianças conquistarem a felicidade com as próprias mãos e se tornarem adultas independen­tes. Ele desenvolveu a “teoria do valor” e procurou aprofundá-la para ser o alicerce dos seus conceitos educacionais.

Nesse meio-tempo, por intermédio de outro diretor de esco­la, encontrou o Budismo de Nichiren Daishonin, que revela o princípio da transformação da vida, por meio do qual qualquer pessoa poderia se tornar agente de criação de valor na sociedade, bem como a prática fundamental para essa realização. Assim, em 1928, aos 57 anos, converteu-se a essa filosofia. O professor Josei Toda, seguindo seu mestre, também abraçou a prática budista no mesmo ano.

Fundação da Soka Gakkai

No dia 18 de novembro de 1930, o professor Makiguchi publicou o primeiro volume de Soka Kyoiku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. Essa obra visava sistematizar sua teoria pedagógica e foi inicialmente planejada em doze volumes (dos quais foi publicado um total de quatro volumes).

Josei Toda editou e organizou anos de anotações de pesquisas, práticas e experiências educacionais do seu mestre. Ele também investiu seus próprios fundos para publicar o trabalho do professor Makiguchi.

Na obra, foi utilizado, pela primeira vez, o nome Soka Kyoiku Gakkai. Por esse motivo, a data de sua publicação, 18 de novembro de 1930, é considerada como Dia da Fundação da Soka Gakkai.

A palavra “Soka” possui o significado de “criação de valor”. Engloba a teoria desenvolvida pelo professor Makiguchi cujo propósito de educação e de vida é criar felicidade, capacitando as pessoas para isso. Além do mais, “Soka” é um termo derivado de discussões entre Makiguchi e seu discípulo Josei Toda. Assim, desde o seu início, a Soka Gakkai é a cristalização do espírito de “mestre e discípulo em um único corpo”.

A prática do budismo diretamente ligada a Daishonin

No início, a organização reunia educadores que simpatizavam com o sistema educacional Soka. Mas rapidamente sua participação foi estendida para não educadores e se desenvolveu como uma organização de pessoas praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, que pode ser qualificado como o fundamento da criação de valor.

Por fim, a Soka Kyoiku Gakkai tornou-se uma sociedade leiga de praticantes budistas que objetivava a conquista da felicidade absoluta na vida diária, incentivando os membros a se fortalecer na fé e na prática, atuando pela paz e prosperidade social, sem se prenderem a rituais religiosos nos templos ou em ocasiões de casamentos e funerais. Portanto, promoveu a mais correta forma de prática religiosa baseada no espírito original do Budismo de Nichiren Daishonin. Por meio de dinâmicas reuniões de palestra e de orientações para as diversas localidades do Japão, a Soka Kyoiku Gakkai foi se desenvolvendo e chegou a alcançar cerca de 3 mil membros.

A batalha contra o militarismo japonês

Todavia, em uma corrida desenfreada para ser vitorioso na guerra e fazendo do xintoísmo o principal suporte espiritual da nação, o governo militarista japonês impôs um rígido controle ideológico. A polícia começou a vigiar, inclusive, as reuniões de palestra da Soka Kyoiku Gakkai com o intuito de detectar crimes ideológicos.

Em junho de 1943, o clero da Nichiren Shoshu, por intermédio do sumo prelado da época, temendo a repressão do governo militarista, instruiu a Soka Kyoiku Gakkai a aceitar o talismã xintoísta. Essa atitude era uma heresia que contrariava os ensinamentos de Nichiren Daishonin e seu sucessor, Nikko Shonin. Makiguchi sensei rejeitou categoricamente a ideia e se manteve fiel aos ensinamentos de Nichiren Daishonin.

No dia 6 de julho do mesmo ano, Makiguchi sensei foi detido enquanto se dedicava à propagação do budismo e dialogava com os companheiros em Izu e em Shimoda. Nessa mesma data, Toda sensei foi detido pela polícia superior especial em Tóquio e, por fim, 21 líderes da Soka Kyoiku Gakkai foram presos. Diante do rigor dos interrogatórios, somente Makiguchi e Josei Toda se mantiveram firmes às suas convicções, enquanto os demais abandonaram a fé.

Espírito imbatível

Mesmo na prisão, Makiguchi sensei expôs a doutrina budista de Nichiren Daishonin para o promotor e o juiz que cuidaram do interrogatório. Ele jamais sucumbiu perante a perseguição das forças autoritárias e viveu pela justiça do budismo até o fim.

No dia 18 de novembro de 1944, Tsunesaburo Makiguchi apresentou um quadro de desnutrição grave em virtude da idade avançada, e acabou falecendo, misticamente, no dia 18 de novembro, data de fundação da Soka Gakkai, como mártir aos 73 anos, na prisão em Tóquio.

Josei Toda foi libertado da prisão em julho de 1945, poucas semanas antes do fim da guerra. Jurando perpetuar a obra e os princípios do seu mestre, Josei Toda reconstruiu a organização, renomeando-a Soka Gakkai. Hoje, tornou-se um dos maiores e mais dinâmicos movimentos do budismo socialmente engajados no mundo.

As ideias educacionais de Makiguchi foram implementadas pelo sucessor de Josei Toda, Daisaku Ikeda, que estabeleceu uma rede de escolas Soka desde a educação infantil até o nível universitário de pós-graduação no Japão e em todo o mundo. As teorias de Makiguchi sobre a educação criadora de valor inspiraram um número crescente de pesquisas, bem como projetos inovadores no mundo. Ikeda sensei afirma:

O presidente Makiguchi adotou o Gosho como seu mestre, enfrentando enormes perseguições e revitalizando o budismo num período em que a prova da existência da Lei corria o risco de ser extinta. Seus esforços revelam que ele era um visionário e pioneiro realmente extraordinário. Makiguchi foi, sem dúvida, um legítimo mestre do budismo na época atual.1

 Fontes:

Cf. Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2016. 78 p.

https://www.sokaglobal.org/about-the-soka-gakkai/lives-of-the-founding-presidents/tsunesaburo-makiguchi.html Acesso em: 22 jul. 2022.

Nota:

1. IKEDA, Daisaku. Empenho Corajoso. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 216, 2019.

Compartilhar nas