Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno Especial

30 anos quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil

Parte 2 | São Paulo | 25 A 28 DE FEVEREIRO DE 1993

ícone de compartilhamento

Redação

09/02/2023

30 anos quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil

No compasso do coração do Mestre

Dando continuidade à sua quarta visita ao Brasil, em 1993, após dias memoráveis no Rio de Janeiro [veja na ed. 2.627, 28 jan. 2023), o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, e comitiva partiram para realizar atividades na Argentina, no Paraguai e no Chile. Doze dias depois, Ikeda sensei volta às terras brasileiras, agora com destino à cidade de São Paulo, SP, desembarcando em 25 de fevereiro, às 19h10, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

No dia seguinte, Ikeda sensei estava, enfim, no Centro Cultural Campestre da BSGI (CCCamp), em Itapevi, SP. Passeou em meio à bela paisagem natural e incentivou calorosamente as diversas pessoas ali presentes. Esses momentos foram retratados e eternizados no poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!, que ele compôs em 2001:

Ainda se aconchega em meu peito

a doce luz do verão de 1993

que banhava Itapevi,

cidade vizinha de São Paulo.

Ali por fim conheci

o castelo do tesouro,

o Centro Cultural Campestre

com seu exuberante jardim.

A filosofia e a amizade

ali são flores

banhadas pelo orvalho da sinceridade. (...)

Ainda me recordo quando sugeri

aos jovens a quem confiei o futuro:

— Vamos dar nome a estas colinas

e àquelas montanhas.

Eles responderam com sabedoria:

— Montanha Mestre e Discípulo!

— Colina Pôr do Sol!

Foi um momento de perfeita harmonia.1

No mesmo significativo local, na tarde do dia 27 de fevereiro, foi realizada a 1a Convenção Sul-Americana da SGI e um vibrante minifestival com diversas apresentações culturais. Membros da BSGI e de outros países da América do Sul, dos Estados Unidos e do Japão receberam, de forma estrondosa, a entrada do presidente Ikeda na atividade, com o coração repleto de gratidão e de determinação para dar início a uma revigorada fase do kosen-rufu.

A 16a Convenção da SGI foi promovida no dia 28. Durante o encontro, a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) foi funda­da e apresentou a obra Sounds of Innovations (Sons da Inovação), do pianista e compositor Amaral Vieira.

A cada atividade ou encontro pessoal, Ikeda sensei direcionou aos membros da BSGI preciosas orientações sobre a prática budista e diretrizes fundamentais para o desenvolvimento do kosen-rufu por todo o futuro. Além disso, durante a quarta visita, o Mestre recebeu homenagens e proferiu palestras, fundou grupos e departamentos, compôs poemas e dedicatórias, atribuiu denominações a locais do CCCamp, instituiu o Dia da Divisão Feminina da BSGI (27 de fevereiro, dia do aniversário natalício de sua esposa, Kaneko Ikeda), entre outras iniciativas que marcaram o alvorecer de uma nova BSGI.

Ele registrou sua expectativa na atuação dos discípulos brasileiros ao expressar:

Os momentos vividos com os senhores ainda hoje resplandecem como joias insuperáveis em meu coração. Por essa razão, nada me faz mais feliz que ver os brasileiros atuando com ânimo e alegria e vivendo com vigor e coragem. Desejo que tenham profunda convicção de que, sob as luzes dos ensinamentos budistas — a suprema filosofia de vida —, os senhores e sua família serão envoltos pela grandiosa e eterna boa sorte.2

A partir de então, o Centro Cultural Campestre da BSGI tem sido palco de inúmeras atividades decisivas para criar contínuas ondas de sucessores, em especial entre os jovens, como os participantes da Academia Índi­go Juventude Soka do Brasil cuja primeira turma firmou seu juramento ao Mestre naquele local em setembro de 2022.

Notas: 1. Brasil Seikyo, ed. 2.168, 23 fev. 2013, p. A1. / 2. Brasil Seikyo, ed. 1.617, 25 ago. 2001, p. A3.

Compartilhar nas