marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Matéria da Divisão Sênior

Firme determinação transforma tudo!

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão Sênior da BSGI

11/01/2024

Firme determinação transforma tudo!

O Budismo de Nichiren Daishonin nos ensina a transformar nossa condição de vida interior para nos tornar pessoas fortes e sábias, capazes de abrir por si sós o caminho da própria felicidade. É um conceito ligado diretamente ao modo como vivemos e ao que abrigamos em nosso coração e em nossa mente.

Nesse sentido, ao longo da prática budista, aprendemos a cultivar diversos valores e princípios importantes para consolidar essa transformação interior. Um desses princípios é viver com forte determinação.

Nosso mestre, presidente Ikeda, nos orientou:

Da perspectiva da ampla propagação da Lei Mística pelo ilimitado futuro dos Últimos Dias, nossa luta apenas começou. Vamos avançar com essa elevada determinação e viver com um espírito eternamente jovem. Não parem até que tenham conquistado a vitória! Mesmo que se sintam cansados, nunca desistam, nunca se entreguem! Jamais se esqueçam de seu juramento! (...) E esse é também o espírito da Soka Gakkai. Espero que todos devotem a vida à grande batalha para cumprir a missão do kosen-rufu com a mesma determinação” .1

Dessa forma, compreendemos que, mesmo invisível, nossa determinação crescerá, moldando nossa vida em direção à vitória e ao desenvolvimento. Para isso, é necessário cultivá-la, fortalecê-la por meio da sincera recitação do daimoku e do estudo do budismo.

Mas o que é essa determinação? É a disposição de vencer, custe o que custar! É o espírito de se recusar a ser desencorajado, de não se permitir desanimar ou desistir, não importa o que aconteça!

Assim, quando assumimos a postura de orar diariamente e de cultivar a determinação de vencer em nosso trabalho, na família, nos objetivos pessoais e no cumprimento da nossa missão pelo kosen-rufu, nossa vida entra em uma “rota” de desenvolvimento.

Evidentemente, forte determinação provoca resistências. Nosso carma e as tendências negativas também se manifestam na mesma proporção para cumprir seu papel natural de forjar ou testar nossa fé e o nível de nossa determinação.

O presidente Ikeda também enfatizou: “Quando um ser humano regride em sua decisão, os problemas que se erguem à sua frente acabam parecendo maiores e confundem-no como uma realidade imutável. A derrota encontra-se exatamente nisso.2

Ikeda sensei conclui:

Qualquer pessoa que já tenha feito uma decisão acaba descobrindo que ela enfraquece com o tempo. Quando perceberem que isso está acontecendo, tomem uma nova decisão. É o momento de dizer a si próprio: “Tudo bem! Vou começar de novo!”. Se caírem sete vezes, levantem-se oito. Não desistam quando se sentirem desencorajados. Apenas levantem e renovem sua determinação. O importante não é a determinação de que jamais se abalarão, mas, sim, de que não perderão para si próprios, que não se darão por vencidos.3

Assim, é muito importante não retrocedermos em nossa determinação e, caso algo não ocorra como esperávamos, o importante é renovarmos e avançarmos.

E se não tivermos essa determinação em nosso coração? Ikeda sensei sempre nos incentivou a criá-la. Ele afirmou: “Uma mudança sutil em nossa atitude ou postura pode mudar tudo”.4

Outro ponto importante é para onde nossa determinação esta direcionada. É claro que podemos canalizá-la para tudo o que desejarmos. Porém, se essa determinação estiver conectada ao kosen-rufu e baseada na unicidade de mestre e discípulo, sem dúvida, ela se tornará uma poderosa força que produzirá benefícios e felicidade imensuráveis, além de beneficiar inúmeras pes-soas e a própria sociedade.

Com certeza, há muitas maneiras de viver. Mas viver com uma atitude positiva e corajosa, mantendo forte determinação no coração, é o caminho para a construção da própria felicidade absoluta.

Nesta fase atual do kosen-rufu, o ponto de partida é termos a determinação de viver e atuar com o Mestre no coração, assumindo o juramento de corresponder a ele, sendo uma extensão de sua vida em cada organização.

Divisão Sênior da BSGI

Notas:

1. Brasil Seikyo, ed. 1.638, 2 fev. 2002, p. A3.
2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 3, p. 9, 2020.
3. Brasil Seikyo, ed. 466, 1º jun. 2007, p. 14.
4. Terceira Civilização, ed. 490, jun. 2009, p. 52.

***

Reflexão sobre a matéria

Takao Sakamoto

Vice-coordenador da Divisão Sênior da BSGI

Entramos neste auspicioso ano com inabalável determinação de vencer infalivelmente em todos os aspectos. Com resoluta determinação emanada de grande sabedoria, aliada a ações concretas, abriremos um novo caminho de incessantes vitórias.

Na continuidade do avanço, devemos ter como eixo central a prática da fé e manter o desafio do dia a dia com renovada determinação.

Encontramos na Nova Revolução Humana a seguinte passagem:

— Selem o forte compromisso de construir a paz e prosperidade em seu país e orem com uma determinação poderosa o suficiente para mover o universo. Com ardente decisão, empenhem-se ao máximo a cada segundo de cada dia, com o espírito de que este é o último momento de sua vida, e consolidem uma vitória após outra. Como escreveu Nichiren Daishonin: “O acúmulo de assuntos de menor relevância torna-se um assunto primordial”.1 O acúmulo de vitórias de momento após momento, com o tempo começa a definir seus contornos e se transforma numa vitória histórica. Vocês descobrirão a alegria suprema ao lutar com todas as suas forças, sem arrependimentos!2

Conforme orientação do nosso mestre, vamos estabelecer uma determinação como fogo, construindo uma felicidade indestrutível e proporcionando a mesma condição de brilho para as pessoas ao nosso redor.

Notas:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 401, 2017.
2. IKEDA, Daisaku. Tesouro da Vida. Nova Revolução Humana. v. 22. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020.


***

DS de comprovação

Sincera gratidão

Wellington Ferreira Gonçalves

Minha mãe começou a prática em 1985, em meio a difíceis circunstâncias. Com meu nascimento prematuro, de 8 meses, ela se viu ainda mais desafiada. Nasci com falta de anticorpos, meningite e infecção hospitalar, e estava entre a vida e a morte. Como ela havia aprendido que o daimoku é capaz de mudar qualquer destino, determinou que venceria infalivelmente.

Com 4 anos, tive pressão alta e dois exames constaram leucemia. Mais uma vez, como o rugido de um leão, minha mãe determinou que mudaria aquela situação. Fiquei um mês internado, sendo examinado diariamente. Nesse período, embora não tenham identificado a causa da hipertensão, nunca mais tive alteração na pressão; e no terceiro exame de leucemia, o resultado foi negativo.

Quando criança, participava ativamente das reuniões e orava muitas horas de daimoku para a felicidade da minha mãe e da minha família, pois vivíamos muitos conflitos, agressões verbais e físicas, além de dificuldades financeiras.

Estava me tornando uma criança revoltada e agressiva. Foi quando comecei a receber a visita de um integrante da Divisão Masculina de Jovens, que me convidou a entregar os periódicos da comunidade. Assim, por meio de sinceros diálogos, comecei a estudar a fundo o Budismo Nichiren para fundamentar a minha fé. Com essa luta, aquele sentimento de revolta foi sendo eliminado, como se tivessem arrancado com as mãos. Durante essa atuação, meu avô materno recebeu o Gohonzon, praticando até os últimos dias de sua vida com uma fé resoluta.

Em 2011, minha querida mãe teve três acidentes vasculares cerebrais (AVC) seguidos e, pela boa sorte proveniente da prática, ela estava no hospital para fazer exame de mamografia. Ainda assim, ficou com sonda gástrica e urinária, sem falar, sem andar, sem lembrar de ninguém. Nessa época, cheguei a recitar quinze horas de daimoku seguidas, contando com um apoio da organização. Pois precisei assumir as despesas de casa, e despendia todo o meu salário na compra de medicamentos e de alimentos para minha mãe, e não sobrava dinheiro nem para comprar comida. Dormia apenas três horas por dia para conseguir estudar, trabalhar e atuar nas reuniões. Hoje, minha mãe é independente para fazer suas atividades, concretiza shakubuku todos os anos e recita, no mínimo, três horas de daimoku diárias.

Em 2013, fui ao Japão com o grupo denominado “Castelo da Invencibilidade da Unicidade de Mestre e Discípulo” e reafirmei meu juramento a Ikeda sensei de lutar eternamente pelo kosen-rufu, retornando em 2018. Em 2016, nasceu meu filho Nicolas e, em 2021, minha filha Nicole. Junto com minha esposa, Vanessa, estamos consolidando uma família monarca. Compramos nossa casa própria, que oferecemos para atividades e estamos evoluindo a cada dia.

Renovo minha determinação de atuar ainda mais com o desejo de corresponder a Ikeda sensei vencendo em todos os aspectos e inspirado pela seguinte orientação: “Eu queria vencer, tinha que vencer. Relatar a vitória a meu mestre era minha suprema missão como discípulo. Era também a comprovação do conceito da unicidade de mestre e discípulo”.1

Agradeço imensamente a cada um dos meus companheiros, à Gakkai e ao meu eterno mestre da vida, Daisaku Ikeda.

Wellington Ferreira Gonçalves, vice-responsável da Subcoordenadoria Triângulo Mineiro (CGRE) e vice-responsável pelo Grupo Alvorada da BSGI.

Wellington Ferreira com sua esposa, Vanessa, e os filhos Nicolas e Nicole

Wellington Ferreira com sua esposa, Vanessa, e os filhos Nicolas e Nicole

Nota:

1. Terceira Civilização, ed. 402, fev. 2002, p. 37.

Fotos: Colaboração local | GETTY IMAGES

 

Compartilhar nas