Editorial
BS
Caminho da prosperidade social
Redação
13/09/2024
A Soka Gakkai foi instituída para que as pessoas manifestem, com a prática budista, sabedoria e coragem diante dos desafios mais tempestuosos enfrentados. Ao mesmo tempo em que elas confrontam seus dramas, dedicam-se também a encorajar aqueles à sua volta para que superem seus sofrimentos, ensinando-lhes o caminho da transformação. Essa dinâmica de incentivos mútuos e genuínos resulta em uma rede extensa de pessoas valorosas que influenciam positivamente a comunidade e a sociedade.
Em 3 de maio de 1951, quando Josei Toda assumiu a presidência da Soka Gakkai, declarou seu objetivo de expandir a organização de 3 mil famílias de membros praticantes para 750 mil famílias. Em um trecho do seu discurso de posse, ele exprime:
Se nosso desejo é nos levantar na época atual com o mesmo espírito do buda e realmente nos devotar a melhorar o mundo, o único caminho que temos a seguir é capacitar as outras pessoas a praticar o Budismo de Daishonin. Essa é a melhor maneira para atingir a felicidade pessoal, o caminho mais direto para a paz mundial e a chave para trazer a prosperidade para a nação. Creio, portanto, que a propagação do Budismo de Daishonin é a forma mais elevada de prática budista. (...) O momento propício chegou! ¹
Um evento na história da organização reforça a asseveração de Toda sensei. No fim de 1957, a Soka Gakkai alcançou o objetivo de 750 mil famílias. Em paralelo, nessa mesmo período, o governo japonês declarou que o país havia superado a época do pós-guerra e entrado numa fase de crescimento real considerada como “milagre japonês”.²
Com isso, podemos afirmar que os membros da organização daquela fase assumiram como objetivo a concretização simultânea da felicidade individual e da prosperidade social, o que resultou no expressivo progresso da nação. Atualmente, cada integrante da Soka Gakkai em diversos países também se dedica com essa intenção.
Em vista disso, a BSGI iniciará, a partir de outubro, a Liga Monarca. Um movimento de expansão da organização em três frentes: Shakubuku, Periódico e Kofu. A finalidade dessa atividade é que cada membro da organização esteja ainda mais conectado ao coração do Mestre, fortaleça o precioso sentimento da doação e inspire as pessoas ao redor a praticar o budismo visando à felicidade individual e, acima de tudo, ao progresso da sociedade. Leia mais nas p. 8-11.
Ótima leitura!
No topo: Banner azul com a palavra "Editorial" escrita no meio, em branco.
Notas:
1. Terceira Civilização, ed. 409, set. 2002, p. 4.
2. Cf. Brasil Seikyo, ed. 1.600, 21 abr. 2001, p. A7.
Compartilhar nas