DUni
BS
Quarenta anos de existência da DUni BSGI
Comemorando quatro décadas, a Divisão dos Universitários da BSGI, realizará nos dias 17 a 20 de outubro, no Instituto Soka Amazônia, em Manaus, um encontro comemorativo, visando o futuro da divisão. Brasil Seikyo bateu um papo com os coordenadores, Bruna Ikeda e Fernando Mendonça. Confira.
Redação
13/09/2024
Qual o objetivo em comemorar os quarenta anos da DUni no Instituto Soka Amazônia?
Bruna: São inúmeras questões enfrentadas pela humanidade. Então, criar soluções para os desafios se torna cada vez mais urgente, dentre eles, encontram-se a devastação ambiental e a crise climática. Com o objetivo de estabelecer os laços de mestre e discípulo entre a geração de jovens e a vida de Ikeda sensei por intermédio do Instituto Soka Amazônia, que representa a materialização do ideal do nosso mestre para o meio ambiente, a Divisão dos Universitários (DUni) levará cerca de cem jovens, representando todo o Brasil, para mergulhar nas temáticas de sustentabilidade e meio ambiente a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), nas terras amazônicas.
Ao contar com cada um dos cem jovens como o próprio agente multiplicador em sua respectiva localidade, a DUni visa, com esse movimento, contribuir de forma efetiva para a construção de uma vida planetária mais sustentável.
Quais são as perspectivas da Divisão dos Universitários para 2030?
Fernando: O ano 2030 é muito aguardado por todos nós! Além de ser o ano da celebração do centenário de fundação da Soka Gakkai, marca a conclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sete anos após o falecimento de Makiguchi sensei, Toda sensei enfrentou vários obstáculos para reerguer a Soka Gakkai. Em 1951, ele assumiu a presidência da organização. E sete anos após o falecimento de Toda sensei, Ikeda sensei ampliou a propagação do budismo no Japão. Em 1965, ele visitou o México pela primeira vez, país este que habitava os sonhos do seu mestre, Josei Toda, e representava a expansão do budismo para o mundo.
O ano 2030 assinalará também os primeiros sete anos após o falecimento do nosso eterno mestre, Daisaku Ikeda. Por isso, este é o momento crucial para que nós, discípulos Ikeda, possamos nos levantar e criar muitos “valores humanos” que prestarão significativas contribuições para as mais variadas áreas da sociedade, concretizando assim todos os sonhos dos Três Mestres Soka.
Na última Reunião Nacional de Líderes da BSGI, vocês apresentaram a decisão de “Que venha o que vier, eu sou a jovem águia Soka do Brasil”. Qual recado vocês deixam para os membros da Divisão dos Universitários do Brasil?
Bruna: Na Convenção da Juventude Soka, reunimos mais de 10 mil jovens que, juntos, bradaram: “Somos a Juventude Soka, Esperança do Mundo!”. Apesar da dura realidade enfrentada em meio a estudos, trabalho, família e relacionamentos, decidimos por nossa vitória infalível!
Na mensagem enviada por ocasião dos vinte anos da Divisão dos Universitários, nosso mestre orientou:
No Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, Nichiren Daishonin revela seu sentimento como Buda dos Últimos Dias da Lei, dizendo que todos os sofrimentos das pessoas são seu próprio sofrimento. Portanto, no Budismo Nichiren não há a covardia de se evitar ou ignorar as adversidades e os sofrimentos. “Que venha o que vier!” — com essa disposição, espero que vocês atuem na linha de frente do kosen-rufu do Brasil, encontrem-se e dialoguem com todas as pessoas e ampliem os laços de solidariedade e de justiça.1
Fernando: Com o espírito de “Que venha o que vier”, que possamos juntos vencer em tudo, cada qual em sua realidade, determinando a vitória, independentemente das circunstâncias e dos desafios! Assim, nós nos tornaremos jovens de coração inabalável que iluminarão a vida das pessoas ao redor com esperança.
Nota:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.735, 14 fev. 2004, p. A1
Compartilhar nas