marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reunião de palestra

Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade - parte 4 de 5

Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de dezembro

download do ícone
ícone de compartilhamento

07/12/2019

Prática da fé  para manter a boa saúde  e obter longevidade - parte 4 de 5

Vamos entender

Neste último mês do ano, participaremos de inúmeras comemorações e, no decorrer das festividades, é importante redobrarmos a atenção em relação à saúde. Coincidentemente, continuaremos nosso estudo sobre as Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai com a quarta diretriz: “Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade”. Este estudo se baseia nas publicações da série “Budismo do Sol — Iluminando o Mundo”, tendo como referências os escritos de Nichiren Daishonin e as orientações dos Três Mestres.

Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai

1. Prática da fé para criar a harmonia familiar.

2. Prática da fé para conquistar a felicidade.

3. Prática da fé para vencer as dificuldades.

4. Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade.

5. Prática da fé para alcançar a vitória absoluta.

Cenário histórico

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, lançou as três primeiras diretrizes, que foram publicadas em dezembro de 1957. Em 2005, o presidente Ikeda acrescentou mais duas às três diretrizes eternas originais da Soka Gakkai: “Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade” e “Prática da fé para alcançar a vitória absoluta”.

Sobre a quarta diretriz, Toda sensei dizia: “A vida é longa, e não sabemos que destino nos aguarda. Não há como se ter certeza do que acontecerá. Necessitamos realmente de uma crença, uma filosofia, que nos habilite a viver com força e confiança”. Nesta oportunidade, estudaremos a essência desta diretriz, uma das duas novas diretrizes para a nova era.

Prolongar a Vida

“A vida é o tesouro mais valioso de todos. Mesmo um dia a mais de vida tem valor superior a dez milhões de ryo em ouro. (...) Um dia de vida é mais valioso que todos os tesouros de um grande sistema de mundos, então, antes de tudo, deve munir-se de sincera fé. Este é o significado da passagem contida no sétimo volume do Sutra do Lótus, na qual lemos que o ato de queimar um dedo como oferecimento ao Buda e ao Sutra do Lótus é melhor que doar todos os tesouros de um grande sistema de mundos. Uma única vida vale mais que esse grande sistema de mundos. A senhora ainda tem muitos anos para viver e, além disso, teve a oportunidade de encontrar o Sutra do Lótus. Se viver um dia a mais, poderá acumular muitos benefícios mais” (CEND, v. II, p. 221)

O maior tesouro de todos!

Nichiren Daishonin escreveu a carta Prolongar a Vida em 1279 e a enviou para a monja leiga Toki, esposa de Toki Jonin, que lutava contra a doença. Nela, Daishonin destaca a importância e o valor da vida para estimular Toki a lutar contra a doença e despertar sua vontade de viver — era um pedido para que ela vivesse plenamente, mesmo que mais um único dia. 

Em um trecho da carta, Nichiren Daishonin diz: “A vida é o tesouro mais valioso de todos” (CEND, v. II, p. 221). Sendo a nossa vida o maior dos tesouros, não há algo que possa comprá‑la ou substituí‑la. Por isso, Daishonin nos ensina que precisamos valorizar a nossa vida e a das pessoas ao nosso redor.

A recompensa do esforço

O primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, certa vez afirmou: “O principal requisito para a felicidade é a saúde. E o segredo da saúde é se manter ativo”.

Sobre essa afirmação, Ikeda sensei reforçou que empreender ações visando o kosen‑rufu ao lado dos nossos companheiros da organização nutre nossa vida, infundindo em nosso ser a energia que eleva a saúde e a longevidade, e constitui um manancial de felicidade. Sensei diz:

O tesouro do coração representa a saúde espiritual. É fonte de esperança, coragem, entusiasmo e vontade de viver.

O tesouro do coração é adquirido com a dedicação à felicidade dos outros; em outras palavras, o kosen-rufu. O filósofo suíço Carl Hilty (1833–1909) escreveu: “A força da saúde que se fortalece incessantemente nasce da ação desprovida de egoísmo dedicada a um grande objetivo”. (Brasil Seikyo, ed. 2.202, 9 nov. 2013, p. C2)

Vamos sempre dedicar um tempo para cumprir o lema da DE de cuidar da saúde. Isso é uma preocupação constante que o Mestre tem conosco e algo que ele sempre nos recomenda.

Gosho é ação!

“Vida é luta, é esforço para cumprirmos nossa missão”. Com base nessa afirmação do presidente Ikeda, o que acham de nos empenharmos em todas as nossas ações, começando por cuidar da saúde? Sucessor Ikeda, vamos nos esforçar!

Glossário

Ryo

Unidade de peso no Japão baseada num padrão adotado na China antiga. Um ryo equivalia a aproximadamente 37,5 gramas, embora o valor exato de um ryo varie conforme o período histórico.

Toki Jonin (1216–1299)

Conhecido como um dos principais seguidores de Daishonin, foi o destinatário de muitos de seus escritos, entre eles, Carta de Sado, Atingir o Estado de Buda nesta Existência e O Objeto de Devoção para Observar a Mente.

Compartilhar nas