marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
RDez Kids

Tesouro das Quatro Estações

Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em fevereiro de 2019

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/01/2021

Tesouro das Quatro Estações

Flores de colza:¹ vivam brava e brilhantemente!

Sei que ainda está frio lá fora,² todos estão bem? Para prevenir resfriado, é importante fazer gargarejos, lavar sempre as mãos e dormir o suficiente. Também é necessário decidir com firmeza: “Não ficarei resfriado!”. Manter um espírito forte ajuda o corpo a resistir ao tempo frio. 

O inverno é a estação para nos desenvolvermos.

Flores de colza,
Levantem-se e exclamem:
“A primavera está aqui! Primavera!”.

Ao desabrocharem sem ser derrotadas pelo frio, as flores de colza são as primeiras a anunciar a chegada da primavera. Suas sementes germinam e criam raízes em todo tipo de lugar, florescendo nos campos em beira de estradas e margem de rios, e entre pedras no leito seco de riachos. Mesmo se pisarem nelas ou quebrarem seus galhos, elas germinam e florescem novamente. Em alguns lugares, começam a desabrochar em dezembro, quando os ventos do inverno ainda sopram, e continuam florindo até junho. Da planta de colza, uma parte é usada para cozinhar (tem um gosto que remete ao dos brócolis), e dela é extraído o óleo de canola, o qual é produzido de suas sementes e muito utilizado.

Flores de colza são fortes. Elas são radiantes, e nunca derrotadas.

Aliás, na região Kyushu, no Japão, temos o Coral Nanohana (“Flor de Colza”, em japonês) da Divisão dos Estudantes.

Membros da prefeitura de Kagoshima, ao sul de Kyushu, sempre enviam de presente flores de colza para decorar o local em que acontece o gongyo anual em memória do Grande Terremoto Hanshin, que ocorreu em 17 de janeiro de 1995.

Além disso, na Índia, sementes dessa espécie de flor de colza cultivada no Jardim Botânico Soka Bodhi são doadas para as escolas locais, que as recebem alegremente. 

Onze de fevereiro é o aniversário natalício do meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda. Flores de colza também desabrocham em abundância na Vila Atsuta, Hokkaido (agora chamado bairro Atsuta, na cidade de Ishikari), terra natal de Toda sensei. Uma vez, quando estive lá, tirei fotos delas (em junho de 1982). 

Josei Toda foi um campeão invencível durante a sua vida. Desde pequeno, estudou muito e sempre tinha um livro nas mãos. Foi à escola enquanto trabalhava para sustentar sua família, e mais tarde tornou-se professor. 

O jovem Josei Toda foi para Tóquio. Lá, conheceu Tsunesaburo Makiguchi, diretor da escola primária, e o abraçou como seu mestre da vida. Janeiro de 2020 marca cem anos desse primeiro encontro deles. 

Tempos depois, Makiguchi sensei e Toda sensei começaram a praticar o Budismo Nichiren e fundaram a Soka Gakkai (na época, chamada Soka Kyoiku Gakkai, que significa Sociedade Educacional de Criação de Valor), com Makiguchi como primeiro presidente.

Com o Japão entrando precipitadamente na guerra, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda foram detidos e aprisionados por se oporem ao governo militarista. Makiguchi sensei morreu pelo que acreditava. Quando Josei Toda foi libertado da prisão, ele herdou o espírito do seu mestre e devotou sua vida à reconstrução da Soka Gakkai.

Pessoas fortes que não se permitem ser derrotadas por nada são felizes e sempre oferecem um sorriso àqueles ao seu redor.Pessoas com todos os tipos de preocupações, como problemas no trabalho ou doenças, vinham até Toda sensei em busca de conselhos. Ele sempre as ouvia sinceramente e as encorajava. 

Ao sentirem que poderiam falar livremente com ele, o rosto delas brilhavam depois de cada encontro. Aliás, colza é a flor simbólica da prefeitura de Chiba, local de nascimento de Nichiren Daishonin.

Daishonin certa vez incentivou uma mulher que havia perdido o marido e foi deixada sozinha para criar seus dois filhos pequenos, um dos quais estava doente. Ele lhe assegurou: “O inverno nunca falha em se tornar primavera” (CEND, v. I, p. 56).

Assim como o mais frio dos invernos infalivelmente se torna primavera, uma primavera de vitórias sempre virá para aqueles que recitam Nam-myoho-renge-kyo. 

Nosso movimento Soka pela paz e felicidade agora está se espalhando de forma vibrante ao redor do mundo como um infinito e belo campo de flores de colza. 

Quando o inverno fica mais rigoroso, é sinal de que a primavera está próxima.
De modo similar, espero que, quanto maiores forem seus sonhos, mais recitem Nam-myoho-renge-kyo para concretizá-los para seguir em frente com o mesmo espírito vitorioso das brilhantes flores de colza. Juntos criaremos uma primavera de vitórias!

Compartilhar nas