ABC do Budismo
RD
Três obstáculos e quatro maldades: “Vou superar tudo com alegria”
Divisão dos Estudantes
23/08/2021
Explicando
Dificuldades e sofrimentos fazem parte da vida de todo mundo. Na trajetória pelo kosen-rufu, é esperado que surjam adversidades, afinal, damos início a uma transformação interna que impacta externamente. Como em qualquer revolução, na humana, também se manifestam forças contrárias que nós, budistas, conhecemos como “três obstáculos e quatro maldades”. Eles surgem para impedir que alcancemos a felicidade absoluta, ou seja, o estado de buda.
Adversidades também nos fortalecem
Às vezes, nos deparamos com situações tão difíceis que achamos que não conseguiremos superá-las ou que nos fazem lamentar, porque temos a impressão que só acontecem conosco e que todos ao redor estão bem e curtindo a vida.
A grama do vizinho pode até parecer mais verde, como diz o ditado, mas aqueles que passam por adversidades, principalmente na juventude, e superam todas elas com força e coragem serão os verdadeiros vitoriosos no final e alcançarão uma condição de vida insuperável. Sensei cita:
Na minha infância, houve muitos momentos difíceis e tristes. Mas olhando para trás, posso ver que até mesmo os momentos que achei que não poderiam ter sido mais terríveis foram decisivos em minha história de vida. Penso comigo: “Sou muito feliz por ter me desafiado naquela época”.
(Be Brave, p. 11)
Quais as características de um grande herói?
A conhecida história do jovem Peter Parker pode nos ajudar a entender. A vida de Peter muda quando ele é picado por uma aranha e ganha superpoderes. Mas a verdadeira mudança só acontece quando ele decide se tornar o Homem-Aranha, inspirado pelo conselho do tio: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.
Peter sabia que se tornar o Homem-Aranha não seria fácil. Sua decisão fez surgir inimigos e vilões, mas sua determinação de ajudar as pessoas foi mais forte. Essas maldades só reafirmaram o propósito da sua natureza.
Outra característica desse personagem é o bom humor enquanto enfrenta os adversários. Ele nunca perde a oportunidade de fazer uma piada ou um comentário engraçado entre um golpe e outro, ou seja, permanece autêntico e encontra alegria para enfrentar tudo. É isso que o torna um grande herói.
Forte fé que não se abala por nada
Não temos superpoderes nem devemos sair brigando por aí, mas, como Peter Parker, lutamos pelos nossos sonhos e pela nossa missão. Quando decidimos concretizar um grande objetivo e acreditamos na prática da fé, naturalmente aparecem os “três obstáculos e as quatro maldades”. Por sabermos disso, podemos nos preparar com antecedência para enfrentar cada um deles com a prática da fé, principalmente o daimoku.
Por isso, ao decidir realizar um grande sonho, é importante se desafiar na recitação do daimoku. Essa é a chave para vencer os obstáculos. Ikeda sensei nos encoraja dizendo:
Todos passam por provações na juventude. No entanto, não se permitam fraquejar diante das dificuldades e dos sofrimentos. Incentivem-se a si mesmos dizendo “Vou superar tudo com alegria!”. Se enfrentarem todas as questões com esse coração do rei leão, sem falta os caminhos se abrirão à sua frente.
(RDez, ed. 182, fev. 2017, p. 12)
O mais importante é como encarar os obstáculos e as maldades quando eles surgirem. Se mantivermos a convicção de que não há oração sem resposta na prática budista e acreditarmos no nosso potencial, uma forte fé nos fará superar tudo e não seremos abalados por nada. Seremos capazes até de agradecer esses desafios por nos ajudarem a ser pessoas melhores.
Dicas
Conheça a história de pessoas que ultrapassaram diversos obstáculos e maldades
Livros:
- Diário da Juventude — Daisaku Ikeda
- Eu Sou Malala — Malala Yousafzai
- A Autobiografia de Martin Luther King — Clayborne Carson (organizador)
Filmes:
- O Divino Baggio — Netflix (Classificação: 12 anos)
- O Menino que Descobriu o Vento — Netflix (Classificação: 12 anos)
Glossário
Três obstáculos: forças ou funções que aparecem para impedir a prática budista
- Obstáculo dos desejos mundanos: surge quando os desejos associados à avareza, à ira e à estupidez atrapalham a prática do budismo.
- Obstáculo do carma: a manifestação do carma impede a recitação do daimoku e a participação nas reuniões, por exemplo.
- Obstáculo da retribuição: os impedimentos surgem por causa do carma de existências passadas.
Quatro maldades: forças ou funções que “roubam” o brilho da vida do praticante budista.
- Maldade dos cinco componentes: surge da desarmonia nas funções físicas e mentais dos cinco componentes da vida (forma, percepção, concepção, volição e consciência).
- Maldade dos desejos mundanos: a manifestação da avareza, da ira e da estupidez afasta da prática da fé.
- Maldade da morte: aparece diante da dúvida criada em função da morte do praticante, por exemplo.
- Maldade celestial: aparece quando o praticante vive na ilusão, que pode ser reflexo da influência que sofre de pessoas de grande poder.
Saiba mais:
cf. Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial, São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, 2016.
Compartilhar nas