marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

A história da Soka Gakkai

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

17/11/2021

A história da Soka Gakkai

Explicando

A Soka Gakkai é uma organização que tem como princípio a construção da paz, da cultura e da educação baseada nos ensinamentos de Nichiren Daishonin.

Hoje, vamos relembrar um pouco da sua história e da dos três mestres Soka, Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda. Para isso, falaremos sobre a Jornada do Herói,1 teoria desenvolvida pelo escritor norte-americano Joseph Campbell que foi aprimorada pelo roteirista Christopher Vogler e que mostra as doze etapas que toda história deve ter para ser bem-sucedida.

O herói

Trata-se do buda Soka Gakkai. Ele simboliza a luta conjunta de mestre e discípulo realizada ao longo dos 91 anos desde a fundação da Soka Gakkai, em 18 de novembro de 1930. Assim, quando nos referirmos ao nosso herói, estaremos mencionando não somente os Três Mestres mas também todos os corajosos companheiros que dedicaram a vida pela construção desta maravilhosa organização, ou seja, cada um de nós.

ABC do Budismo

Etapas 1 e 2: o herói se apresenta e, ao perceber a sua realidade e a do mundo ao redor, decide agir para cumprir sua missão.

O buda Soka Gakkai começa sua trajetória com Tsunesaburo Makiguchi e seu discípulo Josei Toda, dois educadores que, num Japão de cultura voltada à guerra, decidiram transformar o destino do país com uma reforma educacional que coloca o ser humano no centro de tudo. Eles viam no desenvolvimento de pessoas de valor a verdadeira missão da educação.

Etapas 3 e 4: o herói percebe a dificuldade da sua missão e, em meio ao caos, encontra um mestre para guiá-lo. Dessa relação, surge a coragem para uma nova partida.

A sincera relação de mestre e discípulo faz brotar nos dois educadores uma determinação inabalável de cumprirem juntos a missão. Para isso, eles firmam o juramento seigan. Estudando o Budismo de Nichiren Daishonin, eles decidem criar uma organização para a construção da paz e a transformação do destino da humanidade pela educação. É assim que, em 1930, é fundada a Soka Kyoiku Gakkai, precursora da Soka Gakkai.

Etapas 5 e 6: o herói inicia o desafio da jornada contra maldades e opressores. É o momento em que ele começa a construir sua imensa força interior, necessária para vencer os inimigos que surgem em sucessão até o final da história.

Após a fundação, nosso herói sofre contínuas perseguições. Naquela época, o governo japonês decidiu adotar uma única religião, o xintoísmo, e obrigou a população a aceitá-la, o que feria a liberdade religiosa. Assim, o buda Soka Gakkai desafiou as autoridades, bradou por justiça e, em consequência disso, Makiguchi e Toda foram presos injustamente. Com a saúde debilitada, Makiguchi sensei faleceu na prisão aos 73 anos. Até o fim, ele lutou com coragem pela construção de uma sociedade mais justa baseada nos ideais da educação humanística.

ABC do Budismo 2

Etapas 7 e 8: o herói volta a questionar suas motivações originais e passa por um momento de grande provação que o fará avançar com determinação renovada.

Após a morte de seu mestre na prisão, Josei Toda foi libertado em 1945. O Japão havia sido derrotado na guerra e atingido por duas bombas nucleares. Mesmo tendo perdido seus negócios e com a saúde debilitada, ao avistar o país devastado, Toda sensei faz um grande juramento: “Vamos erradicar a miséria da face da terra”.2 Esse momento foi um dos mais importantes na grande virada da história do nosso herói, o buda Soka Gakkai.

Reconstruindo do zero a organização, Josei Toda imediatamente assume a liderança da Soka Gakkai. Em agosto de 1947, encontra seu grande discípulo, aquele que mudaria todo o destino da história: Daisaku Ikeda. Em 3 de maio de 1951, Toda sensei torna-se o segundo presidente da organização.

Herdando plenamente os ideais do seu mestre, Ikeda sensei se dedica pela paz sem poupar a vida e, juntos, mestre e discípulo concretizam o espetacular resultado de 750 mil conversões ao Budismo de Nichiren Daishonin em menos de sete anos — o zarpar definitivo do nosso herói a um glorioso futuro.

Após uma extraordinária existência, Josei Toda falece em 2 de abril de 1258.

Etapas 9, 10 e 11: o herói supera seus limites e é colocado à prova contra seu maior inimigo. É a batalha definitiva!

Após a morte de Josei Toda, Daisaku Ikeda assume como terceiro presidente da Soka Gakkai em 3 de maio de 1960 com o objetivo de concretizar o kosen-rufu mundial. Apesar da saúde frágil e da fadiga extrema, Ikeda sensei parte em 2 de outubro de 1960 para sua primeira viagem ao exterior. Ele visitou os Estados Unidos, o Canadá e o Brasil. É a vitória absoluta de mestre e discípulo!

Etapa 12: o herói retorna ao lar vitorioso em sua empreitada e inicia novos desafios.

Hoje, a Soka Gakkai está presente em 192 países e territórios e se consolidou como religião mundial. Agora é o momento em que o discípulo herda o bastão das mãos do mestre e inicia sua própria jornada. Visualizando 2030, centenário da Soka Gakkai, Ikeda sensei transmitiu a nós, seus jovens sucessores, a missão de cumprir a própria jornada do herói e conquistar a vitória absoluta até 2030. E aí, vamos embarcar juntos nesta trajetória?

Notas:

1. https://rockcontent.com/br/talent-blog/jornada-do-heroi/Acesso em: 8 nov. 2021.

2. Brasil Seikyo, ed. 1.995, 11 jul. 2009, p. A2.

Compartilhar nas