DIY DEZ
RD
Cada lixo no seu lugar
Veja aqui como é fácil separar os resíduos e ajudar o meio ambiente
Redação
14/08/2022
No decorrer do dia, jogamos fora diversos resíduos. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil1 publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2021, durante a pandemia, houve um aumento de 4% na produção de lixo no Brasil. Além disso, apenas 4% dos resíduos sólidos foram enviados para a reciclagem.
O lixo é responsabilidade de todos. Quando descartado incorretamente, pode causar alagamento, aumento da poluição e transtornos à saúde pública.
Pensando nisso, a RDez pesquisou dois modos para você e sua família darem o destino correto aos resíduos. #Partiu fazer este DIY em casa?
Separadores de lixo
Materiais
- Baldes, cestos ou caixas (podem ser baldes furados, cestos que não são mais usados ou caixas que seriam descartadas)
- Papel resistente
- Caneta
- Fita adesiva larga ou autoadesivo transparente
Como fazer
1. Reserve o balde, o cesto ou a caixa de acordo com a separação do lixo que deseja fazer.
2. Com o papel e a caneta, escreva, de forma bem visível, o tipo de resíduo que deseja identificar, como lixo orgânico,2 plástico, vidro, papel ou metal.
3. Com a ajuda da fita ou do autoadesivo, cole a identificação no balde, no cesto ou na caixa.
Importante: embalagens plásticas, metais e vidros devem ser lavados e secados antes de serem descartados. Caso haja algum vidro quebrado, é necessário embalá-lo com jornal para não machucar a pessoa que for manuseá-lo. As caixas de papelão e papéis devem ser dobrados para diminuir o volume.
Repositório de pilhas
Há certos lixos especiais3 que devem ser encaminhados para pontos específicos de coleta, pois o descarte incorreto pode contaminar o solo com componentes tóxicos.4 Um deles é a pilha. Para armazená-la até que seja descartada corretamente, faça assim:
Materiais
- 1 recipiente com tampa (pode ser pote de vidro, lata de leite em pó ou achocolatado, por exemplo)
- Caneta permanente
- Tinta ou papel decorativo (opcional)
Como fazer
1. Lave e seque bem o recipiente.
2. Decore o pote com tinta ou papel decorativo.
3. Ao final, escreva “pilhas usadas” com a caneta permanente (se preferir, pode fazer uma placa de identificação igual a dos separadores de lixo).
4. Assim que a lata estiver cheia ou quando for a um ponto de coleta, leve as pilhas para o descarte. Você pode reciclar o recipiente também.
*Dicas RDez
Para saber onde descartar o lixo reciclável e outros tipos de resíduos, como entulhos, móveis e podas de árvores, informe-se no site da prefeitura da sua cidade.
Há também um aplicativo chamado Cataki que conecta os catadores de lixo reciclável às pessoas que querem fazer o descarte. O intuito é dar visibilidade e valorizar esses profissionais.
Saiba mais
Para entender o processo e a importância da coleta seletiva, não deixe de ver este vídeo. 😉
Fotos: Pinterest
Notas:
1. https://abrelpe.org.br/panorama/. Acesso em: jul. 2022.
2. O lixo orgânico é aquele de origem animal ou vegetal, como restos de alimento, madeira, casca, semente etc., e deve ser descartado em um recipiente próprio.
3. São considerados lixos especiais os eletroeletrônicos, os remédios, as lâmpadas, as baterias e as pilhas.
4. Os lixos especiais podem conter mais de 20 tipos de componentes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como chumbo, arsênio, mercúrio, cobre, cádmio e zinco.
Compartilhar nas