marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

"Transformação de veneno em remédio"

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

14/08/2022

"Transformação de veneno em remédio"

Dai: Fala aí, Lucas, tudo bem?

Lucas: Oi, Dai, tudo certo, e com você?

Dai: Tudo ótimo! Mas, se você está bem, que cara de preocupação é esta?

Lucas: Ah, nada não. É só um momento que estou vivendo.

Dai: Entendi, mas relaxa aí, brother, e bora transformar esse veneno em remédio.

Lucas: Veneno em remédio? Como assim? E o que isso tem a ver com a minha situação?

Dai: Calma que eu te explico tudo e do jeitinho que eu e os Sucessores Unidos aprendemos com Ikeda sensei.

Lucas: Sucessores Unidos?! Parece nome de liga de super-heróis.

Dai: E é! Na verdade, eles são experts em vencer os desafios diários. São nove jovens extraordinários com potencial ilimitado assim como você. Mas agora se liga aí e vamos aprender como transformar o veneno em remédio.

Explicando

Você sabia que o remédio contra o veneno de animais peçonhentos, como cobra, escorpião e aranha, é feito por meio da reação do próprio corpo humano? Funciona assim: o veneno é extraído do animal e, em laboratório, transformado em antígeno, uma substância capaz de fazer nosso sistema imunológico criar anticorpos e neutralizar os efeitos do veneno.

No Budismo de Nichiren Daishonin, temos um princípio muito interessante chamado “transformação de veneno em remédio” (hendoku iyaku, em japonês). Ele começou a ser explicitado a partir de um importante tratado escrito pelo erudito Nagarjuna, que viveu na Índia entre os séculos 2 e 3. Em seu estudo, ele compara o Sutra do Lótus a um grande médico que transforma veneno em remédio, pois o sutra indica que todas as pessoas, sem exceção, podem atingir o estado de buda.

ABC do Budismo, RDez 249, set. 22
Ter fé e esperança infinitas

Mas como obter essa transformação num mundo cheio de sofrimentos e obstáculos?

Nosso mestre Daisaku Ikeda incentiva:

Fé é outro nome para esperança infinita. Não existe vida sem problemas e sofrimentos. A questão é como lidamos com as provações e as adversidades, aparentemente intermináveis e que continuam a nos perseguir. Simplesmente as aceitamos e nos entregamos a elas como se fossem fatalidades? Ou mantemos a chama da esperança acesa e as encaramos, levantando-nos para enfrentar os desafios do momento? A chave para edificar uma vida feliz depende justamente de qual atitude tomamos.
(Brasil Seikyo, ed. 2.242, 6 set. 2014)
E na prática?

Transformar o veneno em remédio possibilita direcionar nossas ações para um rumo positivo e otimista por meio da recitação do gongyo e daimoku, principalmente nos momentos mais difíceis.

Aqui vão alguns exemplos:

  • “Tenho vontade de fazer um curso ou uma faculdade, mas passo por dificuldades financeiras.” A ação de persistir no seu objetivo e de acumular boa sorte na prática da fé farão com que os caminhos se abram e, no futuro, você se torne um ótimo profissional que contribuirá para o bem da sociedade e, consequentemente, conquistará boas condições financeiras.
  • “Não gosto de me exercitar e tenho dificuldade para ter uma alimentação saudável.” Budismo é razão. Para nos tornarmos uma pessoa saudável, é importante conduzirmos nossa vida com sabedoria. Mesmo que seja difícil, é importante dar o primeiro passo e, se estiver alinhado à prática da fé, terá sabedoria para encontrar um bom profissional ou equilibrar sua rotina e, assim, ter mais saúde e disposição.
#Partiu transformação

Agora que já estudamos e aprendemos sobre o princípio da “transformação de veneno em remédio”, partiu colocar em prática esse ensinamento na nossa vida?

O nosso papel é nos tornar sucessores que não permitirão ser envenenados pelas adversidades e que reagirão com esperança, determinação e alegria diante das dificuldades, afinal, temos o apoio da nossa família e dos companheiros e um mestre que nos incentiva.

Dai: E aí Lucas, o que achou?

Lucas: Nossa, Dai, que incrível! Agora, me fala mais sobre os Sucessores Unidos. De onde eles são? Qual o nome deles? Eles têm superpoderes?

Dai: Claro, eu te conto tudo. Mas, primeiro, vamos aplicar o que aprendemos para transformar esse veneno em remédio?

Lucas: Fechado. Partiu vencer!

E você, também quer saber mais sobre os Sucessores Unidos? Então, não perca o ABC do Budismo da próxima RDez.

Saiba mais: Cf. Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, 2017.

Compartilhar nas